Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas "Retrato e Auto-representação: intersecções entre o Desenho e a Fotografia” com Ricardo Leite

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Retrato e Auto-representação: intersecções entre o Desenho e a Fotografia”

Convidados: RICARDO LEITE

10 de JANEIRO | 14h30 - 16h00 | (QUARTA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP 

Irá realizar-se no dia 10 de Janeiro de 2024, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas Abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto,, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP, contando com a presença do Professor Doutor Ricardo Leite, que leciona nas disciplinas de Desenho 1, 2 na FAUP (FAUP).

A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre o significado do exercício de retrato e as possíveis interseções entre o desenho e a fotografia, tendo como mote um conjunto de projetos de Retrato de Estudantes da unidade curricular de FACT.

A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre o significado do exercício de retrato e as possíveis interseções entre o desenho e a fotografia, tendo como mote um conjunto de projetos de Retrato de Estudantes da unidade curricular de FACT.

Equacionando o retrato como algo mais abrangente do que a materialização da "geografia de um rosto" (ultrapassar o que é meramente ótico), esta aula aberta procura refletir sobre o processo de construção do retrato (tempo e espaço) e a sua experiencia (interação, intuição, sentidos), tendo como pano de fundo um conjunto de projetos fotográficos de Retrato.

Neste contexto, o do Retrato, as possíveis intersecções entre desenho e fotografia serão tema a desenvolver na nossa intervenção. O facto de o tema aqui abordado cruzar o desenho e a fotografia possibilita discorrer em conjunto sobre alguns aspectos que parecem ser pertinentes neste contexto. Comecemos pela técnica e tempo implícitos na execução de cada uma destas formas de representação. Entre a realidade óptica da fotossensibilidade da cãmara e as suas metodologias práticas e a realidade perceptiva de quem faz uso dos materiais de desenho, entre o disparo da câmara fotográfica e o movimento e pressão da mão que conduz o lápis para fazer um retrato, parece, a um primeiro olhar, não haver lugar a muitos pontos de contacto. Desde logo, os tempos de cada uma destas abordagens distinguem-se claramente. Contudo, o interesse em torno desta questão poderá passar por tentarmos aprofundar não somente o que de comum terão, mas também o que as suas diferenças poderão trazer de partilhável.

Partindo do princípio de que ambas as técnicas de representação procuram a fixação das particularidades fisionómicas de um ou mais indivíduos chegamos de imediato a um ponto comum: o modelo. Este será o nosso alvo, com o seu inconfundível e complexo elemento de destaque: a cara.

Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

Notícia no Sigarra / FAUP

 

Enquadramento 

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições. 
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.  

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.  
 


Biografias 

Ricardo Leite (FAUP)

Nasce no Porto em 1970. Licenciado em Artes Plásticas Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) em 1999 com a média final de 14 valores. De Outubro de 1998 a Abril de 1999 estuda na Universidade de Salford (Reino Unido) ao abrigo do programa Erasmus.
De 2000 a 2010 desempenha funções de docente como assistente convidado na ESAP (Escola Superior Artística do Porto). De 2010 a 2016 tem desempenhado as mesmas funções como docente nas Faculdades de Belas Artes (FBAUP) e de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).
Em 2016 finaliza o doutoramento em Arte e Design na FBAUP com o título Ao espelho o Eu é outros – o auto-retrato nu, pintura e desenho.  É formador nos cursos livres de desenho de figura humana da FBAUP desde 2006. Em 2000 participa, com um retrato, na Exposição do BP/Amoco Award na National Portrait Gallery, Londres (de 21 de Junho a 1 de Setembro) e Aberdeen Gallery, Aberdeen (de 28 de Outubro a 9 de Dezembro). Nesse ano vence o Prémio da I Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel. Em 2006 é-lhe atribuído o Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos / Centro Nacional de Cultura. Em 2014 realizou o retrato oficial do Professor José-Augusto França que agora é propriedade da Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa. Tem desenhado personalidades da vida cultural nacional: O arquiteto Álvaro Siza, o filósofo Eduardo Lourenço, os escritores Richard Zimler e Mário Cláudio, os pintores Júlio Pomar, Nikias Skapinakis e Jorge Pinheiro, o pianista António Rosado entre outros.

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)

Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.