8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SOPHIA JOURNAL - FAUP | SEPT 2023

 
 
 

8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SOPHIA JOURNAL

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

Organização: Hugh Campbell, Igea Troiani, João Leal, Mark Durden, Olívia Marques da Silva, Pedro Leão Neto, Rikke Munck Petersen, Teresa Ferreira

PT/ENG

Nos dias 15 e 16 de setembro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), realizou-se mais uma edição da nossa conferência internacional Sophia Journal, dando continuidade ao ciclo anual bem-sucedido de fóruns internacionais dedicados à exploração crítica das interseções entre a imagem e a arquitetura.

Tendo como motivo de interesse as práticas fotográficas e visuais contemporâneas que exploram como a arquitetura, no seu sentido mais amplo, pode contribuir para a cura de um planeta em crise, a 8ª Conferência Internacional do Sophia Journal: "Landscapes of Care: Photography, Film, Modern Architecture, and Landscape Heritage" centrou-se tanto na reflexão teórica como no trabalho de campo. A conferência analisou de que forma a fotografia e a produção cinematográfica podem servir como ferramentas descritivas, analíticas e interpretativas, transmitindo perspectivas originais e novas visões sobre a arquitetura moderna e o património paisagístico.

O evento compreendeu um programa que combinou sessões ao vivo e videoconferências, transmitidas online, permitindo assim a participação de uma maior audiência. O programa apresentou uma variedade de atividades ricas e diversas, incluindo:

·       Três mesas-redondas, cada uma dedicada a um tópico específico (Types, Places e Processes), onde as discussões giraram em torno da fotografia, cinema, arquitetura moderna e patrimônio paisagístico, com apresentações de artigos e ensaios visuais enviados.

·       Uma exposição de fotografia intitulada "The Idea of Álvaro Siza"

·       Uma discussão em painel/mesa-redonda com autores convidados sobre o tema "Documentary Artistic Publications About Architecture,", com a apresentação de quatro publicações, nomeadamente "Another Approach to the Works of Álvaro Siza" by Pedro Leão Neto e a coleção scopionewspaper "The Idea of Álvaro Siza" by Mark Durden and João Leal.

·       Chamada Aberta (Open Call) Sophia Journal, Vol. 9, "Landscapes of Care. Public housing across multiple geographies: Crossing theories and practices". 

A conferência emergiu como uma plataforma dinâmica capaz de abordar questões significativas centralizadas na discussão da fotografia e do cinema, permitindo-nos compreender a dimensão social da arquitetura. O evento incentivou a compreensão da arquitetura, como Alvar Aalto preconizou, como "a great synthetic process of combining thousands of definite human functions." Acreditamos que esta perspectiva contribui para um entendimento mais profundo do potencial do equilíbrio ecológico e sustentável entre arquitetura e natureza na arquitetura moderna e paisagística.

Organizado pelo Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo, sediado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CEAU/FAUP), em colaboração com a University College Dublin (UCD), London South Bank University (LSBU), University of Copenhagen (UCPH), Newport – University of South Wales (USW/eCDR), e a School of Media Arts and Design (P.PORTO/ESMAD), a 8ª Conferência Internacional Sophia Journal marcou a continuação de uma série de conferências intimamente alinhadas com a revista científica com revisão por pares Sophia Journal que publica artigos teóricos e ensaios visuais que investigam e pensam criticamente as intersecções entre a imagem e a arquitectura.

Estamos muito satisfeitos com o sucesso da 8ª Conferência Internacional do Sophia Journal, que ocorreu quer online quer presencialmente na nossa magnífica Cidade e Escola de Arquitetura do Porto, projetada por Álvaro Siza. O evento provou ser não apenas um fórum importante para fomentar a reflexão e o debate nos campos da Arquitetura, Arte e Imagem, mas também uma plataforma significativa para criar um ambiente amigável que facilitou trocas construtivas de ideias e networking entre investigadores e colegas de diversos países. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer através uma experiência pessoal alguns dos edifício icónicos de Álvaro Siza, como as Piscinas das Marés de Leça de Palmeira e o Pavilhão Carlos Ramos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A Exposição da conferência "The Idea of Álvaro Siza" foi inaugurada com uma recepção de Vinho do Porto, cortesia da Niepoort e Vieira de Castro, que contou com a presença do Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da U. Porto, Prof. Doutor Pedro Rodrigues.

Queremos expressar a nossa gratidão a todos os participantes desta 8ª Conferência Internacional Sophia Journal, que tem sido uma parte integral da nossa comunidade acadêmica já há mais de oito anos. A conferência tem desempenhado um papel significativo para a criação de uma rede internacional focada na interseção entre Fotografia e Arquitetura. A comissão organizadora está muito satisfeita por ter conseguido realizar esta conferência com sucesso, tanto virtualmente quanto presencialmente, e esperamos que todos os participantes tenham desfrutado o melhor possível da sua estadia na nossa magnifica cidade do Porto.

+ info

8th SOPHIA INTERNATIONAL CONFERENCE WEBSITE
Research group 'Arquitectura, Arte e Imagem — AAI'  CEAU.FAUP

SCOPIO Network

FAUP SIGARRA