O documentário da RTP2 “Luis Ferreira Alves: Um Olhar Construído”

 
 
 

Da direita para a esquerda: Pedro Leão Neto, Ricardo Gonçalves, Victor Neves, Teresa Paixão e Joana Azevedo | Antestreia do documentário e conversa - Luis Ferreira Alves | Um olhar Construído - Casa da Arquitetura /21 de Jan.

DOCUMENTÁRIO DA RTP2 “LUIS FERREIRA ALVES: UM OLHAR CONSTRUÍDO”

exibição na RTP2 na grelha do próximo dia 26 de janeiro, ÀS 22:50

PT/ENG

Teve lugar na na Casa da Arquitetura no dia 21 de Janeiro, às 16:30, a antestreia do documentário da RTP2 sobre Luis Ferreira Alves na Casa da Arquitetura. Um olhar sobre o fotógrafo, a obra e a pessoa, num documentário intimista, para ver ou rever no dia 26 de janeiro na RTP2 às 22h50.

O documentário sobre a vida e obra do fotógrafo portuense - “Luis Ferreira Alves: Um Olhar Construído” - oferece um olhar incisivo sobre uma personagem poliédrica da cultura arquitetónica portuguesa, fotógrafo, cineasta e amante da vida.
Após a exibição da antestreia do documentário, teve lugar uma conversa em torno da obra e da pessoa de Luis Ferreira Alves com Teresa Paixão, Diretora da RTP2, Ricardo Gonçalves, realizador do documentário, Victor Neves, autor do documentário e Pedro Leão Neto, investigador e docente em comunicação de arquitetura e fotografia na FAUP. A moderação ficou a cargo da arquiteta Joana Azevedo (neta de Luis), Master Advanced Studies Architecture and Urban Design _ The Berlage TU Delft, Master Architect _ FAUP Porto


A exibição do documentário na Casa da Arquitectura antecipou a sua exibição em antena na RTP2 na grelha do próximo dia 26 de janeiro às 22h50.

Casa da Arquitetura: Antestreia de documentário sobre Luis Ferreira Alves

Trailer | Luís Ferreira Alves: Um Olhar Construído | RTP 

0:00 / 0:53

A vida e obra de um dos mais reconhecidos fotógrafos portugueses de Arquitetura. Luis Ferreira Alves, fotógrafo, cineasta e amante da vida.

https://www.youtube.com/watch?v=WmSUE2UpSF0


A vida e obra de um dos mais reconhecidos fotógrafos portugueses de Arquitetura. Luis Ferreira Alves, fotógrafo, cineasta e amante da vida.

Luis Ferreira Alves nasceu em Valadares, em 1938. Destacou-se como fotógrafo de Arquitetura, tendo fotografado obras dos principais arquitetos da denominada Escola do Porto, onde se destacam Fernando Távora, Pedro Ramalho, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Adalberto Dias e João Álvaro Rocha.

Um homem apaixonado pela fotografia e pelo cinema que se especializou na fotografia de arquitetura e do património. Considerado por muitos como único e, ao mesmo tempo, visto como o grande divulgador da arquitetura portuguesa a nível mundial.

Luís Ferreira Alves: um olhar construído é um documentário da autoria de Victor Neves e Carlos Lopes com realização de Ricardo Gonçalves, sobre a vida e obra do fotógrafo portuense e oferece um olhar incisivo sobre uma personagem poliédrica da cultura arquitetónica portuguesa, cineasta, fotógrafo e amante da vida.

Para ver quinta-feira, às 22h50, na RTP2.

 

Título Original: Luís Ferreira Alves: Um Olhar Construído

Realização: Ricardo Gonçalves

Produção: Até ao Fim do Mundo

Autoria: Victor Neves, Carlos Lopes

Ano: 2022

Duração: 49 minutos

 

GALERIA DE FOTOS