Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas - ”Sobreposições entre o real e a ficção: a memória, a fotografia e a colagem enquanto instrumentos de pensar a cidade e a arquitetura”

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Sobreposições entre o real e a ficção: a memória, a fotografia e a colagem enquanto instrumentos de pensar a cidade e a arquitetura”

Convidados: RAQUEL LAGOA

14 de Março | 14h30 - 16h00 | (TERÇA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP 

Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 14 de Março, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP. 

Esta sessão terá como convidada a arquiteta Raquel Lagoa, formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2021, que irá expor a temática do pensamento através da imagem como motor de crítica da cidade e arquitetura, tendo como suporte a sua dissertação de mestrado “Fragmentos de cidade, imagens de arquitetura, do espaço e da memória”, Menção Especial do prémio Archiprix em 2022 e alvo de outras publicações da U.Porto, como Alumni little Books.

 Concebida enquanto arquivo do presente, sobreposição de tempos e memórias, esta sessão criará um espaço inédito de discussão, onde a utopia emerge enquanto método de pensar a cidade, antecipando a problemática de uma futura prática em arquitetura. 

Fragmentos dispersos e imagens com vontade própria, que dominam a camada da inconsciência surgem, neste contexto, como vestígios e nuances da arquitetura e cidade que nunca nos permitem abandoná-las, física e espiritualmente. 

 Numa aproximação à condição experimental do atelier de arquitetura, o projeto apresentado ensaia um laboratório de fotografia onde se manipulam imagens e ideias que dão corpo a um exercício de autoria própria. Da casa para o mundo, do papel para o espaço público, exibem-se experiências fragmentárias, entre a teia de contradições do real, que refletem a exigência multidisciplinar de um projeto de arquitetura.

O próprio suporte de livro será abordado enquanto interpretacao de um atlas, mapa da mente, composição infinita de imagens à semelhança do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg (1924). Desta forma, condensar e tornar portáteis numa caixa- livro os fragmentos colecionados (consciente e inconscientemente) foi uma das principais motivações desta investigação. Com uma escrita que deixa em aberto a possibilidade de um contínuo revisitar da memória, aproxima- se o gesto de abrir uma caixa de recordações que reacende o passado no presente, sob a forma de imagens, textos e citações.

O olhar através da lente direcionada para a cidade (mundo real) e da mente para a arte (mundo abstrato) compõem a principal imagem ou tema desta apresentaçao, numa intersecção de dois mundos, aparentemente opostos. A construção de uma imagem (mental e física) da cidade, alternativa à que nos é hoje sugerida pelo meio cultural, surge como principal desafio que tem por base um pensamento que combina o universo da lógica e do sensível, cruzando a componente teórica e prática e autores que, ao longo da história, se empenharam em descodificar o enigma da cidade, da arquitetura e de quem as habita.

Neste contexto, esta aula aberta centraliza-se no resgate de fragmentos da banalidade do quotidiano que a memória absorveu para o consciente, tornando-os em imagens visíveis e úteis, que se projetam e nos projetam para lá do espaço real da cidade.

Enquanto método, a aula centrar-se-à na colagem ou manipulação digital das fotografías, na consequente criaçao de cenários utópicos, dificilmente conciliáveis mas não impossíveis. Sendo pouco relevante o que acontece em cada uma, importa sobretudo a relação que estabelecem com o real e com o observador, enquanto ‘despertadores’ de emoções, dúvidas e reflexões. Composições de fragmentos deslocados, ironias e eufemismos, as montagens impressionam, enganam, comovem ou agradam, ao mesmo tempo que deixam escapar os sinais de uma cidade a caminhar para o colapso.

A aula é aberta a toda a comunidade académica estando, no entanto, especialmente dirigida para os alunos das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia (CAAD I, II) 1º ciclo e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT) 2º ciclo de forma a incentivar a exploração da complementaridade do Desenho e da Fotografia no Processo de Comunicação e Representação em Projecto de Arquitectura num suporte de livro / jornal.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Documentary Artistic Photography on Contemporary Portuguese Architecture. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

 

Enquadramento 

A organização destas conferências / debates / auylas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições. 
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.  

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.  
 


Biografias 

 
Raquel Lagoa 

Raquel Lagoa nasceu na Figueira da Foz, em 1996. É arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2021), tendo frequentado um semestre na Escola de Arquitetura de Belleville, em Paris (2019). Experiências que contaminaram, inevitavelmente, um percurso multidisciplinar entre a arquitetura, a fotografia e a literatura. Paralelamente ao desenho, a escrita revelou-se um instrumento de projeto tão válido quanto o desenho, tendo sido autora de vários artigos publicados em: Fundación Arquia Blog (Barcelona), Revista MA (Faup, Porto), Revista Nu (Darq, Coimbra), Scopio Editions (Porto) e Esad-idea (Porto). No trabalho de dissertação deu início a uma investigação que alia o raciocínio através da escrita à comunicação através da imagem, contribuindo para a construção de um discurso crítico que tem em vista a descodificação do enigma do real, onde arquitetura e cidade convergem através dos seus fragmentos.

Atualmente, trabalha como arquiteta no atelier Ricardo Bofill (RBTA), em Barcelona.
 

Pedro Leão Neto 

Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.