Lançamento e apresentação da publicação “Um outro olhar... - SERRALVES "

 
 
 

Mesa redonda - Lançamento e apresentação do livro “Um outro olhar sobre Obras de Álvaro Siza” de Pedro Leão Neto

PT/ENG

O lançamento e apresentação da reedição do livro Um outro olhar sobre obras de Álvaro Siza de Pedro Leão Neto, que é agora publicada através de dois volumes autónomos em Português e Inglês, com um novo design gráfico e integrando um segundo caso de estudo composto por duas novas séries fotográficas  e novos textos, terá lugar na Biblioteca de Serralves no dia 11 de Novembro (sexta-feira), pelas 18h30.

O lançamento conta com a participação do autor, Pedro Leão Neto, Professor e Editor, António Choupina, Arquiteto e Curador, Mark Durden, Escritor, Professor e Fotógrafo, com moderação de Olívia Marques da Silva, Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO

O livro tem como base o trabalho de investigação que tem sido desenvolvido na FAUP desde 2015 em volta da Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, bem como um estudo particular sobre as diferentes perceções e representações de um conjunto de edifícios arquitetónicos concebidos pelo arquiteto Álvaro Siza que são fotografados por diversos fotógrafos.  A conversa decorrerá em português e antevê a presença do arquiteto Álvaro Siza.

Este lançamento é o resultado de uma iniciativa da AAI/CEAU/FAUP | scopio Editions, em colaboração com a Livraria do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Notícia plataforma Serralves

BIOGRAFIAS

António Choupina é arquitecto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, fundou o atelier CH.A (CHoupina.Arquitectos) em 2010, ano em que colabora com a Escola de Artes e Design. É responsável pelas intervenções no Palácio de Carlos V em Granada e no Pavilhão Sverre Fehn durante a Visita Oficial da Presidência da República à Noruega. Acompanhou recentemente a construção do Pavilhão Álvaro Siza na Feira Internacional do Mobiliário da China, com quem desenvolveu vários projectos culturais, em parceria com Aedes Berlin, o Museu Vitra Design e a Rede Aga Khan. Como curador, tem curadoria de exposições no Museu de Serralves, no Museu Nadir Afonso, na Fundação Alfaro, na Fundação Tchoban ou na Fundação Marques da Silva, produzindo múltiplas publicações sobre a fronteira da arquitetura, arte e filosofia. É o editor de A As Architecture Network, júri de prémios internacionais e orador convidado em várias instituições e eventos, tais como o Bauhaus100 e o Fórum Internacional de Design de Arquitetura. 


Mark Durden é um escritor, artista e académico. As suas publicações incluem The Routledge Companion to Photography Theory, co- editado com Jane Tormey (Routledge 2019), Photography Today (Phaidon 2014), que foi subsequentemente traduzido para francês, espanhol, turco e chinês, Fifty Key Writers on Photography (Routledge 2012), que foi traduzido para chinês e farsi. Desde 1997 que expõe regularmente, tanto a nível nacional como internacional, como parte do coletivo de artistas Common Culture. Tem também sido responsável por diversas curadorias de exposições sobre arte e consumismo, bem como arte e comédia em parceria com o artista David Campbell: Variable Capital na Bluecoat Liverpool em 2008, e Double Act, que foi lançado na Bluecoat Liverpool e no MAC Belfast em 2016, e depois adaptado para uma exposição nos Açores em 2017. Desde 2017 que Durden tem trabalhado em colaboração com João Leal na produção de trabalho fotográfico de arquitetura modernista europeia, tendo iniciado esse trabalho com os edifícios de Álvaro Siza no Porto. Atualmente é Professor de Fotografia e Diretor do European Centre for Documentary Research, da University of South Wales, no Reino Unido. 


Olívia Marques da Silva Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/ Ph.d./MA). Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Português de Fotografia. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) , criou e coordenou o Mestrado em Comunicação Audiovisual com uma Especialização em Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico- Científico da ESMAE. Foi consultora fotográfica do Museu do Carro Elétrico dos Sociedade de Transportes Coletivos do Porto0. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University. Coordena a Conferência Anual de Multimédia, Fotografia e Cinema , de Imagens do Real Imaginado (IRI) É atualmente Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.


Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. A scopio Editions é um projeto editorial orientado para o universo AAI e muito ligado à academia e à investigação sobre Fotografia Contemporânea relacionada com Arquitetura, Cidade e Território. Foi curador de várias exposições de fotografia de arquitetura em Portugal e no estrangeiro, workshops e debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitetura, Arte e Imagem, tendo comissariado 8 conferências Internacionais com revisão de artigos por pares cega e atas publicadas. Destaca-se a 5th International Conference On the Surface: Photography on Architecture - Visual Spaces of Change, unveiling the publicness of urban space, cuja edição teve lugar
no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Lisboa (2018) sob a forma de conferências internacionais anuais da revista científica indexada Sophia Journal. É autor e editor de mais de 40 livros, entre os quais se destacam Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e IR do projeto de investigação Visual Spaces of Change financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT.