OPORTUNIDADE | OPPORTUNITY

 

OPORTUNIDADE | OPPORTUNITY |
DISSERTAÇÃO EM VOLTA DA obra fotográfica de Luis Ferreira Alves

 

Desenvolvimento da Dissertação Final com um estudo sobre o universo da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves.

MIARQ | AAI-CEAU-FAUP

U.Porto


O grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) oferece a oportunidade a finalistas do curso do MIARQ ou finalistas Erasmus na FAUP que queiram desenvolver a sua tese de dissertação final com base num caso de estudo em volta do universo da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves.

O finalista selecionado irá desenvolver uma dissertação em torno da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves. que será integrado no projeto de investigação Mapeamento Fotográfico da Arquitetura em Portugal: a influência da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves para a disseminação e compreensão da arquitetura portuguesa a partir dos anos 80.

A realização de uma dissertação inserida neste projeto tem como objetivo despertar o interesse e conhecimento sobre a obra de Luis Ferreira Alves, bem como estimular o desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia na investigação em Arquitetura, Arte e Imagem, com ênfase na fotografia e sua interseção com arquitetura.

O trabalho de dissertação será orientado pelo Prof. Doutor Pedro Leão Neto, coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem, e em colaboração com a Cityscopio – Associação Cultural / Edições scopio. No final do período do estágio, o finalista terá de elaborar um relatório, a validar pelo supervisor.

Os candidatos serão selecionados em função do mérito do Curriculum apresentado (formação académica e experiência internacional) e afinidade relativamente à área temática do trabalho proposto. Pretende-se que o candidato seja organizado e dinâmico, capaz de trabalhar em equipas interdisciplinares e cumprir responsabilidades em tempo útil.


Oferece-se:

- Integração e colaboração com o grupo de investigação AAI, pertencente ao centro de I&D da FAUP;

- Possibilidade de colaborar com Equipa ligada ao legado de Luis Ferreira Alves;

- Possibilidade de apoio e suporte da Casa da Arquitetura, nomeadamente através da possibilidade de consulta do Acervo de Luis Ferreira Alves que está no seu Arquivo;

- Possibilidade de concorrer a diversos programas de apoio:  Apoios e Bolsas Gulbenkian, Apoio às Artes DGArtes e programa de apoio a jovens – Bolsas de Estágio Santander – e Bolsas de Mérito – Apoio à Dissertação – SASUP – U.Porto.

Consulta de mais informação em formato PDF e no SIGARRA FAUP.

Envio de CV e portefólio para: 


info.aai@arq.up.pt