Ensaio Landscapes of Care: Between spaces of protection and political rights é seleccionado ao Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp

 
 
 

© Jorge Marum/Maria Neto

Ensaio Landscapes of Care: Between spaces of protection and political rights é seleccionado pelo Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp

Sob autoria de Maria Neto, Pedro Leão Neto e Roberto Goycoolea Prado - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, grupo de investigação em Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU) (Portugal) - a investigação Landscapes of Care: Between spaces of protection and political rights é seleccionada pelo Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp, integrando a antologia que inclui outros 16 ensaios.  

Para disseminar a cultura arquitectónica em âmbito académico, este livro digital reúne uma selecção de trabalhos apresentados por instituições universitárias de todo o planeta. 

Nas palavras da dupla que assume a curadoria deste concurso, Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, «As universidades são essenciais para a experimentação, inovação e produção de conhecimento, e as questões avançadas por Terra apelam a uma oportunidade para profissionais, estudantes e docentes poderem dialogar. Estas investigações exploram diferentes abordagens de escolas em todo o mundo que aspiram a mudar os paradigmas disciplinares da arquitectura, urbanismo e paisagismo.» 

Uma antologia open source tem grande potencial de aplicabilidade ao levar conhecimento a mais pessoas, inspirando a sua concretização na prática e fomentando o intercâmbio e novas aprendizagens entre instituições. Esperamos que este legado seja catalisador de uma mudança em prol do futuro da ecologia em arquitectura.

Gratuita e integralmente em inglês, pode ser descarregada online a partir do final de Setembro nos sites da Trienal e das editoras parceiras Circo de Ideias e Monade. Esta antologia reúne contributos de 12 países, do Canadá ao Egipto, com destaque para as cinco investigações oriundas de Portugal.

(fonte: https://www.trienaldelisboa.com/)