Sessão final de apresentação dos projetos de fotografia da FAUP encerrou ciclo de apresentações públicas no Casa Cor de Rosa

 

Sessão final de apresentação dos projetos de fotografia da FAUP encerrou ciclo de apresentações públicas no Casa Cor de Rosa

A segunda e última sessão de apresentação pública dos projetos desenvolvidos no âmbito da formação e do ensino da fotografia aplicada à arquitetura, à cidade e ao território decorreu no dia 19 de junho, na Casa Cor de Rosa, concluindo um ciclo de apresentações iniciado a 12 de junho e integrado nas atividades do Observatório Fotografia — AAI / CENP / FAUP.

A sessão reuniu os formandos do Curso de Formação Contínua Fotografia como Instrumento de Interpretação e Representação da Arquitetura e do Espaço Urbano — FIIRAEU. Contou ainda com a participação dos convidados João Leal, da ESMAD | IPP, e Cristina Ferreira, da FBAUP, que acompanharam e comentaram os diferentes projetos apresentados.

Na abertura da sessão, Pedro Leão Neto destacou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, referindo o trabalho pedagógico excecional realizado por Ana Miriam Rebelo, sublinhando o empenho dos estudantes e formandos e a relevância das abordagens apresentadas. Saudou igualmente a presença dos convidados, agradecendo a sua disponibilidade para participar neste momento de partilha e discussão crítica.

Ao longo da manhã, sucederam-se as apresentações dos diversos projetos, num ambiente marcado pela atenção, pelo debate e pela troca de perspetivas. Cada trabalho constituiu uma oportunidade para refletir sobre diferentes formas de observar, interpretar e representar a arquitetura, a cidade e o território através da fotografia, evidenciando a diversidade de metodologias, referências e estratégias visuais desenvolvidas pelos participantes.

Os comentários de João Leal e Cristina Ferreira revelaram-se particularmente enriquecedores, proporcionando leituras críticas complementares dos trabalhos apresentados e contribuindo para aprofundar a discussão em torno das suas opções conceptuais, metodológicas e formais. As suas intervenções foram acompanhadas por contributos de contextualização e enquadramento por parte de Ana Miriam Rebelo e Pedro Leão Neto, promovendo um diálogo contínuo entre estudantes, formandos, docentes e convidados.

Tal como na primeira sessão, o elevado nível de participação e a qualidade geral dos projetos apresentados confirmaram a pertinência deste formato de apresentação pública, entendido não apenas como momento de avaliação e comunicação dos resultados obtidos, mas também como espaço de aprendizagem, reflexão crítica e construção coletiva de conhecimento.

O encerramento deste ciclo permitiu ainda reforçar os objetivos do Observatório Fotografia, linha de investigação pedagógica, editorial e de cultura visual integrada no Grupo de Investigação Arquitetura, Arte e Imagem — AAI / CENP / FAUP. Enquanto plataforma dedicada ao ensino, investigação, experimentação e disseminação da fotografia aplicada à arquitetura, à cidade e ao território, o Observatório procura consolidar um espaço permanente de articulação entre práticas pedagógicas, produção visual, investigação, arquivo, edição e comunicação pública do conhecimento.

As sessões realizadas a 12 e 19 de junho constituíram, neste contexto, um importante momento de convergência entre diferentes níveis de ensino, investigação e formação contínua, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido na FAUP e afirmando a fotografia como instrumento de observação crítica, interpretação, representação e produção de conhecimento sobre o espaço construído.

Com o encerramento desta primeira edição das apresentações públicas, fica reforçada a importância de criar espaços regulares de partilha e debate em torno da fotografia e da cultura visual, promovendo o diálogo entre estudantes, docentes, investigadores e profissionais e contribuindo para o aprofundamento das relações entre fotografia, arquitetura, cidade e território.

 

Research group:  Architecture, Art and Image AAI