Lançamento e apresentação da 6ª Edição da publicação Sophia Journal - ‘Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations’

 
 
 

Lançamento e apresentação da 6ª Edição da publicação Sophia Journal - ‘Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations’

21 de Abril de 2022 (QUINTA-feira), 18h30 | ORDEM DOS ARQUITECTOS SECçÃO REGIONAL NORTE (OASRN)

PT/ENG

Enquadrado na programação do projeto de investigação financiado pela FCT - Visual Spaces of Change (VSC) - , da responsabilidade do grupo de Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) na FAUP, terá lugar no dia 21 de Abril de 2022, às 18h30, o lançamento e apresentação na sede da OASRN da 6a edição da publicação científica Sophia Journal - ‘Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations’.

O evento contará com a presença de Maria Conceição Figueiredo Melo (Presidente da OASRN) que irá abrir a mesa. A apresentação da publicação estará a cargo de Bruno de Campos Baldaia (Vice-Presidente da OASRN), seguindo-se o período do debate, moderado por Pedro Leão Neto (Diretor da publicação) e que conta com a participação de toda a Equipa Editorial desta 6a edição da publicação Sophia Journal. Wilfred Wang (Guest Editor) será o primeiro a intervir com o discurso de abertura intitulado Imagem e Consciência, após o qual todos os que integraram a equipa editorial desta 6a edição participarão.

O arquitecto Wilfried Wang é membro da CICA e autor de diversos ensaios, monografias e topografias sobre a arquitectura do século XX, sendo o Editor Convidado da 6a edição da Revista Sophia. Os outros membros da Equipa Editorial foram Jorge Marum (CIAUD-UBI), Leonor Matos Silva (Dinâmia'CET, ISCTE-IUL), Carolina Leite (CEAU / FAUP), Carlos Machado e Moura (CEAU / FAUP) e Maria Neto (CEAU / FAUP - UBI), sendo Pedro Leão Neto o Diretor da publicação.

O lançamento do livro e o debate que se segue serão presenciais, sendo a intervenção de Wilfried Wang intitulada Image and Conscience realizado online, podendo ser acedida através do seguinte link: https://youtu.be/zyQl4jKF9TI

O lançamento e as apresentações serão conduzidos em português.

Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos
(Rua Álvares Cabral, 144 – Porto)

O 6.º número da publicação Sophia Journal ‘Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations’ encontra-se disponível online com acesso livre em www.up.pt/revistas/index.php/sophia.

Criada em 2016 e editada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, a Sophia Journal é uma publicação académica anual com revisão por pares dedicada à divulgação de artigos críticos e exploratórios sobre o universo da imagem e arquitectura. Todas as edições da Sophia Journal, bem como os artigos publicados, são de acesso livre.

O 6.o número da publicação Sophia Journal reúne diversos fotógrafos e investigadores cujos projectos e estudos contribuem de forma significativa para o debate destas temáticas.

Destacam-se na presente edição os trabalhos a partir dos quais a "fotografia é explorada como um instrumento de investigação significativo na criação de perspetivas críticas e inovadoras sobre a arquitetura e a transformação do espaço urbano nos seus campos expandidos e contextualizados por sistemas maiores: dimensões culturais, políticas, artísticas, técnicas e históricas".

Neste contexto, os trabalhos "questionam estas diferentes dimensões da arquitectura e da transformação urbana e permitem compreender ou reenquadrar essas mesmas dimensões através de estratégias visuais diversas e diferentes lentes e perspetivas".

Os artigos publicados centram-se nas seguintes temáticas globais: De que forma podemos obter uma maior consciência sobre as mudanças graduais, mas inescapáveis, que se estão a operar no meio ambiente? De que forma pode a fotografia sensibilizar diversos públicos para as urgentes mudanças ambientais implícitas na nossa época antropocêntrica? De que forma a fotografia pode contribuir para o debate destas temáticas complexas? Estas questões e outras foram debatidas a partir de várias perspectivas: desde o confronto com as nossas memórias e compreensão de um lugar até ao reactivar "do que já não existe" ou a visão "do que poderia existir".

Em 2021, no âmbito da 6.a edição de Sophia Journal . Visual Spaces of Change: 'Photographic documentation of environmental transformations' foi realizado uma conferência internacional | 21 e 22 Maio - FAUP | 2021.


Acesso online à conferência

  • MORNING SESSION – 21 MAY - OPENING SESSION | PANEL #1

  • AFTERNOON SESSION – 21 MAY - PANEL #2 | PANEL #3

  • MORNING SESSION | 22 MAY - PANEL #4

    EXHIBITION at FAUP