”Do not sit down” com Inês d’Orey

 
banner_inesDorey.png

”Do not sit down” com Inês d’Orey

10 de dezembro | 18h30 - 20h00 |  (Terça-feira) - Sala Plana, FAUP

Irá realizar-se na Sala Plana da FAUP no dia 10 de dezembro, pelas 18:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidada a fotógrafa e autora Inês d’Orey que irá apresentar alguns dos seus ensaios fotográficos, nomeadamente o seu projeto “Do not sit down, please.” A partir de uma viagem de estudo a Tóquio e tendo como temática exploratória o universo das sombras, inspirado no livro de Junichiro Tanizak (O Elogia da Sombra, 1933), Inês d’Orey investiga microcosmos improváveis na cidade de Tóquio onde se podem encontrar diferentes formas de visualizar e sentir o espaço. Um cultura fascinante e muito diferente da ocidental, algo que se consegue intuir através da atmosfera e espaços que nos são revelados pela fotografia de Inês d’Orey. Peças de museu nas quais não se pode tocar nem onde nos podemos sentar: "Do not sit down, please”.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Biografias

Inês d’Orey
Inês d’Orey nasceu no Porto em 1977. Estudou fotografia na London College of Printing. Utiliza como principal meio a fotografia e também instalação e vídeo. Grande parte do seu trabalho incide sobre a transformação da identidade patrimonial da cidade contemporânea. Trabalha como fotógrafa independente para clientes privados e instituições públicas e desenvolve projectos pessoais. Tem publicado e exposto em diferentes países e o seu trabalho faz parte de diversas colecções públicas e privadas. Em 2007, foi a vencedora do prémio Novo Talento Fotografia FNAC. Inês d'Orey é representada pela galeria Presença.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.