Apresentação - Conferência | AulaProjeto de Fotografia Contemporânea “Praça Pedro Nunes” com Frederico Martinho e João Castro Ferreira

 
 

Apresentação - Conferência | Aula
Projeto de Fotografia Contemporânea “Praça Pedro Nunes” com Frederico Martinho e João Castro Ferreira

3 de Março | 16h30 - 18h00 |  (Quarta-feira) - Auditório da Biblioteca, FAUP - Videoconferência Zoom

Irá realizar-se no Auditório da Biblioteca da FAUP no dia 3 de Março, pelas 16:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, uma Aula Aberta com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitetura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidados Frederico Martinho, Fotógrafo, Mestre em Arquitetura com a dissertação A Fotografia na Obra de Luis Barragán: Da imagem fotográfica ao imaginário (DARQ) e membro colaborador no CEAU integrado no grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e João Castro Ferreira, Arquiteto licenciado pela FAUP (1992), Professor Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa, com doutoramento em Arquitetura - Construção de Espaço Público na Cidade do Porto durante o século XX - FAUP (2013), sendo também membro colaborador no CEAU integrado no grupo de investigação AAI.

Frederico Martinho irá apresentar o seu projeto de Fotografia Contemporânea “Praça Pedro Nunes” publicado em grande formato na edição da scopionewspaper VISUAL SPACES OF CHANGE PRAÇA PEDRO NUNES by Frederico Martinho #1 October 2020 - ISSN 2183-6906 | ISBN 978-989-54878-0-6 -, um trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC) tendo como base teórica a tese de doutoramento de João Castro Ferreira um estudo que se debruça sobre compreensão da caracterização morfológica do espaço público, construído na cidade do Porto durante o período de 1890 a 2010, atendendo, em particular ao seu entendimento enquanto estrutura compositiva, procuramos distinguir tipos formais predominantes e objeto de estudo a praça Pedro Nunes. 

Após a apresentação do projeto de Fotografia Contemporânea “Praça Pedro Nunes”, Pedro Leão Neto irá iniciar o debate com João Castro Ferreira e Frederico Martinho tendo como enfoque as problemáticas em volta da fotografia documental e artística utilizada como um instrumento de investigação complementar para explorar a temática do espaço público, tendo como preocupação trazer novas leituras sobre estes espaços e arquitetura. Neste contexto, irá também ser objeto de reflexão a importância do universo editorial quer em suporte analógico quer digital em rede para garantir a acessibilidade, partilha e diálogo sobre estas temáticas.

O evento (online), é aberto a estudantes, docentes e investigadores da U.Porto, sendo a assistência presencial reservada aos estudantes inscritos nas unidades curriculares 'Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território' e 'CAAD I' e 'CAAD II'.
Para a assistência digital, será usada a plataforma Zoom.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.


Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitetura que são de grande interesse para o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

Este Ciclo AAI de conferências, aulas e debates em volta do universo da Arquitetura, Arte e Imagem tem o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, sendo a responsabilidade da sua organização o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) através do seu grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.

Hi there,

< scheduled Zoom meeting.

Topic: Conferência | Aula

Projeto de Fotografia Contemporânea “Praça Pedro Nunes” com Frederico Martinho e João Castro Ferreira

Time: Mar 3, 2021 04:30 PM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88230973731


Biografias

João Castro Ferreira
João Carlos Castro Ferreira conclui o seu Doutoramento em Arquitectura - Construção de Espaço Público na Cidade do Porto durante o século XX - em 2013 (FAUP), Mestrado em Construção de Edifícios em 2004 (FEUP) e Licenciatura em Arquitectura em 1992 (FAUP). É Professor Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa e responsável pelo gabinete de arquitetura João Castro Ferreira, arquitectos, Lda. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Participou em 3 evento científicos. Orientou 6 dissertações de mestrado. Orientou 10 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Arquitectura com ênfase em Desenho Urbano No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: suburbanização; urban form; Porto; espaço público; expansão urbana e forma.

 

José Frederico Martinho
Mestre em Arquitectura com a dissertação A Fotografia na Obra de Luis Barragán: Da imagem fotográfica ao imaginário, pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ), orientado pelo Professor João Paulo Providência e arguido por Professor José Maçãs de Carvalho. Investigadora do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Universidade do Porto..


Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.