DPIc: About

 
crop1.jpg

ABOUT

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem

A B O U T P A S T E N T R I E S C A L L S

EN / PT


DPic: Arquitetura, Arte e Imagem
é um projecto com origem no grupo de investigação CCRE que tem como objectivos gerais, por um lado, promover uma compreensão da imagem e do seu uso enquanto método e meio de representação que permitem novas formas de se entender e interagir com diversos espaços nos campos da Arquitetura, Cidade e Território. e da Cidade. Por outro lado, evidenciar as vantagens da exploração da imagem enquanto meio capaz de atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes problemáticas e áreas disciplinares da Arquitetura e da Arte, encorajando a formação de equipas multidisciplinares. Pretende-se incentivar uma visão crítica e poética sobre os espaços e vivências que as caracterizam e dão identidade, revelando facetas que antes estavam invisíveis ou esquecidas e também oferecer uma visão prospectiva e utópica sobre esses espaços.

O projecto teve o seu início em 2016 com o primeiro concurso DPic: Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500,  um concurso internacional de Desenho e Fotografia dirigido a estudantes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos ou a jovens investigadores pertencentes a qualquer instituição de ensino superior e / ou investigação na Europa e no Mundo. 

Neste momento, estamos na segunda edição do concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) cujo tema é - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC), sendo dirigido a todos os estudantes e investigadores da U. Porto.