”A Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências” com Miguel Refresco

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”A Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências” com Miguel Refresco

6 de Dezembro | 15h00 - 17h00 |  (quarta-feira) - Auditório da Biblioteca - FAUP

Irá realizar-se no Auditório da Biblioteca da FAUP no dia 6 de Dezembro, pelas 15:00, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado o fotógrafo, investigador e docente Miguel Refresco (CAVE) que irá apresentar alguns dos seus projetos fotográficos e falar da sua experiência no Ensino da Fotografia e sobre a temática da Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projeto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitetura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projeto VSC e Contrast.

O objetivo geral destas atividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas atividades têm vindo a integrar diversas ações ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspetiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitetura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 


Biografias
Miguel Refresco
Miguel Refresco nasceu em 1986, vive e trabalha no Porto como fotógrafo e docente de fotografia. Licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual – especialização em
Fotografia pela ESMAE e Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP. Desenvolve trabalho relacionado com questões de identidade e território que publica e expõe
regularmente desde 2008. É co-editor e co-fundador da plataforma editorial Álea e co-fundador do espaço The Cave Photography, projecto dedicado à fotografia contemporânea, assente numa comunidade artistas locais. Auto-publicou o livro “Férias Grandes” em 2016 e “Menir” em 2017 pela Álea. Colabora regularmente com o Ballet Contemporâneo do Norte, Bloom, Vice, Terrafirma, Scopio Network entre outros.

Pedro Leão Neto

Investigador e professor na FAUP desde 2007 nas áreas da Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), director da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions. 

Foi curador de várias exposições de fotografia de arquitectura em Portugal e no estrangeiro, e responsável pela organização de cursos,debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, e é Editor-in-chief da publicação SophiaJournal, uma revista indexada e centrada no universo AAI. É autor e editor de mais de 30 livros e Investigador Principal (PR) doprojeto de investigação VSC "Espaços Visuais da Mudança" financiado pela agência pública portuguesa - FCT.