A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés’ por Mark Durden e João Leal

 
 
 

A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés’
por Mark Durden e João Leal

Exposição NO ESPAÇO Mira 16H | 11/02 – 25/03 | 2023

Inaugura no próximo dia 11 de Fevereiro pelas 16h no Espaço Mira a exposição ‘A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés’ por Mark Durden e João Leal. The Idea of Álvaro Siza é um projeto fotográfico que tem a sua origem no trabalho desenvolvido por Mark Durden e João Leal  em resposta à arquitetura de Siza desde 2017.

O projeto fotográfico de Mark Durden e João Leal em volta da obra de Álvaro Siza contou desde o início com o apoio de Pedro Leão Neto e do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem CEAU | AAI e deu origem ao projeto editorial | design gráfico scopio Newspaper "The Idea of Álvaro Siza" com chancela da scopio Editions.

A scopio Editions, que é um projeto editorial universitário com uma forte componente de investigação, tem como objetivo captar o interesse de diferentes grupos e pessoas vindas dos mais variados grupos, instituições e áreas de estudo, para o trabalho da fotografia documental artística, utilizada como instrumento para questionar a Arquitetura, Cidade e Território.

A exposição dá a conhecer o trabalho fotográfico desenvolvido em volta das Piscinas das Marés obra paradigmática de Álvaro Siza Piscina, do qual resultará o terceiro volume da coleção  ‘scopio Newspaper "The Idea of Álvaro Siza"’ (a sair em junho de 2023) a juntar-se aos dois volumes da mesma coleção já publicados sobre o Museu de Serralves, Pavilhão Carlos Ramos, Faculdade de Arquitetura do Porto e complexo de habitação social da Bouça.

O projeto está agora a expandir-se de forma a incluir obras de outros arquitetos. Em 2023, para além da publicação sobre a Piscina das Marés, serão lançadas mais duas: sobre o túmulo da família Brion de Carlo Scarpa, em San Vito d'Altivole e o Cemitério de San Cataldo de Aldo Rossi, em Modena, ambas em Itália.

Pela realização desta exposição, os autores gostariam de agradecer: à Universidade de South Wales, Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto, Casa da Arquitetura, Matosinhos Sport, Álvaro Siza, Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, Pedro Leão Neto, Né Santelmo, Abigail Ascenso, Teresa Ferreira, Peter Finnemore, Tom Wood, Cesário Alves e Inês Magalhães.



BIOGRAFIAS
Mark Durden é escritor, artista e professor. As suas publicações incluem 'The Routledge Companion to Photography Theory', co-editado com Jane Tormey (Routledge 2019), 'Photography Today' (Phaidon, 2014), que foi posteriormente traduzido para francês, espanhol, turco e chinês, 'Fifty Key Writers on Photography' (Routledge 2012), que foi traduzido para chinês e farsi. Juntamente com David Campbell e Ian Brown, faz parte do coletivo de artistas Common Culture. Foi curador de várias exposições sobre arte e consumismo e arte e comédia com David Campbell: 'Variable Capital' no Bluecoat Liverpool em 2008, e 'Double Act' que foi lançado no Bluecoat Liverpool e no MAC Belfast em 2016 e depois adaptado para uma exposição nos Açores em 2017. Atualmente é Professor de Fotografia e Diretor do 'European Centre for Documentary Research' na University of South Wales, no Reino Unido. 

João Leal é artista e professor. Participa em exposições individuais e colectivas desde 2001. Desenvolve trabalhos utilizando imagens em movimento, estáticas e som que se apresentam no formato de exposição, projeção e instalação. Enquanto artista tem como principais interesses as ideias de “estrutura” (e as suas várias conotações), a dicotomia “proximidade / distância” e as formas de ocupação do espaço expositivo. Em 2005 venceu, ex-aequo, o Prémio Pedro Miguel Frade, do Centro Português de Fotografia, com o trabalho “Night Order”. Em 2018 venceu o prémio aquisição da XX Bienal de Cerveira, com o trabalho "Where Am I". Doutoramento em Artes Visuais ('practice based' em instalação, fotografia e videoarte) pela University of South Wales em ligação com o European Centre for Documentary Research. Trabalhou nos Teatros Nacionais São João e D.Maria II, na RTP televisão portuguesa e na “Casa da Música”. É Professor no Departamento de Artes da Imagem P.Porto | ESMAD e membro do CEAU | AAI - Grupo de Investigação em Arquitetura, Arte e Imagem e unidade de investigação da UNIMAD.

Website pessoal: www.joaoleal.pt