Apresentação - Conferência | AulaVISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO de Sara Lino” com Sérgio Rolando

 
 

Apresentação - Conferência | Aula
VISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO de Sara Lino” com Sérgio Rolando

24 de Fevereiro | 16h30 - 18h00 |  (Quarta-feira) - FAUP - Videoconferência Zoom

Irá realizar-se no dia 24 de Fevereiro pelas 16:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, uma Aula Aberta com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidados o investigador e docente Sérgio Rolando (ESMAD | IPF) e Sara Lino, finalista do IPF e a fotógrafa e autora do projeto fotográfico VISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO publicado na scopionewspaper. Pedro Leão Neto apresentará o projeto scopionewspaper research publications, nomeadamente o número que tem como base o trabalho realizado pela autora durante o seu estágio estágio profissional na scopio Edition 2019/2020. Sara Lino irá apresentar o seu projeto e em seguida Sérgio Rolando fará uma brrve reflexão sobre a utilização da fotografia como instrumento de pesquisa sobre o território e a importância da combinação original de diferentes estratégias visuais para  desenvolver "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território tendo como base o projeto desenvolvido por Sara Lino.

Neste contexto, irá também ser objeto de reflexão a importância do universo editorial quer em suporte analógico quer digital em rede para garantir a acessibilidade, partilha e diálogo.


O evento (online), é aberto a estudantes, docentes e investigadores da U.Porto, sendo a assistência presencial reservada aos estudantes inscritos nas unidades curriculares 'Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território' e 'CAAD I' e 'CAAD II'.


Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.


Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitetura que são de grande interesse para o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Enquadramento

Este Ciclo AAI de conferências, aulas e debates em volta do universo da Arquitetura, Arte e Imagem tem o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, sendo a responsabilidade da sua organização o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) através do seu grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.

Para a assistência digital, será usada a plataforma Zoom

> scheduled Zoom meeting.

Topic: Conferência | Aula VISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO de Sara Lino” com Sérgio Rolando

Time: Feb 24, 2021 04:30 PM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85451214839


Biografias

Sérgio Rolando
Vive no Porto, onde trabalha como fotógrafo e como docente no ensino superior. Estudou fotografia no IPF, licenciou-se em Tecnologia de Comunicação Audiovisual, é Mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE. Foi Bolseiro de Pépinières Européennes pour jeunes artists (2003), ESMAE (2011) e Instituto Camões (2015/2016).
Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, possuindo diverso trabalho publicado.


Sara Lino
Nasceu em 1998 no Porto. Cresceu no local onde ainda reside, em Ermesinde.

Após ter frequentado o Instituto Português de Fotografia (IPF Porto) em 2017-2019, estagiou na Associação Cultural Cityscopio, com tutoria do Professor Doutor Pedro Leão Neto. A Cityscopio está associada ao grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). 

Durante este percurso, deu origem a alguns projetos: “A minha dor” em 2017, “Different realities” em 2018, “Acasos” e “Primavera” em 2019 e “Bairro da Bouça: Interioridade e espaço” em 2020.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.