Terramaia #3 já disponível ao público

 
 

Terramaia #3 já disponível ao público

O terceiro número da Terramaia debruça-se sobre o universo do trabalho, falando sobre esta temática tão importante que afeta diversas dimensões da vida no planeta e interfere em domínios tão significativos do Ordenamento Territorial como os do planeamento, o ambiente, a mobilidade e transportes, a cultura e a participação cívica.
É uma publicação da Câmara Municipal da Maia enquadrada pelos seus Pelouros do Planeamento Territorial e da Cultura e destina-se não só a todos os especialistas na temática, mas também ao público em geral, assumindo um propósito científico-pedagógico.

A publicação Terramaia é um projeto editorial do Munícipio da Maia no qual a equipa da scopio Editions participa e que pretende constituir um espaço de informação abrangente ligado ao universo do ordenamento territorial. Há objetivos nesta revista Terramaia que cruzam áreas de interesse do projeto scopio, nomeadamente a vontade em oferecer uma visão rica e integral sobre o universo do planeamento e projeto do ambiente urbano, capaz de interessar diversos públicos e a sociedade civil. Na verdade, existe em terramaia uma preocupação significativa em informar de forma clara e pedagógica sobre as diversas áreas do saber que integram o exercício do ordenamento territorial e promover uma reflexão coletiva sobre essas mesmas áreas e temáticas: do urbanismo, da arquitectura, da participação pública, da cultura, da arte e de outras mais.

A scopio tem como missão alargada reforçar a ligação entre a Universidade e a sociedade civil, com particular ênfase na transferência de conhecimento interdisciplinar nos campos da arquitectura, arte e imagem, integrando este conhecimento em diversas formas de investigação e intervenção no espaço público que visam potenciar a construção de cidadania. Neste contexto, o nosso meio privilegiado de ação é o das publicações e editorial com enfoque nas temáticas da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), nomeadamente o da Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território. Por todas estas razões acreditamos que Terramaia vem preencher um espaço de grande importância para o Município e não só, nomeadamente como um fórum editorial capaz de promover uma reflexão importante sobre o território e oferecer um entendimento da arquitetura abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.

Convidamos, assim, os leitores a conhecer as ideias e temáticas dos diversos artigos deste número de Terramaia #3