"Hard Engineering: Proposals for Future Ruins: Lisbon" com Miguel Santos

 
banner_MiguelSantos.png

"Hard Engineering: Proposals for Future Ruins: Lisbon"
com Miguel Santos


28 de Feveiro | 14h30 |  (Sexta-feira) - Sala do Janelão, FAUP

Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 28 de fevereiro, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado Miguel Santos que irá apresentar o projecto Hard Engineering: Proposals for Future Ruins: Lisbon, titulo de um projecto de investigação desenvolvido entre 2016 e 2019 que envolveu o Royal College of Arts, Sheffield Hallam University, Durham University, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência sobre a cidade de Lisboa.  Este projecto explora a forma como o espaço urbano é produzido por actos do quotidiano e como a cidade é construída de estruturas materiais e imateriais  de organização cívica, representações, poder e controlo. Seis guias especulativos de Lisboa reimaginam o espaço urbano contemporâneo através da investigação de experiências negligenciadas, traços da profunda mudança social, cicatrizes de passados desastres naturais, crises económicas e conflitos humanos. Estas interpretações e proposições da cidade de Lisboa foram o resultado de uma colaboração interdisciplinar entre diversas disciplinas: arte, arquitectura, engenharia civil, geografia humano e física, e antropologia social.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

A entrada é gratuita.

Biografias

Miguel Santos (AAI)
Artista e investigador transdisciplinar, cruza na sua prática – instalação, escultura, vídeo e fotografia –perspectivas colaborativas entre arte e ciência para explorar a noção de subjectividade e a sua relação com a natureza. Depois da sua formação base em Artes Visuais – Maumaus, Lisboa, London Guildhall University, Reino Unido – conclui o mestrado em investigação em arte em 2006 e obteve em 2011 o doutoramento em Belas Artes pela Universidade de Sheffield Hallam (Reino Unido) com o projeto “Poetics of the Interface: Creating Works of Art that Engage in Self-Reflection”, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2013 participou numa residência artística em biologia sintética no Centro Alemão de Investigação em Cancro (Heidelberg, Alemanha) e em 2015 foi bolseiro do Leverhulme Trust numa residência artística no Departamento de Geografia, da Universidade de Durham (Reino Unido).
Os seus interesses foram ainda aprofundados num laboratório de campo Arte & Ciência promovido pela Sociedade Finlandesa de Bioarte na estação biológica de Kilpisjärvi (Lapónia, Finlândia). O seu trabalho artístico tem sido exposto nacional e internacionalmente. Actualmente é investigador no grupo Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP).

Pedro Leão Neto (AAI, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

 

Sessão de Apresentação de Lançamento da Terra Maia #1

 

Sessão de Apresentação de Lançamento da Terra Maia #1

18h30 Praça Interior da Biblioteca Municipal
Sexta-feira, 17 janeiro de 2020

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, na praça interior da Biblioteca Municipal da Maia a sessão oficial de Apresentação e Lançamento do primeiro número da Revista Terra Maia. O primeiro número da Terra Maia debruça-se sobre todas as questões importantes para o Ordenamento Territorial, com particular destaque para o planeamento, o ambiente, a mobilidade e transportes, a cultura e a participação cívica.
É uma publicação da Câmara Municipal da Maia enquadrada pelos seus Pelouros do Planeamento Territorial e da Cultura e destina-se não só a todos os especialistas na temática, mas também ao público em geral, assumindo um propósito científico-pedagógico. A escassez de instrumentos de divulgação e análise de questões relacionadas com o Ordenamento Territorial assinalam uma lacuna, sentida no todo nacional, e esta publicação surge para fazer um convite à reflexão coletiva, envolvendo a comunidade Maiata.

Sobre a Terra Maia #1: A publicação Terra Maia é um projeto editorial do Munícipio da Maia no qual a equipa da scopio Editions participa e que pretende constituir um espaço de informação abrangente ligado ao universo do ordenamento territorial. Há objetivos nesta revista Terramaia que cruzam áreas de interesse do projeto scopio, nomeadamente a vontade em oferecer uma visão rica e integral sobre o universo do planeamento e projeto do ambiente urbano, capaz de interessar diversos públicos e a sociedade civil. Na verdade, existe em terramaia uma preocupação significativa em informar de forma clara e pedagógica sobre as diversas áreas do saber que integram o exercício do ordenamento territorial e promover uma reflexão coletiva sobre essas mesmas áreas e temáticas: do urbanismo, da arquitectura, da participação pública, da cultura, da arte e de outras mais.

A scopio tem como missão alargada reforçar a ligação entre a Universidade e a sociedade civil, com particular ênfase na transferência de conhecimento interdisciplinar nos campos da arquitectura, arte e imagem, integrando este conhecimento em diversas formas de investigação e intervenção no espaço público que visam potenciar a construção de cidadania. Neste contexto, o nosso meio privilegiado de ação é o das publicações e editorial com enfoque nas temáticas da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), nomeadamente o da Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território. Por todas estas razões acreditamos que Terramaia vem preencher um espaço de grande importância para o Município e não só, nomeadamente como um fórum editorial capaz de promover uma reflexão importante sobre o território e oferecer um entendimento da arquitetura abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.

Convidamos assim todos os interessados a estarem presente na sua apresentação.
Este evento terá lugar na praça interior da Biblioteca Municipal da Maia na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro, pelas 18:30h. (link do evento AQUI)

 

VIEWFINDER is coming out soon

 

VIEWFINDER

ISBN: 978-989-33-0102-9

The scopio Magazine International Photography Contest is focused on the strengthening of photography as an inquisitive instrument and on the search for new talents, while at the same time raising awareness towards photography and architecture. On the past decade, this contest has achieved a significant success. Not only all the winners and honourable mentions have been published by scopio Editions, but they’ve also been divulged in many conferences, round-tables and exhibitions in Portugal and abroad. Taking into account this and encouraging the development of several bodies of work, it was decided to adopt a new structure, meaning that the contest will be available in digital format online with its own website and in printed format with its autonomous publication, called VIEWFINDER.

VIEWFINDER partially publishes all the entries of the scopio International Photography Contest, announcing the winner and the honorable mentions of the scopio International Photography Contest and of the scopio International Photobook Contest, being the latter published in detail and the winners published in full.
VIEWFINDER has a revitalised Editorial board, which means that the coordination of this publication is shared between the research group CCRE/CEAU/FAUP and ESMAD/UniMAD/P.PORTO. This autonomous publication, even though connected to scopio Magazine, integrates universities and departments related to photography connected to the worlds of Architecture, Art and Image at a national and international level. The publication has five editors: Iñaki Bergera - School of Architecture in Zaragoza -, Marco Iuliano - School of Architecture in Liverpool -, which are already both research members of CEAU-FAUP -, Mark Durden – USW -, Olívia da Silva - ESMAD / UniMAD / P.PORTO – and Pedro Leão Neto – CCRE/CEAU/FAUP.

VIEWFINDER reveals new talents and awareness towards photography and architecture, city and territory universes both in Portugal and abroad, recognizing that past published photography projects have significantly captured the interest of both the specialised and the general public while also building new collaborations with the purpose of creating increased synergies.

VIEWFINDER is published with its own ISBN and in a date of the year that may be different from other scopio magazine publications of the same cycle. Crossing Borders and Shifting Boundaries: Territory is the main theme of the current cycle of scopio Magazine, and we are interested in original projects where photography is explored as a significant research instrument for building critical and innovative views on architecture as an extended field of knowledge that operates within larger systems, with cultural, artistic, technical and historical dimensions. The main focus of this issue is on public space transformation and aims to question how different dimensions of the public sphere may be meaningfully understood or reframed through different lenses and perspectives. At the heart of this debate is the contemporary discussion that the image of the city is in itself modified with the very process of change according to specific sensorial and cognitive conditions, originating the possibility of establishing new spatial connections in an expanded territory of cosmopolitan interaction.

VIEWFINDER is published by scopio Editions and will be out soon.
The date for the public presentation and award ceremony will also be announced soon.

 

O Sophia Journal #4 será lançado em breve

 

EN / PT

Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image

ISSN: 2183-8976

O quarto número do Sophia Journal, intitulado Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image, é dedicado à Conferência Internacional ON THE SURFACE: Photography and Architecture - Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space que teve lugar no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) no dia 31 de maio de 2019. Nós estávamos especialmente interessados em artigos que investiguem como a fotografia contemporânea pode ser explorada como um significante instrumento de pesquisa sobre processos contemporâneos de mudança urbana, produzindo sínteses visuais sobre como arquitecturas, lugares e espaços são apropriados e vividos, tornando visíveis aspectos que são difíceis de percepcionar sem o uso propositivo da imagem fotográfica. Isto significa, além de outras coisas, questionar e estudar as possibilidades oferecidas pela fotografia em várias dimensões, oscilando entre a realidade, a poesia e a utopia, introduzindo de forma criativa novas ligações entre as representações realistas, mundos ficcionais e significados simbólicos, articulados em discursos conceptuais e narrativas visuais que são comunicadas através da gramática e sintaxe específica da imagem fotográfica.

O Sophia Journal #4 será publicado pela scopio Editions e será lançado em breve.

 

Sophia Journal #4 is coming out soon

 

EN / PT

Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image

ISSN: 2183-8976

The 4th number of Sophia Journal, titled Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image, is dedicated to the International Conference ON THE SURFACE: Photography and Architecture - Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space that took place in the Museum of Art, Architecture and Technology (MAAT) on the 31st of May, 2019. We were especially interested in articles that investigate how contemporary photography can be explored as a meaningful instrument of research about contemporary processes of urban change, producing visual synthesis about how architectures, places and spaces are used and lived, rendering visible aspects which are difficult to perceive without the purposeful use of image and photography. This means, besides other things, to inquire and study the possibilities offered by photography in various dimensions, oscillating between reality, poetry and utopia, creatively introducing new links between realistic representations, fictional worlds and symbolic meanings, articulated in conceptual discourses and visual narratives that are communicated through the specific grammar and syntax of photographic image.

Sophia Journal #4 is published by scopio Editions and will be out soon.

 

Lançamento da Terramaia #1 - Publicação semestral do Município da Maia

 

Lançamento da Terramaia #1

A publicação Terramaia é um projeto editorial do Munícipio da Maia no qual a equipa da scopio Editions participa e que pretende constituir um espaço de informação abrangente ligado ao universo do ordenamento territorial. Há objetivos nesta revista Terramaia que cruzam áreas de interesse do projeto scopio, nomeadamente a vontade em oferecer uma visão rica e integral sobre o universo do planeamento e projeto do ambiente urbano, capaz de interessar diversos públicos e a sociedade civil. Na verdade, existe em terramaia uma preocupação significativa em informar de forma clara e pedagógica sobre as diversas áreas do saber que integram o exercício do ordenamento territorial e promover uma reflexão coletiva sobre essas mesmas áreas e temáticas: do urbanismo, da arquitectura, da participação pública, da cultura, da arte e de outras mais.

A scopio tem como missão alargada reforçar a ligação entre a Universidade e a sociedade civil, com particular ênfase na transferência de conhecimento interdisciplinar nos campos da arquitectura, arte e imagem, integrando este conhecimento em diversas formas de investigação e intervenção no espaço público que visam potenciar a construção de cidadania. Neste contexto, o nosso meio privilegiado de ação é o das publicações e editorial com enfoque nas temáticas da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), nomeadamente o da Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território. Por todas estas razões acreditamos que Terramaia vem preencher um espaço de grande importância para o Município e não só, nomeadamente como um fórum editorial capaz de promover uma reflexão importante sobre o território e oferecer um entendimento da arquitetura abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.

Convidamos assim todos os interessados a estarem presente na sua apresentação.
Este evento terá lugar na praça interior da Biblioteca Municipal da Maia na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro, pelas 18:30h. (link do evento AQUI)

 

Aula Aberta | ”Do not sit down” com Inês d’Orey

 

Aula Aberta | ”Do not sit down” com Inês d’Orey

Realizou-se no passado dia 10 de dezembro na Sala Plana da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão – a última de 2019 – contou com a moderação de Pedro Leão Neto e teve como convidada a fotógrafa e autora Inês d’Orey, que apresentou o seu mais recente ensaio fotográfico, chamado “Do not sit down, please“, feito durante uma viagem de estudo a Tóquio e tendo como temática exploratória o universo das sombras. Inspirado no livro “Elogio da Sombra“ de Jun'ichirō Tanizaki (1933) Inês d’Orey encontrou e estudou microcosmos improváveis em Tóquio – uma cidade onde se podem encontrar diferentes formas de visualizar e sentir o espaço – assim como uma cultura fascinante e muito diferente da ocidental, algo que se consegue intuir através da atmosfera e espaços que nos são revelados pela fotografia de Inês d’Orey. Peças de museu nas quais não se pode tocar nem onde nos podemos sentar: "Do not sit down, please”.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Biografias

Inês d’Orey
Inês d’Orey nasceu no Porto em 1977. Estudou fotografia na London College of Printing. Utiliza como principal meio a fotografia e também instalação e vídeo. Grande parte do seu trabalho incide sobre a transformação da identidade patrimonial da cidade contemporânea. Trabalha como fotógrafa independente para clientes privados e instituições públicas e desenvolve projectos pessoais. Tem publicado e exposto em diferentes países e o seu trabalho faz parte de diversas colecções públicas e privadas. Em 2007, foi a vencedora do prémio Novo Talento Fotografia FNAC. Inês d'Orey é representada pela galeria Presença.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

 

ÉTICA, POLÍTICA E CULTURA | UTOPIAS - 3ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

 

ÉTICA, POLÍTICA E CULTURA | UTOPIAS
3ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
NOVA FCSH COLÉGIO ALMADA NEGREIROS
CAMPUS DE CAMPOLIDE | LISBOA

Teve início no passado dia 5 de dezembro mais uma edição da Conferênca Internacional “Ética, Política e Cultura | Utopias“ que este ano decorreu na Nova FCSH. A conferência teve início com um keynote de Fátima Vieira – Vice-Reitora da Universidade do Porto, professora nessa mesma instituição desde 1986 e coordenadora do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies – intitulado “UTOPIA, HOMEOSTASIA CULTURAL E MUDANÇA DE PARADIGMA”. Mais tarde, às 11h15, teve início na sala CAN 306 a SESSÃO PARALELA nº2 da Conferência, a qual foi inaugurada por Pedro Leão Neto com a apresentação do resumo “VISUAL SPACES OF CHANGE: METODOLOGIA DE ESTUDO E COMUNICAÇÃO DA CIDADE E DA PAISAGEM URBANA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTÍSTICA DE ARQUITECTURAS, CIDADES E TERRITÓRIOS“ no qual enquadrou o VSC enquanto um projecto de investigação que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com o intuito de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

A 3ª Conferênca Internacional “Ética, Política e Cultura | Utopias“ decorreu entre os dias 5 e 6 de dezembro na Nova FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide, Lisboa. O programa da Conferência está disponível AQUI e o livro de resumos da Conferência está disponível AQUI.

 

Of Dying and Living on by Daniel Chatard

 
 

Of Dying and Living on

BY DANIEL CHATARD

It‘s unusual for a story to begin with the death of a person. But with tissue donation, a process that can change another person‘s life from the ground up starts there. The German Society for Tissue Transplantation (DGFG) provides patients nationwide with corneas, amniotic tissue and heart valves, among other things - the DGFG maintains twelve tissue banks alone for this purpose. The photographs examine the complex system that makes the donation process possible and show the rooms in which tissue donation takes place. The selected photographs, taken in cooperation with the DGFG, explore tissue donation in Germany as a closed system within which the various locations photographed have different functions. They show rooms and still lifes that visualize important steps in the donation process - from the farewell room, where people see their deceased relatives one last time, to the surgery room, where the donations are used to heal the recipients.

Bio
Daniel Chatard (1996) is a Franco-German documentary and portrait photographer based in Hanover, Germany.In his work, Daniel has been mostly interested in the relationship between individuals and their societies, exploring how collective identities shape the human experience. He is available for assignments in Germany and worldwide.In 2015, Daniel started his studies of photojournalism and documentary photography at the University of Applied Sciences and Arts in Hanover. In 2017, he interned as a photographer at Weser-Kurier in Bremen. He did an exchange semester at the faculty of journalism at Tomsk State University (Russia) in 2018.

http://chatard.de/
instagram / @daniel_chatard

 

Apresentação Visual Spaces of Change - Universidad de Zaragoza

 
 

Apresentação Visual Spaces of Change
Universidad de Zaragoza

Realizou-se no passado dia 27 de novembro, pelas 11 da manhã, na sala 3.09 do Edificio Betancourt (EINA) da Universidad de Zaragoza (Unizar) a apresentação do projeto “Visual Spaces of Change” (VSC). Pedro Leão Neto (o coordenador do VSC) foi convidado pela Universidad de Zaragoza para apresentar este projeto de investigação perante uma plateia composta por alunos e docentes da Unizar. Nessa aula aberta, Pedro Leão Neto enquadrou o VSC enquanto um projecto de investigação que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com o intuito de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. Ainda durante esta sessão foi apresentada a publicação “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira” e inaugurada a exposição “Um Olhar Contemporâneo Sobre Arquitectura Portuguesa: Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira”, a qual estará presente no piso térreo do EINA até ao dia 18 de dezembro.
A entrada na exposição é gratuita.

Este evento é co-organizado pelo CCRE/CEAU/FAUP, pela scopio e pela Universidad de Zaragoza.

 

”Do not sit down” com Inês d’Orey

 
banner_inesDorey.png

”Do not sit down” com Inês d’Orey

10 de dezembro | 18h30 - 20h00 |  (Terça-feira) - Sala Plana, FAUP

Irá realizar-se na Sala Plana da FAUP no dia 10 de dezembro, pelas 18:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidada a fotógrafa e autora Inês d’Orey que irá apresentar alguns dos seus ensaios fotográficos, nomeadamente o seu projeto “Do not sit down, please.” A partir de uma viagem de estudo a Tóquio e tendo como temática exploratória o universo das sombras, inspirado no livro de Junichiro Tanizak (O Elogia da Sombra, 1933), Inês d’Orey investiga microcosmos improváveis na cidade de Tóquio onde se podem encontrar diferentes formas de visualizar e sentir o espaço. Um cultura fascinante e muito diferente da ocidental, algo que se consegue intuir através da atmosfera e espaços que nos são revelados pela fotografia de Inês d’Orey. Peças de museu nas quais não se pode tocar nem onde nos podemos sentar: "Do not sit down, please”.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Biografias

Inês d’Orey
Inês d’Orey nasceu no Porto em 1977. Estudou fotografia na London College of Printing. Utiliza como principal meio a fotografia e também instalação e vídeo. Grande parte do seu trabalho incide sobre a transformação da identidade patrimonial da cidade contemporânea. Trabalha como fotógrafa independente para clientes privados e instituições públicas e desenvolve projectos pessoais. Tem publicado e exposto em diferentes países e o seu trabalho faz parte de diversas colecções públicas e privadas. Em 2007, foi a vencedora do prémio Novo Talento Fotografia FNAC. Inês d'Orey é representada pela galeria Presença.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

 

scopio Viewfinder on European Centre for Documentary Research (eCDR)

 
Captura de ecrã 2019-11-13, às 19.11.16.png

scopio Viewfinder on the eCDR

Scopio Viewfinder – scopio’s upcoming publication that will showcase the works of the winners as well as the honorable mentions of scopio Magazine's International Photography Contest and of scopio Magazine's International Photobook Contest – was featured in the eCDR website. The eCDR is also collaborating in the production of Viewfinder.

News Link: https://photographic.research.southwales.ac.uk/news-and-events/news/scopio-magazine/

 

Apresentação VSC - Universidad de Zaragoza

 
NEWS SCOPIO zaragoza.png
 

Apresentação VSC - Universidad de Zaragoza

Irá realizar-se no dia 27 de novembro (quarta-feira) pelas 11 da manhã na sala 3.09 do Edificio Betancourt (EINA) da Universidad de Zaragoza uma apresentação do projeto Visual Spaces of Change (VSC).

A convite a Universidad de Zaragoza, Pedro Leão Neto (o coordenador do VSC) irá enquadrar este projeto de investigação, o qual pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com o intuito de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

Ainda neste contexto, irá ser apresentada a publicação “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira” e inaugurada a exposição “Um Olhar Contemporâneo Sobre Arquitectura Portuguesa: Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira”, a qual estará presente no piso térreo do EINA a partir do dia 18 de novembro até ao dia 18 de dezembro.

Este evento é co-organizado pelo CCRE/CEAU/FAUP, pela scopio e pela Universidad de Zaragona.

 

Aula aberta com Pedro Leão Neto, 5 de novembro de 2019 | FBAUP

 

Aula Aberta com Pedro Leão Neto
5 de novembro, FBAUP


Realizou-se na FBAUP no passado dia 5 de novembro a apresentação de um conjunto de iniciativas promovidas no âmbito do projeto Visual Spaces of Change (VSC).
José Carneiro, director do Mestrado em Design da Imagem (MDI) na FBAUP, deu início à sessão de apresentação do VSC, introduzindo este projecto enquanto iniciativa estratégica perante uma plateia composta por alunos pertencentes ao MDI, bem como por alguns membros do seu corpo docente.

O coordenador do projeto VSC, Pedro Leão Neto, enquadrou estes questionamentos no âmbito deste projeto de investigação, enfatizando o potencial da Fotografia e da Imagem para revelar aspetos identitários de comunidades, arquiteturas e territórios, tornando visíveis diferentes modos de apropriação e transformação que ocorrem no espaço urbano. Apoiado nos resultados do primeiro caso de estudo deste projeto que teve lugar na edição de 2019 do Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto nas suas diversas vertentes, tendo ainda sigo apresentados diversos exemplos concretos de exploração criativa da fotografia e do desenho, as suas potencialidades de comunicação com uso de tecnologias de informação, e o uso combinado da Imagem com diversas formas de expressão artística. 

A apresentação pública destas iniciativas pretende assim contribuir para abrir caminhos inovadores de investigação e comunicação visual sobre arquitectura e espaço público, com foco em dinâmicas emergentes de transformação urbana, através da produção de narrativas visuais sobre como as diferentes arquitecturas, espaços e territórios da U.P. são utilizados, vividos e transformados pelas diversas pessoas, culturas e grupos sociais que a constituem enquanto sociedade activa e participante no processo de constante formação e transformação da sua identidade colectiva.

O amplo espectro de representantes das várias faculdades da U.P que participaram desta apresentação pública demonstram o interesse suscitado por esta iniciativa, que deu espaço no final da sucessão a contributos diversos mas convergentes quanto à vontade de abrir cada vez mais a academia à sociedade, contribuindo assim para ampliar a capacidade da Universidade para participar na vida cultural da cidade do Porto e projectar os seus valores culturais e património  sócio-ambiental à escala regional e internacional.

 

FOTOFESTIWAL OPEN CALL 2020

 
WOMAN GO NO'GREE | Gloria Oyarzabal - the winner of the Fotofestiwal Grand Prix 2019

WOMAN GO NO'GREE | Gloria Oyarzabal - the winner of the Fotofestiwal Grand Prix 2019

FOTOFESTIWAL OPEN CALL 2020


Fotofestiwal - International Festival of Photography in Łódź
the largest and the oldest photography festival in Poland, announces the call for projects within Fotofestiwal Open Call 2020! Entries may be submitted until 4 December 2019. The competition's formula is open and does not impose any thematic, age or geographical limitations.

If your project is selected as one of the six best, you will be offered: 

→ exhibition during Fotofestiwal 2020 (over 20.000 viewers);

→ production budget (and full technical support) – 450€;

→ artist's fee – 400€;

→ accommodation for the main weekend of the festival (June 4-7, 3 nights);

→ reimbursement of travel expenses up to 200€;

→ promotion before, during and after the festival.  

We are looking for artists with exceptional personalities and projects which present bold visions. We invite specialists from the world's most important media and photographic institutions to join the Jury. From the submitted projects, the Jury will select sixwhich, in cooperation with the curators of Fotofestiwal, will be presented in the form of an exhibition.

Submissions (open until 4 December), requirements & jury →
https://contests.picter.com/open-call-fotofestiwal-2020

Facebook event →
https://www.facebook.com/events/1378186478997665

Fotofestiwal was established in 2001 as one of the first photographic events in Poland. Since then it has become one of the most important and largest photography festivals in Central Europe, but its basic mission has not changed. We present different faces of photography, we talk through photography about important social and artistic issues, we introduce the audience to the unobvious beauty and unique history of Łódź. We organize exhibitions in post-industrial spaces, we emphasize networking events, we try to develop new ways of talking about photography. One of them is the original Photo-Match formula: A Completely Different Portfolio Review. Since 2016, all events have been organized collectively, in a horizontal structure - without a management. We are trying to work out a new way of managing a cultural organization. 

Fotofestiwal 2020 will be held in Lodz, between 4 and 21 June

Facebook event of the upcoming edition: 

https://www.facebook.com/events/451900638974793

 

”A Fotografia como estratégia de representação e construção privilegiada da Paisagem, Arquitectura e Território” com Sérgio Rolando

 
bannersergio.png

”A Fotografia como estratégia de representação e construção privilegiada da Paisagem, Arquitectura e Território” com Sérgio Rolando

20 de novembro | 18h00 - 19h30 |  (quarta-feira) - Sala Plana, FAUP

Irá realizar-se na Sala Plana da FAUP no dia 20 de novembro, pelas 18:00, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado o fotógrafo, investigador e docente Sérgio Rolando (ESMAD | IPF) que irá apresentar alguns dos seus ensaios fotográficos e falar sobre a sua relação com as temáticas da Paisagem, Arquitectura e Território.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Biografias
Sérgio Rolando
Vive no Porto, onde trabalha como fotógrafo e como docente no ensino superior. Estudou fotografia no IPF, licenciou-se em Tecnologia de Comunicação Audiovisual, é Mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE. Foi Bolseiro de Pépinières Européennes pour jeunes artists (2003), ESMAE (2011) e Instituto Camões (2015/2016).
Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, possuindo diverso trabalho publicado.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

 

The City of Commons Exhibition, 2019

 
The-City-as-a-Common.jpg

The City of Commons Exhibition | University of Pavia
9 - 13 October, 2019

Commons and urban commons have been widely debated over the last few years, and are key to the discussions on sustainable use of resources and empowerment of local communities. The topic is very challenging due to the complexity of towns and cities, including kind of resources, actors and potential conflicts in the use or in the governance of them. Nevertheless, there is lack of appropriate debate within disciplines dealing with urban space and its (co-)design. Cities, squares, landscapes and buildings (even if under-utilised) have always been field of practice and experimentation for disciplines such as architecture, urban design, landscape (design) and planning. What are the urban commons in (our) towns and cities? Is it possible to map them, or to produce an updated (critical) cartography of them? In what ways scholars and professionals can contribute not only to govern them but towards co-production and co-design? What is, within this framework, the role of local groups and communities, also in relation to occasional users and tourists?

“The City of Commons" exhibition took place in Pavia, Italy – Aula del '400, University of Pavia, 9-13 October 2019 – and was part of the IT.A.CA. Festival. IT.A.CA is an agency of international cooperation, organising an itinerant festival across Italy and Europe to showcase and debate best practices of sustainable development (you can read more about their agenda and mission here) and “The City of Commons“ exhibition showcased documents from various sources. Multiple voices were present, showing how cities (in light) of urban commons (and commoning practices) call for critical reflections on the ways in which we read and interpret places, an attitude that also implies a radical thinking on participatory and design processes. The exhibition showcased research-focused activities as well as pedagogical initiatives: a number of case studies and best practices aims at providing an overall vision on the state of art at international level. The outcomes of teaching-focused activities were also showcased, delivered in Pavia within a university module and the first edition of the Summer School 'The City as a Commons'.

Pedro Leão Neto – the coordinator of scopio Network and a teacher in the fields Photography, Architecture, City and Territory at FAUP – and Eduardo Silva – research fellow at CCRE | CEAU | FAUP and editorial assistant at scopio – exhibited the poster “Visual Spaces of Change: a methodological and pedagogical approach towards the study of the urban landscape“ (you can download the poster here) at the Aula del Quattrocento, University of Pavia, an exhibition which opened on the 9th of October, at 6 pm in.

The City of Commons, 9-13th of October, University of Pavia, 2019

 

RIBA Research Matters 2019, Nottingham

 
D2r1aUSWkAEz2s2.jpg large.jpg

RIBA Research Matters | University of Nottingham and Nottingham Trent University
17 October to 18 October, 2019

The Royal Institute of British Architects is a global professional membership body driving excellence in architecture, and Research Matters offers early career stage researchers from academia and practice an opportunity to present their research in a setting similar to that of a peer-refereed conference but in a more constructive, supportive, and non-confrontational atmosphere. The conference is also a chance for more established researchers from academia and practice to present their current research. This year's event was co-hosted by the University of Nottingham and Nottingham Trent University, taking place in the town of Nottingham between the 17th and the 18th of October.
The programme, which ran over two half-days, included paper discussions and PechaKucha style presentations cutting across the discipline, including topics such as contemporary and historical urban research, global histories, technology and digital spaces, children and architecture, and the development of the profession. Each day began with a keynote and day one culminated in an evening event at the New Art Exchange.

On the first day of Research Matters 2019 (17th of October), Pedro Leão Neto – the coordinator of scopio Network and a teacher in the fields Photography, Architecture, City and Territory at FAUP – presented the paper "Contemporary Views on City Spaces and Architecture in Oporto: Documentary and Artistic Photography Mapping", a presentation that was fitted within the “Urban Design“ category of the Conference. Also presenting a paper at RIBA Research Matters 2019 was Ana Miriam Rebelo – a teacher of Photography that’s also a student in the PhD in Design ministered by FBAUP and a frequent collaborator of scopio – presenting the paper “Clareira” in PechaKucha style format.

RIBA Research Matters 2019

 

MESA-REDONDA: RELAÇÕES E CUMPLICIDADES ENTRE ÁLVARO SIZA E OS FOTÓGRAFOS DA SUA OBRA

 
 

MESA-REDONDA
RELAÇÕES E CUMPLICIDADES ENTRE ÁLVARO SIZA
E OS FOTÓGRAFOS DA SUA OBRA

Mesa Redonda “Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra" - “Álvaro Siza: in/disciplina” com Luís Ferreira Alves, Sofia F. Augusto, André Cepeda, Mark Durden, João Morgado e José Manuel Rodrigues || Lançamento
do Livro "Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Vieira" || Biblioteca do
Museu de Arte Contemporânea de Serralves


Teve lugar no passado dia 23 de outubro a Mesa Redonda 'Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra", um evento integrado no programa público paralelo à exposição “Álvaro Siza: in/disciplina”, presente na Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, o qual tem a curadoria de Nuno Grande e Carles Muro.

Esta mesa redonda contou com a presença de diversos fotógrafos pertencentes a várias gerações que fotografaram e acompanharam a obra de Álvaro Siza em diferentes períodos ao longo do tempo: Luís Ferreira Alves, Sofia F. Augusto, André Cepeda, Mark Durden, João Morgado e José Manuel Rodrigues. O objetivo foi o de encorajar um debate exploratório e crítico entre os diversos autores e as suas visões artísticas que, tendo fotografado a obra de Álvaro Siza em diferentes períodos de tempo, o fizeram com propósitos distintos: uns mais relacionados com a investigação sobre o universo da fotografia na arquitectura, outros mais interessados na comunicação e compreensão da obra de Álvaro Siza para públicos diversos. Num primeiro momento, cada fotógrafo apresentou um breve depoimento breve sobre a sua experiência fotográfica da obra de Siza tendo como base uma imagem por eles escolhida. Posteriormente, foi promovido um debate crítico sobre o mundo da fotografia e da arquitectura, procurando explorar a singularidade e significado das relações que são estabelecidas entre o fotógrafo e o arquitecto, os seus processos artísticos, as suas memórias coletivas, histórias e outros aspetos relacionados com o trabalho e percursos de vida de ambos.

A moderação da mesa foi assegurada por Pedro Leão Neto (docente na FAUP e autor do livro "Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira") que mediou uma discussão com base no tema tema Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra. A sessão culminou com a apresentação do livro "Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira" por Nuno Grande.



Sobre o livro "Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira":

Publicado pela scopio Editions, esta obra é o resultado do trabalho de Pós-Doutoramento de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). O livro dá início à primeira publicação do projecto de investigação Mapeamento de Fotografia de Arquitectura Documental e Artística – Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura Portuguesa (MFDA-ARP) que teve origem em 2015, no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), unidade de I&D integrada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sob a coordenação científica do grupo de investigação CCRE. "Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira" corresponde assim ao primeiro caso de estudo desta coleção e apresenta 4 projectos fotográficos de 4 obras de Álvaro Siza, sendo eles os trabalhos: de Sofia F. Augusto sobre o edifício da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; de Helder Sousa sobre a Casa de Chá da Boa Nova; de Sérgio Rolando sobre a Piscina da Quinta da Conceição e de Marta Ferreira sobre a Piscina das Marés. As publicações da colecção têm como objetivo comunicar de forma diferenciadora um conjunto de obras de arquitectura consideradas de referência, afastando-se da imagética e leitura tradicionais, presentes nas revistas e mesmo nos guias de arquitectura convencionais. Através de narrativas visuais em que se utilizam simultaneamente os registos documental e artístico e se exploram as suas possibilidades no universo da fotografia de arquitectura, oferece-se uma outra leitura dos espaços arquitectónicos que denota não só uma reflexão sobre uma determinada prática arquitetónica, como também uma interpretação pessoal do espaço. Este trabalho irá ainda permitir percepcionar a influência que os grandes mestres da Fotografia e da Arquitectura Portuguesa tiveram na nova geração de arquitectos.

Esta foi uma iniciativa organizada pelo CCRE/FAUP/Scopio e pelo Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

 

Aula Aberta ”CRIL. Under the light of the sun also the sounds shine. Photography, a mode of inhabiting the world” com Sebastiano Raimondo

 
banner RAIMONDO Melhor .png

Aula Aberta ”CRIL. Under the light of the sun also the sounds shine. Photography, a mode of inhabiting the world” com Sebastiano Raimondo

28 de outubro | 14h30 - 16:00 |  (quarta-feira) - Auditório da Biblioteca, FAUP


Irá realizar-se no Auditório da Biblioteca da FAUP, na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo Debates AAI, integrado na unidade curricular de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado o investigador, docente e Fotógrafo Sebastiano Raimondo que irá apresentar diversos trabalhos entre os quais o seu trabalho fotográfico CRIL. Under the light of the sun also the sounds shine. Photography, a mode of inhabiting the world (2012), bem como A Bridge (2010).

Ambos os trabalhos possuem uma forte componente de investigação e reflexão focalizada na prática e disciplina da fotografia entendida como um instrumento de pesquisa e descoberta do real em volta do espaço de arquitectura. A série CRIL. Under the light of the sun also the sounds shine. Photography, a mode of inhabiting the world (2012) tem a sua origem num artigo para o primeiro número da revista Passagens e fez parte do trabalho de Tese de Mestrado, apresentada na Faculdade de Arquitetura de Palermo em 2013. Acima de tudo, a fotografia é aqui entendida como um veículo das imagens do mundo e num certo sentido como construção de um real, como outras representações o podem ser, mas com a peculiaridade de ser, entre outros signos, conteúdo na teoria semiótica de Peirce e como é discutido por diversos outros autores como, entre outros, Roland Barthes.

A série A Bridge (2010), publicada no 4º número da Sophia Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image, que foi dedicado à Conferência internacional ON THE SURFACE: Photography and Architecture - Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness, que teve lugar no MAAT no 31 de Maio de 2019. A série é o resultado de uma investigação que encara a fotografia como uma janela através da qual podemos olhar para o mundo em busca das imagens que construíram uma ideia de paisagem.Explora a possibilidade do próprio método de utilização da fotografia ser uma forma de trazer à luz, de revelar significado, ordem e medida pessoal. O autor através deste trabalho questiona e pergunta quem é o espectador atrás daquela janela? Não é o próprio mundo a olhar para o mundo? (Calvino, 1994).

Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas e abertas a todos os alunos da U. Porto permite que diversos fotógrafos ou autores possam falar dos seus trabalhos de projecto de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa o espaço / arquitectura! A Fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Biografias
Sebastiano Raimondo
Sebastiano Antonio Raimondo (1981, Gangi – Italia) completou o Mestrado na Faculdade de Arquitectura de Palermo em 2013, com a tese em fotografia: “Uma ponte – la fotografia come modo di abitare il mondo e costruirlo”.
Em 2014 fundou o grupo “Presente infinito” com cinco amigos fotógrafos na cidade de Napoli, com quem editou o livro manifesto homónimo, fez várias exposições em Itália, e no estrangeiro, e produziu o projeto colectivo “Napoli – nuova luce”.
Vive entre Portugal e Itália, prossegue os seus estudos de Fotografia no Doutoramento em “Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos” no ISCTE-IUL de Lisboa, orientada pelo Prof. Arq. Paulo Tormenta Pinto e Prof. Fotógrafo Giovanni Chiaramonte. Ensina fotografia na Academia de Belas Artes de Palermo.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.