APRESENTAÇÃO PÚBLICA VSC - FAUP

 
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APRESENTAÇÃO PÚBLICA VSC - FAUP

Irá realizar-se no próximo dia 20 de março (quarta-feira) na FAUP pelas 18:30 (Sala Plana) a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC).

O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”.

A apresentação contará com a presença de José Miguel Rodrigues que abrirá a sessão como Director do CEAU.

A apresentação decorre no Auditório EBS-P - Sala Plana às 18:30.

Entrada livre.

 

Sessão de Informação | 'Percursos pela Arquitectura: Relações entre corpo, movimento e espaço'

 


Sessão de Informação | 'Percursos pela Arquitectura: Relações entre corpo, movimento e espaço'

12 de Março de 2019 (Terça-feira), 13h30, Sala Plana - FAUP

Com o intuito de encontrar uma forma de diálogo com espaços urbanos em que a arquitectura, as histórias e os destinos por eles oferecidos são o ponto de partida para a criação, este projecto consiste na construção de pequenas peças coreográficas através da exploração de diversos locais e contextos não formais para a Dança.
Os participantes encontram aqui a possibilidade de criar uma pequena peça coreográfica a partir da contaminação com o espaço em que o corpo se insere, descobrindo e estabelecendo novas relações com o espaço habitado. A participação é aberta à participação de alunos da FAUP, arquitectos e comunidade U. Porto.

A SCOPIO e o grupo de investigação CCRE-CEAU-FAUP marcará presença no evento.

+ info
www.companhiainstavel.pt

fotografia: DR

 

Apresentação Pública VSC - FEP

 
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APRESENTAÇÃO PÚBLICA VSC - FEP


Irá realizar-se no próximo dia 21 de março na FEP, a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC). 

O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. 

Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”. 

A apresentação decorre na sala 631 às 18:00.
Entrada livre.

 

DEBATES AAI: Arquitectura, Arte e Imagem 

 
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DEBATES AAI: Arquitectura, Arte e Imagem 


2º Ciclo de Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem

Programa de Aulas Abertas na FAUP para as unidades curriculares relacionadas com o ensino da fotografia:

Convidados para o ano lectivo de 2018 / 2019: Ana Miriam, José Carneiro, Francisco Varela, Paolo Rosselli, André Castanho, Cláudio Reis, Sebastiano Raimondo, Paulo Catrica, Inês d´Órey e Susana Ventura

sessão 2
1 Março | 14h30 - 16:00 |  (Sexta-feira) - Casa Cor de Rosa, sala CCR 0.1 e CCR 0.2 - FAUP
Aula aberta "Tipografia - Pensamento - Ação" com José Carneiro
Exposição de trabalhos alunos e conversa com editorial.aefaup

(próximas sessões a anunciar brevemente)


Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplasVivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), os Laboratórios de Inovação em Media da Universidade do Porto (MIL-UP), e a scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.

 

ESAD: Visual Spaces of Change

 

Apresentação pública de Visual Spaces of Change (VSC), um projeto de investigação que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar, de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto, organizado pela Scopio.

Neste contexto, decorre também a apresentação do Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e do 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space

A apresentação é realizada por Pedro Leão Neto, coordenador do projeto de investigação.

 

Apresentação Pública VSC - ESAD

 
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APRESENTAÇÃO PÚBLICA VSC - ESAD


Irá realizar-se no próximo dia 18 de fevereiro na ESAD, quarta-feira, a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC). 

O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. 

Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”. 

A apresentação decorre na Sala de Mestrado de Interiores. Entrada livre.

 

ON THE SURFACE: Photography on Architecture | 31 de maio | MAAT

 
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ON THE SURFACE: Photography on Architecture
5ª edição da conferência no MAAT

Dia 31 de maio, a 5ª edição da conferência ON THE SURFACE irá acontecer por ocasião da exposição do MAAT Ficção e Fabricação, sob o tema “Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space” - com foco nas transformações contemporâneas do espaço público. Esta edição propõe debater e explorar o potencial da Fotografia como instrumento significativo para investigar, refletir e tornar visível a emergência de novas experiências coletivas no espaço social.

Até dia 28 de fevereiro, encontra-se aberta a Call for Papers a ser apresentada nesta 5ª edição da conferência ON THE SURFACE: Photography On Architecture e será dirigida às questões propostas para os três painéis.

Pretende-se com esta chamada obter uma colecção significativa de diversos textos e narrativas visuais, permitindo uma reflexão rica sob que formas a fotografia e a imagem podem ser usadas para se melhor compreender um conjunto de problemáticas à volta da temática da transformação do espaço público. Uma série de abstracts / papers será selecionada para apresentação oral e sessão de posters.

Para mais informações sobre a Call e conferência, visitar o site oficial ON THE SURFACE em onthesurface.net

 

Apresentação Pública VSC - FBAUP

 
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APRESENTAÇÃO PÚBLICA VSC


Irá realizar-se no próximo dia 19 de fevereiro na FBAUP, terça-feira, a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC). 
O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. 
Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”. 
A apresentação decorre no anfiteatro sala 13 B do Pavilhão Sul. Entrada livre.

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO VISUAL SPACES OF CHANGE (VSC) NA ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA, ARTES E DESIGN (ESMAD)

 
 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO VISUAL SPACES OF CHANGE (VSC) NA ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA, ARTES E DESIGN (ESMAD) 

Realizou-se no dia 30 de janeiro no Auditório da ESMAD a apresentação de um conjunto de iniciativas promovidas no âmbito do projeto Visual Spaces of Change (VSC). A presidente da ESMAD, Olívia da Silva, deu início à sessão de apresentação do VSC, introduzindo este projecto enquanto iniciativa estratégica perante uma plateia composta por alunos pertencentes a vários ciclos de estudo da ESMAD, bem como por alguns membros do seu corpo docente. 

O coordenador do projeto VSC, Pedro Leão Neto, enquadrou as questões nucleares deste projeto de investigação, enfatizando o potencial da Fotografia e da Imagem para revelar aspetos identitários de comunidades, arquiteturas e territórios, ao tornar visíveis diferentes modos de apropriação e transformação que ocorrem no espaço urbano. Apoiado nos resultados preliminares deste projeto nas suas diversas vertentes, foram apresentados vários exemplos concretos de exploração criativa da fotografia e do desenho que ilustram as suas capacidades de comunicação, potenciadas pelo uso de tecnologias de informação e combinando a Imagem com diversas formas de expressão artística. 

Neste contexto, foi apresentado também o Concurso Internacional de Ideias para a criação de um Expositor e Projetor Móvel para a exibição de projetos de fotografia contemporânea, cujo vencedor terá a oportunidade de construir e implementar o protótipo da solução escolhida para o projeto VSC. Foi ainda lançado o desafio a estudantes, artistas e investigadores a participar na candidatura aberta para participação no 1º workshop sobre Percursos Alternativos: Arquitectura, Fotografia e Dança. A sessão contou também com a apresentação do Projeto de Fotografia “Uma linha na paisagem”, desenvolvido por Ana Sofia Santos, alumni do Mestrado em Comunicação Audiovisual, no âmbito da Residência Artística da Póvoa de Varzim. 

Estiveram presentes nesta sessão um conjunto significativo de instituições, organizações, investigadores, docentes e autores com interesses nas temáticas do projecto VSC - arquitetura, fotografia, produção cultural e artística, entre eles Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Lurdes Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Álvaro Moreira, Chefe de Divisão de Património e Museus da Câmara Municipal de Santo Tirso, bem como Mónica Guerreiro, Directora Municipal de Cultura e da Ciência da Câmara Municipal do Porto, confirmando assim a relevância desta iniciativa no movimento de abertura da academia à sociedade, fomentando maior interação social entre académicos, artistas, curadores e representantes de diversas instituições públicas para além dos seus espaços de atuação tradicionais, ampliando a sua capacidade de participação no domínio público, sendo este um objetivo comum do CEAU - FAUP e da ESMAD - UniMAD, bem como do projeto Visual Spaces of Change.

 A apresentação pública destas iniciativas pretende assim contribuir para abrir caminhos inovadores de investigação e comunicação visual sobre arquitetura e espaço público, com foco em dinâmicas emergentes de transformação urbana, através da produção de narrativas visuais sobre como as diferentes arquiteturas, espaços e territórios da Área Metropolitana do Porto são vividos e transformados pelas diversas pessoas, culturas e grupos sociais que a constituem enquanto sociedade ativa e participante no processo de constante formação e transformação da sua identidade colectiva.

Ver PDF de apresentação

Fotografia por Eduardo Silva
Texto por Eduardo Silva e José Barbedo

 

U.Porto lança concurso de desenho e fotografia

 
 

U.PORTO LANÇA CONCURSO DE FOTOGRAFIA E DESENHO


Encontrar “Um ‘outro olhar’ sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade”. Passa por aí o objetivo e o desafio lançado lançado a todos os estudantes e investigadores da Universidade do Porto que queiram participar no concurso internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) – Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC). O concurso foi lançado no dia 23 de janeiro e está aberto até 31 de julho de 2019.

Ver mais

 

Apresentação Pública VSC

 
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Visual Spaces of Change (VSC) 

Apresentação do projeto colaborativo de investigação em arquitetura, arte, imagem e inovação. 


Irá realizar-se no próximo dia 30 de janeiro na ESMAD, quarta-feira, a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC). 
O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. 
Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”. 
A apresentação decorre no anfiteatro b301 pelas 16.30h.

 

APRESENTAÇÃO REITORIA VSC

 
 

APRESENTAÇÃO REITORIA VSC

Foi realizada na Reitoria da Universidade do Porto (U.P.) dia 23 de Janeiro a apresentação de um conjunto de iniciativas promovidas no âmbito do projeto Visual Spaces of Change (VSC). A Vice-Reitora para a Cultura, Museus e Edições da U.P., Fátima Vieira, introduziu o tema do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia, Espaço e Identidade das 14 Faculdades da U.P, resumindo e justificando a pertinência do tema a uma questão fundamental: o que somos e o que queremos ser enquanto coletivo pertencente a essa instituição centenária que é a Universidade do Porto. 

O coordenador do projeto VSC, Pedro Leão Neto, enquadrou estes questionamentos no âmbito deste projeto de investigação, enfatizando o potencial da Fotografia e da Imagem para revelar aspetos identitários de comunidades, arquiteturas e territórios, tornando visíveis diferentes modos de apropriação e transformação que ocorrem no espaço urbano. Apoiado nos resultados preliminares deste projeto nas suas diversas vertentes, foram apresentadas diversas exemplos concretos de exploração criativa da fotografia e do desenho, suas potencialidades de comunicação com uso de tecnologias de informação, e o uso combinado da Imagem com diversas formas de expressão artística. 

Neste contexto, foi apresentado também o Concurso internacional de ideias para a criação de um Expositor e Projetor Móvel para a exibição de projeto de fotografia contemporânea, cujo vencedor terá a oportunidade de construir e implementar o protótipo da solução escolhida para o projeto VSC. Foi ainda lançado o desafio a estudantes, artistas e investigadores a participar na candidatura aberta para participação no 1º workshop sobre Percursos Alternativos: Arquitectura, Fotografia e Dança. 

A apresentação pública destas iniciativas pretende assim contribuir para abrir caminhos inovadores de investigação e comunicação visual sobre arquitetura e espaço público, com foco em dinâmicas emergentes de transformação urbana, através da produção de narrativas visuais sobre como as diferentes arquiteturas, espaços e territórios da U.P. são utilizados, vividos e transformados pelas diversas pessoas, culturas e grupos sociais que a constituem enquanto sociedade ativa e participante no processo de constante formação e transformação da sua identidade colectiva.

O amplo espectro de representantes das várias faculdades da U.P que participaram desta apresentação pública demonstram o interesse suscitado por esta iniciativa, que deu espaço no final da sucessão a contributos diversos mas convergentes quanto à vontade de abrir cada vez mais a academia à sociedade, contribuindo assim para ampliar a capacidade da Universidade para participar na vida cultural da cidade do Porto e projetar os seus valores culturais e património  socioambiental à escala regional e internacional.

Ver PDF Apresentação

Fotografia por Eduardo Silva
Texto por José Barbedo

 

DPIc: INTERNATIONAL CONTEST OF DRAWING AND PHOTOGRAPHY

 
 

EN / PT

INTERNATIONAL CONTEST OF DRAWING AND PHOTOGRAPHY (DPIc) SPACE AND IDENTITY IN 14 U.PORTO UNIVERSITIES

Investigation Project VSC
U. Porto – CCRE-CEAU/FAUP
U.Minho – Centro ALGORITMI – Lab2PT

Deadline for submission of photography projects: 31 de Julho de 2019

AIM OF THE CONTEST
The International Contest of Drawing and Photography (DPIc) - Space and Identity in U.Porto Faculties: Visual Spaces of Change (VSC) is addressed to all of U.Porto students and researchers.

The main theme of the contest is the idea of Utopia and Visual Spaces of Change (VSC), focusing on the spaces and identity of the 14 Faculties of U. Porto. The competition is organized by the research group CCRE (FAUP) integrated in the R & D center of FAUP (CEAU) and AEFAUP, in partnership with the Student Associations of all the other Faculties of U. Porto, being promoters the consortium of the project of with the laboratory AAi2 Lab, counting on the institutional support of the Rectory of U. Porto and FAUP.

The coordination of the competition is the responsibility of the main CCRE-CEAU / FAUP responsible for the VSC project, in partnership with the ALGORITMI-Lab2PT / UMINHO Center for the VSC project.

 

DPIc: About

 
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ABOUT

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem

A B O U T P A S T E N T R I E S C A L L S

EN / PT


DPic: Architecture, Art and Image
is a CRRE research group project which general objectives are, on one hand, to promote an understanding of the image and its use as a method and means of representation that allow new ways of understanding and interact with various spaces in the fields of Architecture, City and Territory. On the other hand, to highlight the advantages of image exploration as a means capable of crossing borders and shifting boundaries between different problematic and disciplinary areas of Architecture and Art, encouraging the formation of multidisciplinary teams. It is intended to encourage a critical and poetic view on the spaces and experiences that characterize them and give identity, revealing facets that were previously invisible or forgotten and also offer a prospective and utopian vision about these spaces.

The project began in 2016 with the first DPic contest: Architecture, Art and Image - Utopia 500, an international Drawing and Photography competition aimed at 1st, 2nd and 3rd Cycle students or young researchers belonging to any institution of higher education and / or research in Europe and in the World.

At this moment, we are in the second edition of the International Drawing and Photography Competition (DPIc) and the theme is - Space and Identity in U. Porto Colleges: Visual Spaces of Change (VSC), and it is addressed to everyone that belongs to U. Porto.

 

DPIc: About

 
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ABOUT

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem

A B O U T P A S T E N T R I E S C A L L S

EN / PT


DPic: Arquitetura, Arte e Imagem
é um projecto com origem no grupo de investigação CCRE que tem como objectivos gerais, por um lado, promover uma compreensão da imagem e do seu uso enquanto método e meio de representação que permitem novas formas de se entender e interagir com diversos espaços nos campos da Arquitetura, Cidade e Território. e da Cidade. Por outro lado, evidenciar as vantagens da exploração da imagem enquanto meio capaz de atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes problemáticas e áreas disciplinares da Arquitetura e da Arte, encorajando a formação de equipas multidisciplinares. Pretende-se incentivar uma visão crítica e poética sobre os espaços e vivências que as caracterizam e dão identidade, revelando facetas que antes estavam invisíveis ou esquecidas e também oferecer uma visão prospectiva e utópica sobre esses espaços.

O projecto teve o seu início em 2016 com o primeiro concurso DPic: Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500,  um concurso internacional de Desenho e Fotografia dirigido a estudantes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos ou a jovens investigadores pertencentes a qualquer instituição de ensino superior e / ou investigação na Europa e no Mundo. 

Neste momento, estamos na segunda edição do concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) cujo tema é - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC), sendo dirigido a todos os estudantes e investigadores da U. Porto.

 

DPIc: CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA

 
 

EN / PT

CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIc) ESPAÇO E IDENTIDADE NAS 14 FACULDADES DA U. Porto

Concurso inserido no âmbito do projeto VISUAL SPACES OF CHANGE (VSC)

 Projeto de investigação VSC
U. Porto – CCRE-CEAU/FAUP
U.Minho – Centro ALGORITMI – Lab2PT

Prazo para submissão de projectos fotográficos: 31 de Julho de 2019

ÂMBITO DO CONCURSO
O Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC) é dirigido a todos os estudantes e investigadores da U. Porto.

O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia e de Espaços Visuais de Mudança (VSC), tendo como enfoque os espaços e identidade das 14 Faculdades da U. Porto. O concurso é organizado pelo grupo de investigação CCRE (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) e a AEFAUP, em parceria com as Associações de Estudantes de todas as outras Faculdades da U. Porto, sendo promotores o consórcio do projecto de investigação VSC, conjuntamente com o laboratório AAi2 Lab, contando com o apoio institucional da Reitoria da U. Porto e da FAUP.

A coordenação do concurso é da responsabilidade do CCRE-CEAU/FAUP principal responsável do projeto VSC, em parceria com o Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO pelo projecto VSC.

VISUAL SPACES OF CHANGE - VSC é a primeira etapa de um projeto de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação (AAI2) sobre dinâmicas emergentes de mudança na Área Metropolitana do Porto (AMP). Projetos de Fotografia Contemporânea (CPP) serão desenvolvidos e implementados em locais específicos, concebidos como "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território metropolitano num exercício de representação autorreflexiva de seu próprio processo de mudança urbana. Esta rede de espaços públicos e coletivos constituirá um "Museu Aberto" na AMP, estimulando instituições artísticas e culturais a ampliar seu alcance e participação no espaço público (ver mais info no cap.VIII).

As ideias chave presentes neste concurso de Desenho e Fotografia (DPIc) sobre as 14 Faculdades da U. Porto são as de abrir a Universidade à Sociedade Civil, através dos diversos projectos submetidos, mostrando a riqueza multifacetada de actividades, vivências e arquitecturas que assistem às 14 Faculdades do Porto e dos seus diversos espaços de vivência e trabalho. 

Os candidatos, individualmente ou em equipa, deverão explorar de forma criativa o universo do Desenho e da Fotografia transmitindo, por um lado, um “outro olhar” sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade, ou seja, uma visão crítica e poética sobre os espaços e vivências que as caracterizam e dão identidade, revelando facetas que antes estavam invisíveis ou esquecidas. Por outro lado, oferecer uma visão prospectiva e utópica sobre estes espaços de ensino o que significa um trabalho onde o desenho e a fotografia estão presentes e direcionam o desígnio do criador como instrumentos do pensamento e imaginação permitindo ampliar uma ideia de Arquitectura e de Cidade, bem como da apropriação e vivência dos seus espaços.


CAPÍTULO I – OBJETIVOS

Esta iniciativa tem como objetivo geral criar um novo espaço de comunicação e divulgação da relação da U. Porto e da sua comunidade com a Cidade e AMP, ligado ao projecto de investigação Espaços Visuais de Mudança (VSC) favorecendo a abertura da Universidade à sociedade através de diversos tipos de interação, socialização,  estudo e investigação, promovendo a troca interdisciplinar de conhecimento e de experiências entre diversas àreas de conhecimento e segmentos sociais.

O concurso define como objetivos específicos: 
- Contribuir para uma maior consciencialização das novas gerações, do potencial transformador da Arquitectura e sua relação com a Cidade tendo como base as 14 Faculdades da u. Porto e a partir do confronto de ideias relacionadas aos temas Utopia e  Espaços Visuais de Mudança (VSC), tornando estes conceitos operativos também para o universo das artes. 
- Sensibilizar os jovens que estudam ou desenvolvem investigação nas áreas disciplinares da Arquitetura, das Belas Artes e da Imagem para o impacto que os seus trabalhos possam vir a ter para uma transformação inovadora e harmoniosa dos espaços de ensino que frequentam e a sociedade. 
- Sensibilizar os alunos e cidadãos para a necessidade de se pensar em alternativas para os espaços de ensino que utilizam no dia a dia construídos / por construir. 
- Promover uma compreensão da imagem e do seu uso enquanto método e meio de representação que permitem novas formas de se entender e interagir com diversos espaços nos campos da Arquitetura e da Cidade. 
- Evidenciar as vantagens da exploração da imagem enquanto meio capaz de atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes problemáticas e áreas disciplinares da Arquitetura e da Arte, tendo como território de projecto e exploração as 14 Faculdades da U. Porto.

CAPÍTULO II – TEMA, MEIOS DE REPRESENTAÇÃO E PARTICIPANTES

O tema do concurso define-se em torno das ideias de Utopia e Espaços Visuais de Mudança (VSC). O desafio consiste na apresentação de uma narrativa visual composta por desenho e fotografia organizada por duas séries de imagens. A primeira série, constituída por 10 imagens organizadas em suporte em formato A4, que representa uma das Faculdades da U. Porto e os seus espaços tal como se encontram atualmente. Uma segunda série, também constituída por 10 imagens em formato A4, que representam uma nova visão de mudança, ou seja, prospectiva e utópica desses mesmos espaços da Faculdade e sua apropriação. 

A participação de candidaturas individuais, mas encoraja-se a formação de equipas multidisciplinares - estas poderão ser compostas por indivíduos com diferentes perfis académicos sendo, contudo obrigatório que pelo menos um dos elementos esteja ligado ao universo da Arquitetura, das Artes Plásticas e da Imagem, esteja inscrito no ensino superior ou faça parte de um centro de investigação. Nenhum dos elementos deverá ter mais de 35 anos. Não será possível a apresentação de mais do que um trabalho a concurso por cada elemento (individualmente ou em grupo).

Esta iniciativa é especialmente dirigida a diversos grupos de alunos da U. Porto e seus polos universitários representando assim as diversas Unidades Orgânicas. O concurso é aberto a todos os alunos nacionais e estrangeiros da U. Porto, envolvendo as Associações de Estudantes de todas as Unidades Orgânicas para a constituição de equipas interdisciplinares, tendo como parceiros institucionais as Associações de Estudantes da U. Porto e a Reitoria da U. Porto, que serão espaços de recepção de trabalhos, debate de ideias e comunicação, a par com diversas Estações de Metro do Porto destes trabalhos integrados do projecto VSC que constituem também um símbolo da importância que os estudantes e docentes possuem como principais utilizadores dos espaços de Ensino e Aprendizagem das 14 Faculdades da U. Porto.


CAPÍTULO III - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

É obrigatória a existência de pelo menos um dos dois modos de representação – Desenho e/ou Fotografia -, não existindo nenhuma limitação relativamente às formas de manipulação e combinação destes dois modos, sendo permitida a colagem e a fotomontagem. Pretende-se que as narrativas visuais do concurso sejam críticas e poéticas do presente e prospectivas e utópicas dirigidas para o futuro, no sentido de propor novos espaços de mudança e apropriação para esses espaços de ensino.

É assim objectivo do concurso que as narrativas visuais comuniquem um percurso real ou idealizado capaz de despertar uma nova consciência sobre os espaços de ensino das 14 Faculdades da U. Porto, estimulando as pessoas a querer visitar e conhecer a U. Porto e experienciar esses espaços a partir de novas perspectivas.

As equipas ou autor deverão adoptar uma estratégia de comunicação e representação através de uma narrativa visual que poderá ser exibida em diversos suportes de exposição e também possível de ser impressa em formato de livro / caderno viagem (booklet) e onde a fotografia de arquitectura, o desenho e o texto estão presentes de forma significativa.

Os trabalhos deverão constituir uma oportunidade para redescobrir novos significados e realidades discretas, esquecidas ou invisíveis, e integrá-las sob a forma de narrativa visual. A ideia de percurso deverá ser especialmente explorada nestas narrativas visuais, pensadas como pontos de partida para a compreensão e percepção dos espaços de ensino da cada Faculdade da U. Porto, para a apropriação estética desses espaços e como uma forma de conhecimento do real em confronto com visões prospéticas e utópicas desses espaços - percursos traçados com o intuito de documentar e registar arquitecturas, vivências e lugares como um real em permanente mudança – de modo a oferecer uma leitura dos espaço de ensino das Faculdades da U. Porto, e da sua relação com a Cidade através da experiência espacial, através do ato de percorrer.
Os percursos serão representados através de fotografia e desenho devendo ter em conta para a sua estruturação e idealização  os seguintes princípios e componentes:
- Aproximação aos objetos de representação e exploração da envolvente
- Entrada nos espaços e ambientes 
- Espaços interiores, atmosferas e arquitecturas
- Saída 


CAPÍTULO IV - SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS, JÚRI E SELEÇÃO

Os trabalhos deverão ser submetidos por e-mail para o endereço (...), sendo enviados, para além do formulário de inscrição devidamente preenchido, dois arquivos separados em formato JPEG ou TIFF, com um máximo de 10 MB, correspondentes às 1.ª e 2.ª séries descritas no Capítulo II deste Regulamento. Os Arquivos deverão ser identificados através do nome abreviado do projeto seguido dos números 1 e 2, respetivamente. As imagens não deverão ostentar quaisquer assinaturas ou marcas de água. As imagens que incluam fotografias apresentadas a concurso deverão permitir qualidade de impressão, sob pena de não serem selecionadas para o catálogo a ser publicado pela scopio Editions.

O júri será composto por curadores, arquitetos, artistas e apreciadores das Artes  oportunamente anunciados, que analisarão e selecionarão os trabalhos mais inovadores neste concurso internacional. O júri selecionará num primeiro momento 20 trabalhos, e os autores desses trabalhos serão convidados a enviar os originais para que sejam expostos em diversos espaços públicos, interiores e exteriores, em diversas Estações de Metro do Porto, bem como de Galerias da U. Porto e suas 14 Faculdades. Os visitantes das exposições serão convidados a votar na obra que considerarem mais interessante através da plataforma online VSC. Dessa votação resultará a ordenação das obras de 1 a 20 pontos. A votação valerá 40% da pontuação total de cada obra. O júri voltará a reunir, no final da exposição, ordenando os trabalhos de 0 a 20. Essa pontuação fará média ponderada (60%) com a votação dos visitantes das exposições. Não haverá lugar a apelo do vencedor nomeado pelo júri. Os membros das instituições promotoras ou parceiras do concurso não poderão submeter trabalhos.


CAPÍTULO V - PRÉMIOS

Os trabalhos selecionados estarão em exposição durante o período da edição de 2019 a 2010 do projeto Visual Spaces of Change (VSC). Os 20 trabalhos selecionados constarão do catálogo a ser publicado pela scopio Editions. Todos os autores dos trabalhos selecionados receberão um certificado. Da votação será apurado um vencedor e, eventualmente, uma ou duas Menções Honrosas, a quem será atribuído um documento certificando a seleção do júri. Estes trabalhos serão destacados nos sites dos projetos VSC e scopio Network, bem como nas plataformas do Sigarra da U. Porto e das 14 unidades orgânicas da UP. O vencedor do concurso receberá 3 (três) exemplares do catálogo da scopio; serão dados 2 (dois) exemplares aos autores das Menções Honrosas. A organização do concurso procurará ativamente prémios juntos dos patrocinadores desta iniciativa que possam ser atribuídos ao vencedor e aos autores distinguidos com Menções Honrosas.


CAPÍTULO VI - DISPOSIÇÕES GERAIS

Só serão considerados os trabalhos que obedeçam ao presente Regulamento. Todos as outras candidaturas serão desclassificadas. Apenas os projetos de desenho e fotografia que cumpram critérios mínimos de qualidade e respeitem o tema proposto serão admitidos a concurso. A Organização do Concurso não se responsabiliza por eventuais cópias digitais das fotografias submetidas. Qualquer situação omissa será resolvida através de deliberação do júri do Concurso. A Organização do Concurso reserva-se o direito de publicar os trabalhos apresentados a concurso, de acordo com a lei portuguesa 2/99 de 13 de janeiro. A Organização do Concurso ficará com os copyrights dos projetos apresentados. Os originais não serão devolvidos aos autores, excetp sob pedido expresso dos mesmos e mediante o pagamento dos portes de correio.


CAPÍTULO VII - COMISSÃO ORGANIZADORA E TÉCNICA

Comissão Organizadora: Grupo de investigação CCRE (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU), projecto de investigação VSC, conjuntamente com o AAI2 Lab e a AEFAUP.
Parcerias: Associações de Estudantes de todas as outras Faculdades da U. Porto com o apoio institucional da Reitoria da U. Porto, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Contactos: CCRE / CEAU / FAUP - Universidade do Porto Via Panorâmica s/n 4150-564 Porto
dpic.vsc@arq.up.pt


CAPÍTULO VIII – VISUAL SPACES OF CHANGE

Visual Spaces of Change (VSC) é a primeira etapa de um projeto de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação (AAI2) com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação. Com base em pesquisas anteriores do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE/CEAU), este projeto irá investigar as condições para a criação de uma rede de espaços públicos e coletivos capazes de catalisar dinâmicas emergentes de mudança na Área Metropolitana do Porto (AMP). O território em estudo é utilizado simultaneamente como laboratório para experimentação empírica e palco de representação visual dos agentes e processos de mudança urbana que se pretendem analisar. Este projeto produzirá sínteses visuais dessas dinâmicas para dar visibilidade a aspectos específicos da sua natureza interconectada e singularidade histórica que são difíceis de perceber sem o uso propositivo da imagem e da fotografia. Este projeto abre novos caminhos de investigação ao propor uma combinação original de métodos de investigação visual e análise espacial a partir da identificação de um conjunto de espaços e percursos estratégicos na cidade, conectados por pontos de conexão identificados na rede urbana. Estes pontos são calculados através de métricas sintáticas que permitem otimizar a interação entre espaços públicos e coletivos. Projetos de Fotografia Contemporânea (CPP) serão desenvolvidos e implementados em locais específicos, concebidos como "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território metropolitano num exercício de representação auto-reflexiva de seu próprio processo de mudança urbana.

Esta rede de espaços públicos e coletivos constituirá um "Museu Aberto" na AMP, permitindo a realização de ações curatoriais experimentais, estimulando instituições artísticas e culturais a ampliar seu alcance a uma maior audiência pública. Ao articular recursos materiais e imateriais que, juntos, dão mais visibilidade às dinâmicas de mudança urbana em curso, este projeto visa alterar as percepções do público sobre a transformação do espaço público e transformar coletivamente os imaginários da cidade à escala metropolitana. A estratégia para promover essa articulação baseia-se na identificação de propriedades físicas de integração, conectividade e sinergia entre espaços públicos e coletivos, potenciadas pelo desenvolvimento de ferramentas on-line de interação virtual processada em múltiplas escalas. Para este efeito, uma plataforma digital será desenvolvida para inserir dados visuais num sistema georreferenciado com várias camadas temporais em 4D (espaço e tempo), permitindo a acessibilidade, difusão, monitoramento e compartilhamento de informações visuais. Esta plataforma permitirá também as condições para um diálogo ativo entre investigadores, instituições e o público, contribuindo para a identificação de oportunidades de co-evolução entre cidadãos, instituições e o ambiente urbano.

 

WORK / WAYS OF LIFE

 
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WORK / WAYS OF LIFE

 

WORK / WAYS OF LIFE

EN / PT

The gallery Work / Ways of Life gathers an array of contemporary photography projects (CPP) that explore and problematize the subject of work and ways of life characteristic of several populations of Porto’s Metropolitan Area in the contemporaneity. These CPP should, on the one hand, be attentive to the relationship between the spaces of architecture, the city, the territory and its experiences — i.e., communicate how these spaces are appropriated by people, reflecting the values and ways of life of contemporary society. On the other hand, the CPP’s should be informed by several references and artistic strategies, being able to set themselves apart from the readings and/or imagery of the traditional documentary universe. 

Globalised contemporary societies present a set of characteristics that condition the ways of life and work of diverse populations. There are countless issues that strike several regions of the world, whether were on the most far away territories or the most isolated ones from market economies, on said emerging countries or on regions with a highly developed market economy.

We know that globalization is at the root of countless transformations in the dynamic of cities — a lot of them disruptive — and there is still a lively debate that questions the benefits and inconvenient consequences of this international process. On the one hand, there are those who try to engage in a debate that goes beyond the theoretical constraints of the realist / neorealist versus liberal / neoliberal theories or defend other visions about globalization and international relations between countries (i.e. constructivist, Marxist, post-modern and others more). On the other hand, there are those that in-between these different visons and theories try to understand the changes resulting from globalization in the world by introducing new logics that integrate inter-disciplinarily strategies in their analysis and ideas such as, for example, Ulrich Beck in its book The Metamorphosis of the World (2016) in which he explains how climate changes are transforming society, also approaching humanity’s existing potential of emancipation through catastrophe and metamorphosis inducted by climate change.

Posing some disruptive questions that might be interesting to explore in this gallery, we call attention to what Zygmunt Bauman defends on his book Liquid Modernity (2000) that we’re living in an age of “fluid” modernity, marked by the “disengagement, elusiveness, facile escape and hopeless chase”, in which the most “elusive, those free to move without notice, who rule”. Bauman also states that it was in this era that power became “exterritorial”, it ceased to be confined by the “resistance of space” and is now free to circulate instantaneously, assuming different shapes (emails, phone calls, etc.). 

In the work plane, Bauman highlights the “uncertainty” of the current conjuncture and states that “flexibility” is the slogan of the current labor market, foretelling the end of the “job as we know it”, with the rise of work based on short-term contracts, rolling contracts or simply on the absence of contracts.

Yuval Noah Harari is another significant example because he is an author that tries to contextualise, in a global and alternative way, contemporary society problems thus giving a new insight into our present era. Integrating diverse knowledge-science, technology, art, politics, religion, and more-and leading us to self-reflection without falling into dogmas, Yuval makes a considerable synthesis effort by pointing to issues that are central to a world that is ever more filled with unstructured and often irrelevant information. The author, in his last book "21 Lessons for the 21st Century", tells us, among other things, that globalization is a global process that is influencing with an intensity and a scale never seen in several societies, leading to significant changes in the personal and moral conduct of many of us. Yuval draws attention to a very serious phenomenon in the present that is to live in a certain confusion because not only certain old social and political narratives have failed, as were fascism and communism, but also because liberalism in societies democratic politics, human rights and free-market capitalism now seem to be becoming discredited without credible alternatives to replace it. All that is happening, the author tells us, is all the more serious because it occurs at the very moment when an unprecedented revolution in information technology and biotechnology confronts humanity with challenges that may endanger its freedom. This is because the merger of these two areas can mean the loss of the work of millions of people, as well as the short circuit or decrease in the freedom and equity of opportunities that still exist at this time.

Another author we can refer is Ash Amin, that also discusses the changes in the contemporary labor market of the western world in the book Post-Fordism: A Reader (Studies in Urban and Social Change) (1994). In it, Amin highlights that “the centrality of large industrial complexes, blue-collar work, full employment, centralized bureaucracies of management, mass markets for cheap standardized goods, the welfare state, mass political parties and the centrality of the national state as a unit of organization” are under threat, contributing to the sense that an “old way of doing things might be disappearing or becoming reorganized”.

At last, we can also refer the authors whose answer towards globalization culminates in an effort to oppose it in its most disruptive aspects, contributing to an idea of greater sustainability and balance to contemporary society. Authors that often propose alternative and sustainable ways of living, or communities that model themselves after paradigms and utopian ideas that explore in theory and in practice new interactions e relationships between nature and human being, as well as a life based on other social, political and economical values. Examples of these authors, movemntes or alternative communities are, besides others, organisations as, for example, WWOOF - World Wide Opportunities on Organic Farms – and their many organic farms located all around the world and also in Portugal.

All these changes in the contemporary social dynamics are also at the root of the constant transformation of societies and territories. And part of those transformations affected and continues to affect diverse labor activities, as well as the way of life of those who practice them. 

In this subject, called Work / Ways of Life, we seek to understand Porto’s Metropolitan Area contemporary labor market:

- Which are the emerging professions and which are the one on the brink of extinction? - Which are the sectors of activity with the highest and smallest employability rate? 
- Which new dynamics were created and which were lost? 
- In what way diverse spaces and architectures reflect different ways of living and working? 

Starting from the universe of contemporary documentary and artistic photography, it is through contemporary photography projects (CPP) that take advantage of this media as a vehicle of communication and as an instrument of investigation (where the imaginary and the fictional can and should be present in a significant way) that we intend to provide an answer to these interrogation, in addition to explore underlining questions of a cultural, social, economical and political nature of Porto’s Metropolitan Area labor market.  

 

TRABALHO / MODOS DE VIDA

 
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TRABALHO / MODOS DE VIDA

 

TRABALHO / MODOS DE VIDA


EN / PT

A galeria Trabalho / Modos de Vida reúne um conjunto de projectos de fotografia contemporânea (CPP) que exploram e problematizam a temática do trabalho e modos de vida característicos de diversas populações da AMP na contemporaneidade. Estes CPP devem, por um lado, estar atentos à relação entre os espaços de arquitectura, a cidade, o território e as suas vivências — ou seja, comunicar como estes espaços são apropriados pelas pessoas, reflectindo os valores e modos de vida da sociedade contemporânea. Por outro lado, os CPP devem ser informados por diversas referências e estratégias artísticas, sendo capazes de se destacar das leituras e/ou imagéticas do universo documental tradicional.

As sociedades contemporâneas globalizadas apresentam um conjunto de características que condicionam os modos de vida e de trabalho das mais diversas populações. Há inúmeros problemas que atingem muitas regiões do mundo. Quer estejamos em territórios mais afastados ou isolados das economias de mercado, em países ditos emergentes ou em regiões com uma economia de mercado altamente desenvolvida.

Sabemos que a globalização está na raiz de inúmeras transformações na dinâmica das cidades, muitas delas disruptivas e há ainda um aceso debate que questiona os benefícios e /ou inconvenientes deste processo internacional, havendo também quem tente, por um lado, encetar um debate que vá para além do espartilho teórico das teorias realistas / neo-realistas versus liberais / neo-liberais e / ou defenda outras visões sobre a globalização e as relações entre estado a nível internacional (i.e. teorias construtivistas, marxistas, pós-modernas, ecológicas e muitos outras mais). Há quem entre estas várias teorias ou movimento, tente perceber as mudanças no mundo em resultado da globalização introduzindo novas lógicas integrando uma componente interdisciplinar nessa análise da contemporaneidade como foi feito, por exemplo, por Ulrick Beck no seu livro “A metamorfose do mundo” (2016) onde explica como as alterações climáticas estão a transformar a sociedade e refere o potencial de emancipação existente para a humanidade a partir da catástrofe e da metamorfoses colocados pela mudança climática. 

Referindo algumas questões disruptivas que podem interessar explorar nesta galeria, chamamos a atenção para o que Zygmunt Bauman defende no seu livro Liquid Modernity (2000) que é o facto de vivermos numa era de modernidade “fluída”, pautada pelo “desengajamento, elusividade, fuga fácil e perseguição desesperançada”.  Bauman afirma ainda ter sido nesta era que o poder se tornou “exterritorial”, ao deixar de estar confinado pela “resistência do espaço” e é agora livre de circular de forma instantânea, assumindo diversas formas (emails, telefonemas, etc.). No plano do trabalho, Bauman destaca também a “incerteza” da conjuntura actual e afirma que a “flexibilidade” é o slogan do mercado, augurando o fim do “trabalho tal como nós o conhecemos”, com o crescimento cada vez maior dos contratos de curta-duração, contratos com termo incerto ou simplesmente da ausência de contratos. 

Yuval Noah Harari é um outro exemplo significativo que interessa mencionar porque é um autor que tenta contextualizar de forma global e alternativa os problemas das sociedades contemporâneas, dando assim uma nova percepção da nossa era actual. Integrando diversos saberes – ciência, tecnologia, arte, política, religião e outras mais -, e levando-nos à auto-reflexão sem cair em dogmas, Yuval faz um esforço de síntese considerável apontando questões que são centrais num mundo cada vez mais repleto de informação não estruturada e muitas vezes irrelevante. O autor, no seu último livro “21 Lições para o Século XXI” diz-nos, entre outras coisas, que a globalização é um processo mundial que está a influenciar com uma intensidade e uma escala nunca vista diversas sociedades, levando a alterações significativas da conduta pessoal e moral de muitos de nós. Yuval chama a atenção para um fenómeno muito grave no presente que é o de vivermos numa certa confusão em virtude de, não só certas antigas narrativas sociais e políticas terem falido, como eram o fascismo e o comunismo, como também pelo facto do liberalismo nas sociedades das políticas democráticas, dos direitos humanos e do capitalismo de mercado livre parecerem agora estar a ficar descredibilizados, sem existirem alternativas credíveis para o substituir. Tudo isto que está a acontecer, diz-nos o autor, é ainda mais grave porque ocorre no preciso momento em que uma revolução sem precedentes das tecnologias da informação e da biotecnologia confronta a humanidade com desafios que podem colocar em perigo a sua liberdade. Isto porque a fusão destas duas áreas pode significar a perda do trabalho de milhões de pessoas, bem como o curto-circuito ou diminuição da liberdade e equidade de oportunidades que ainda existem neste momento.

Outro autor que podemos referir é Ash Amin que discute as mudanças no mercado de trabalho contemporâneo do mundo ocidental no livro Post-Fordism: A Reader (Studies in Urban and Social Change) (1994). Nele, Amin refere que “a centralidade dos grandes complexos industriais, o trabalho de colarinho azul, o emprego a tempo inteiro, burocracias centralizadas de gestão, mercados de massa para bens estandardizados de baixo custo, o estado de bem-estar social, partidos políticos de massas e a centralidade do estado nacional enquanto unidade de organização” estão sob ameaça, o que contribui para o sentimento de que um “velho método de fazer as coisas pode estar a desaparecer ou a tornar-se reorganizado”. 

Por fim, também podemos referir os autores que tentam dar uma resposta a esta globalização capaz de a contrariar nos seus aspectos mais disruptivos, contribuindo para uma ideia de maior sustentabilidade e equilíbrio para a sociedade contemporânea. Autores que muitas vezes propõe modos de vida alternativos e sustentáveis ou comunidades que têm como guia paradigmas e ideais utópicas que exploram em teoria e na prática novas interações e relações entre a natureza e o humano, bem como uma vida assente noutros valores sociais, políticos e económicos. Exemplos destes autores, movimentos e / ou comunidades alternativas são, entre outras, por exemplo a organização WWOOF - World Wide Opportunities on Organic Farms - e suas inúmeras quintas orgânicas espalhas pelo mundo fora e também em Portugal.

Todas estas alterações nas dinâmicas sociais contemporâneas estão também na raiz da constante transformação das sociedades e dos territórios. E parte dessas transformações afectaram e continuam a afectar diversas actividades do trabalho, assim como o modo de vida de quem as pratica. 
Nesta temática, intitulada Trabalho / Modos de Vida, procuramos compreender o mercado do trabalho contemporâneo da AMP: 

- Quais são as profissões emergentes e quais são as que se encontram em risco de extinção? 
- Quais os sectores de actividade com maior e menor taxa de empregabilidade? 
- Quais são as novas dinâmicas que se criaram e quais são as que se perderam? 
- De que forma é que diversos espaços e arquitecturas reflectem diferentes modos de viver e de trabalhar?

Será a partir do universo da fotografia documental e artística, através de projectos de fotografia contemporânea (CPP) que tirem partido deste media enquanto veículo de comunicação e instrumento de investigação (onde o imaginário e ficcional podem e devem estar presentes de forma significativa) que tencionamos dar resposta a estas interrogações, além de explorar as questões de ordem cultural, social, económicas e políticas, subjacentes ao mercado do trabalho da AMP.

 

VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

 
 
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VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

EN / PT

Os Projectos de Fotografia Contemporâneos (CPP) que integram esta galeria - imagens construídas e manipuladas intencionalmente - devem funcionar como narrativas visuais que sugerem uma nova leitura ou criam novos cenários idealizados de espaços arquitetônicos e púbicos já existentes. 

Assim, estes trabalhos têm como referência autores que manipulam a imagem propositadamente, abandonando o compromisso de expressar literalmente a realidade percepcionada pelo olhar. Por um lado, estes podem ser autores que deliberadamente criam os seus projetos fotográficos (CPP) a partir de uma estratégia ou de um evento orquestrado com o objetivo de criar uma imagem ou série fotográfica. Alguns exemplos desses trabalhos são Erwin Wurm’s Outdoor Sculpture (1999), George Rousse’s Mairet (2000), Philip-Lorca diCorcia’s Head (2000) ou Jeff Wall's Passerby (1996).

Por outro lado, poderão ser autores que refletem as possibilidades atuais de criação de imagens com ferramentas digitais, que ampliam e potencializam significativamente a prática da fotografia, devendo estes CPP devem ser focados em cenários imaginários da atual Arquitetura e Espaços Públicos na AMP.
Indo além das tradicionais abordagens objetivas, explorando o universo ficcional e criando cenários alternativos ou leituras críticas dos espaços existentes, o objectivo é o de ir contra o consumo saturado de imagens de arquitectura nos mass media que é acrítico. Alguns exemplos dessas obras são os trabalhos de Idris Khan, Olivo Barbieri, Filip Dujardin, Beate Gütschow, Emilio Pemjean ou Isabel Brison.

Photograph by João Pedro Silva