Aula Aberta "Para uma Arquitetura Fotográfica" com Cláudio Reis - PROGRAMA DE AULAS ABERTAS À CIDADE – REITORIA DA U. PORTO

 
Captura de ecrã 2019-04-15, às 11.24.57.png

PROGRAMA DE AULAS ABERTAS À CIDADE – REITORIA DA U. PORTO

AULA ABERTA | DEBATES ARQUITETURA, ARTE, IMAGEM (AAI) “PARA UMA ARQUITETURA FOTOGRÁFICA“ COM CLÁUDIO REIS

Realizou-se no passado dia 12 de abril na Casa Comum da Reitoria da U. Porto mais uma sessão do ciclo Debates AAI, intitulada “Para uma arquitetura fotográfica”, integrada na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP. Esta sessão insere-se no programa cultural de aulas abertas à comunidade da Reitoria da U. Porto e contou com a presença de Cláudio Reis, fotógrafo, e de Pedro Leão Neto, coordenador do projecto Visual Spaces of Change.


Considerando a presente autonomia da imagem digital face a questões de representação, a fotografia tende a ser apreendida com relativa naturalidade enquanto construção. Tratando-se do universo de arquitectura e do espaço público, esta ambiguidade é acentuada no próprio processo de trabalho, desde sempre articulado entre a construção de cariz documental e a proposição especulativa. A ilusão de apreensão espacial mediante o tempo próprio da superfície fotográfica será o ponto de partida para uma reflexão em torno da representação de espaços e formas concretas e imaginárias, questionando a validade contemporânea da imagem de arquitectura enquanto documento, o seu poder de sugestão e pertinência para a criação de ficções.
Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 


Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, agora com o apoio da Reitoria, são de grande interesse para o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões são de entrada gratuita.


Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.