Aula Aberta | Fotografia e experiência espacial nas cidades

 

Aula Aberta | ”Fotografia e experiência espacial nas cidades” com LUCIANO BERNARDINO DA COSTA (IAU-USP)

29 de novembro de 2023, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP

Irá realizar-se no dia 29 de novembro de 2023, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP, contando com a presença do Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP).

A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre as interseções entre o fenômeno urbano e a fotografia implicam, muitas vezes, na exploração das fronteiras entre o corpo situado e a representação. Como uma trama que se faz de ação, pensamento e visualidade, a rica tradição fotográfica e as práticas da deriva e do caminhar possibilitam desdobramentos em séries, inventários, constelações de imagens ou mesmo textos escritos em diálogo com processos artísticos ou com saberes diversos. Neste campo transversal de produção de conhecimento, o qual perpassa muitas das pesquisas sobre as espacialidades urbanas, situa-se esta aula aberta ao trazer reflexões sobre projetos em andamento no Brasil sob três perspectivas: i) tecnologias do ver, estética fotográfica e urbanidade;  ii) paisagem: o “ver de perto”, o “ver de longe” em um conjunto habitacional; iii) fotografia, escrita e experimentações visuais.

Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita

Enquadramento

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI / CEAU / FAUP) e scopio Editions.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo AAI – Arquitectura, Arte e Imagem - está muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 


Biografias
Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP)
Professor-Doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Co-coordenador do Núcleo de Espacialidades Contemporâneas, NEC. Atua em ensino e pesquisa na graduação e pós graduação na área de ‘Representação e Linguagem da Arquitetura e da Cidade’ em suas interlocuções com a produção artística, a imagem e a percepção do urbano, tendo artigos e ensaios teóricos-fotográficos publicados sobre o tema em revistas nacionais e internacionais e em Anais de Congressos. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo_FAU-USP, 2010, na área de Projeto, Espaço e Cultura. Mestrado em Educação pela UNICAMP, 2001. Graduação em Ciências Sociais, UNICAMP. Tem a fotografia como companheira em reflexões e experimentações visuais voltadas ao espaço urbano.

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.