FARÓIS DE PORTUGAL

 
20181005_0043.jpg

COMING SOON

FARÓIS DE PORTUGAL

 

FARÓIS DE PORTUGAL

O projecto editorial “ARQUITECTURA, ARTE E IMAGEM (AAI): EDIÇÃO SOBRE FARÓIS PORTUGUESES“ tem como desígnio criar uma publicação / catálogo /mapa em suporte de livro na colecção Projects da scopioEDITIONS focalizada na arquitetura e história destes monumentos singulares da costa portuguesa cuja arquitectura possui um enorme poder de atração cultural e turística.

Inciámos assim uma investigação sobre os faróis portugueses capaz de constituir uma síntese dos diversos estudos que existem fundamentando em termos historiográficos, geográficos e iconográficos estas arquitecturas e programa.

Interessa-nos criar diversas publicações em livros originais, contendo em anexo um pequeno mapa cartográfico e combinando diversos tipos de imagem e texto, capaz de comunicar o contexto cultural e as características arquitectónicas originais destes edifícios, bem como dar a conhecer a história que muitas destas arquiteturas transportam consigo. Por exemplo identificar e mostrar certos elementos construtivos que foram acrescentados ao longo do tempo a estes faróis, dando a conhecer sempre que possível através de textos e imagens antigas - fotografia e desenhos de arquitetura - os precedentes, as técnicas construtivas e a identidade cultural das localidade onde foram edificados.

Este trabalho irá ajudar, por um lado, ao reconhecimento da importância dos faróis como arquitectura vernacular e acervo cultural e patrimonial significativo para Portugal, bem como para a sua história marítimo. Por outro lado, contribuir para dar uma nova visibilidade e consciência sobre estes monumentos, permitindo a sua integração e divulgação activa nas estratégias de desenvolvimento turístico e cultural em Portugal.

O objetivo é o de preservar como memória e dar a conhecer a riqueza cultural e patrimonial da arquitetura dos Faróis Portugueses quer a nível nacional como internacional e chamar a atenção dos diversos públicos para o universo dos faróis portugueses incluindo em cada uma das publicações dois mapas em anexo: um mapa do farol dessa publicação e um mapa geral de Portugal indicando a localização e o nome de todos os faróis ainda existentes, assinalando os que estão mais necessitados de reabilitação e reativação e assim contribuir para que isso aconteça sensibilizando e divulgando a diversos públicos informação significativa e apelava sobre estas arquiteturas únicas da nossa costa portuguesa.

photo ©Marta Ferreira