Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas - ”Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura”

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura: Instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio”

Convidados: EDUARDO FERNANDES

18 de ABRIL | 14h30 - 16h00 | (TERÇA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP 

Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 18 de Abril, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP. 

Esta aula aberta ”Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura: Instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio” terá como autor convidado Eduardo Fernandes, que nos irá falar das complementaridades entre Teoria e Imagem (Desenho e a Fotografia) entendidos como instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio para a prática e disciplina da Arquitetura.

Interessa-nos nesta sessão abordar a temática da complementaridade entre a teoria e os dispositivos de desenho e fotografia no universo da Imagem e de como estes podem ampliar uma prática de arquitetura ou teoria como instrumentos do pensamento e imaginação. Serão assim analisados diversos exemplos ligados quer à docência quer à investigação e prática em Arquitetura, de forma a evidenciar a sua importância e de como esta complementaridade pode ser explorada.

A aula é aberta a toda a comunidade académica estando, no entanto, especialmente dirigida para os alunos das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia (CAAD I, II) 1º ciclo e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT) 2º ciclo de forma a incentivar a exploração da complementaridade do Desenho e da Fotografia no Processo de Comunicação e Representação em Projecto de Arquitectura num suporte de livro / jornal.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Documentary Artistic Photography on Contemporary Portuguese Architecture. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

Notícia no Sigarra / FAUP

 

Enquadramento 

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições. 
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.  

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.  
 


Biografias 

Eduardo Fernandes

Nasceu no Porto, em 1966. Os três anos que passou, como estudante, no liceu Alexandre Herculano despertaram-lhe o gosto pela arquitetura e pela obra de José Marques da Silva. Ingressou na FAUPorto em 1985; pelas janelas do pavilhão Carlos Ramos, viu crescer o novo edifício da Faculdade e a admiração por Álvaro Siza. Durante a licenciatura, que concluiu em 1992, a sua formação ficou marcada pelas aulas de Fernando Távora, Sergio Fernandez, Alexandre Alves Costa, Nuno Portas, Manuel Mendes e Anni Gunther, entre outros. Após o curso, trabalhou como profissional liberal, desenhando diversos projetos como autor, coautor ou colaborador; colaborou igualmente com várias instituições: Centro de Estudos da FAUP, entro de Estudos Territoriais do ISCTE, FPUPorto e DPCultural da CMPorto. Voltou à FAUP em 1995, para frequentar o curso de Mestrado em Planeamento do Ambiente Urbano, que concluiu em 1998. Um novo regresso à FAUP, em 1999, marcou o início da sua carreira de docente, trabalhando (e aprendendo) com Manuel Botelho (MLAC, 2.o ano) e Domingos Tavares (HAM, 3.o ano). Em 2001 aceitou o convite para lecionar no Curso de Arquitetura da UMinho, onde prosseguiu a atividade académica até hoje, em diversas unidades curriculares da área da Teoria, da História e do Projeto. Recorda com saudades os mais de 1000 alunos que passaram pelas suas turmas. Ao longo da sua carreira, procurou sempre conciliar o prazer do desenho com a vontade de ensinar e escrever; tem vários textos publicados, que podem ser consultados no repositorium da Universidade do Minho.

Pedro Leão Neto 

Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.