Proposta de colaboração para projeto Atlas

 

Proposta de colaboração para projeto Atlas

 

O projeto Atlas (desenho.org) foi desenvolvido por Pedro Maia a partir de 2021 e serviu, através da página com o mesmo nome, para dar apoio às disciplinas de desenho na altura da pandemia.

Posteriormente já em 2023 e tendo contado com a colaboração de alguns colegas na FBAUP e FAUP, os atlas de imagens, o número de páginas, os menus, foram crescendo e, neste momento, foi a altura de criar uma equipa editorial que pudesse contribuir para o projeto com uma visão mais heterogénea do desenho, tendo sido integrados muito recentemente os(as) artistas, docentes e investigadores Cláudia Amandi, Emílio Remelhe, Jorge Marques e José Manuel Barbosa.

Neste momento, que estamos a preparar a apresentação pública do Atlas à Universidade do Porto, no âmbito do Prémio Prática Pedagógica Inovadora, resolvemos alargar ainda mais o projeto ao nível dos seus colaboradores, sejam eles docentes, artistas, investigadores ou entidades diversas relacionadas com o desenho. 

Nesse sentido, vimos convidar a todos, numa primeira fase, para participarem na edificação da página Vocabulário que de momento já tem para cima de 400 entradas definidas, desde palavras ou expressões mais simples e correntes até termos mais especializados, direta ou indiretamente relacionados com o desenho. 

A proposta que fazemos a cada um, é que escolha os termos mais próximos da sua área de especialização, e/ou que proponha outros que não encontre na listagem já definida, e que crie um parágrafo ou um pequeno texto relativamente à sua definição. Todas as entradas que recebermos serão justa e individualmente identificadas em termos de autores(as) na página do Vocabulário e, caso diferentes autores(as) escrevam sobre a mesma palavra ou expressão, publicaremos e colocaremos em diálogo essas diferentes perspetivas. Numa fase mais avançada, admitimos vir a reduzir o número de entradas no Vocabulário, de forma a eliminar os termos mais conhecidos e banais, para apostar mais naqueles potencialmente mais complexos e especializados.  

Para além desta colaboração, e sabendo que a página Atlas tem vindo a ser visitada cada vez por mais pessoas, estamos desde já abertos para divulgar, nos diferentes menus disponíveis, toda e qualquer atividade ou evento relacionado direta ou indiretamente com o desenho, desde que se adapte ao perfil do projeto.

Pedro Maia

pedromaia.eu

Atlas

School of Fine Arts, University of Porto

School of Architecture, Lusófona University of Porto

Integrated Member ARQ-ID: http://arq-id.ulusofona.pt