DEBATES AAI: Arquitectura, Arte e Imagem 

 
Banner Aulas Abertas-1.jpg

DEBATES AAI: Arquitectura, Arte e Imagem 


2º Ciclo de Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem

Programa de Aulas Abertas na FAUP para as unidades curriculares relacionadas com o ensino da fotografia:

Convidados para o ano lectivo de 2018 / 2019: Ana Miriam, José Carneiro, Francisco Varela, Paolo Rosselli, André Castanho, Cláudio Reis, Sebastiano Raimondo, Paulo Catrica, Inês d´Órey e Susana Ventura

sessão 2
1 Março | 14h30 - 16:00 |  (Sexta-feira) - Casa Cor de Rosa, sala CCR 0.1 e CCR 0.2 - FAUP
Aula aberta "Tipografia - Pensamento - Ação" com José Carneiro
Exposição de trabalhos alunos e conversa com editorial.aefaup

(próximas sessões a anunciar brevemente)


Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplasVivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), os Laboratórios de Inovação em Media da Universidade do Porto (MIL-UP), e a scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.

 

ESAD: Visual Spaces of Change

 

Apresentação pública de Visual Spaces of Change (VSC), um projeto de investigação que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar, de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto, organizado pela Scopio.

Neste contexto, decorre também a apresentação do Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e do 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space

A apresentação é realizada por Pedro Leão Neto, coordenador do projeto de investigação.

 

Apresentação Pública VSC - ESAD

 
Banner Apresentação ESAD.jpg

APRESENTAÇÃO PÚBLICA VSC - ESAD


Irá realizar-se no próximo dia 18 de fevereiro na ESAD, quarta-feira, a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC). 

O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. 

Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”. 

A apresentação decorre na Sala de Mestrado de Interiores. Entrada livre.

 

ON THE SURFACE: Photography on Architecture | 31 de maio | MAAT

 
AnaMiriam_Crédito.jpg

ON THE SURFACE: Photography on Architecture
5ª edição da conferência no MAAT

Dia 31 de maio, a 5ª edição da conferência ON THE SURFACE irá acontecer por ocasião da exposição do MAAT Ficção e Fabricação, sob o tema “Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space” - com foco nas transformações contemporâneas do espaço público. Esta edição propõe debater e explorar o potencial da Fotografia como instrumento significativo para investigar, refletir e tornar visível a emergência de novas experiências coletivas no espaço social.

Até dia 28 de fevereiro, encontra-se aberta a Call for Papers a ser apresentada nesta 5ª edição da conferência ON THE SURFACE: Photography On Architecture e será dirigida às questões propostas para os três painéis.

Pretende-se com esta chamada obter uma colecção significativa de diversos textos e narrativas visuais, permitindo uma reflexão rica sob que formas a fotografia e a imagem podem ser usadas para se melhor compreender um conjunto de problemáticas à volta da temática da transformação do espaço público. Uma série de abstracts / papers será selecionada para apresentação oral e sessão de posters.

Para mais informações sobre a Call e conferência, visitar o site oficial ON THE SURFACE em onthesurface.net

 

Apresentação Pública VSC - FBAUP

 
Banner Apresentação FAUP.jpg

APRESENTAÇÃO PÚBLICA VSC


Irá realizar-se no próximo dia 19 de fevereiro na FBAUP, terça-feira, a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC). 
O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. 
Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”. 
A apresentação decorre no anfiteatro sala 13 B do Pavilhão Sul. Entrada livre.

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO VISUAL SPACES OF CHANGE (VSC) NA ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA, ARTES E DESIGN (ESMAD)

 
 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO VISUAL SPACES OF CHANGE (VSC) NA ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA, ARTES E DESIGN (ESMAD) 

Realizou-se no dia 30 de janeiro no Auditório da ESMAD a apresentação de um conjunto de iniciativas promovidas no âmbito do projeto Visual Spaces of Change (VSC). A presidente da ESMAD, Olívia da Silva, deu início à sessão de apresentação do VSC, introduzindo este projecto enquanto iniciativa estratégica perante uma plateia composta por alunos pertencentes a vários ciclos de estudo da ESMAD, bem como por alguns membros do seu corpo docente. 

O coordenador do projeto VSC, Pedro Leão Neto, enquadrou as questões nucleares deste projeto de investigação, enfatizando o potencial da Fotografia e da Imagem para revelar aspetos identitários de comunidades, arquiteturas e territórios, ao tornar visíveis diferentes modos de apropriação e transformação que ocorrem no espaço urbano. Apoiado nos resultados preliminares deste projeto nas suas diversas vertentes, foram apresentados vários exemplos concretos de exploração criativa da fotografia e do desenho que ilustram as suas capacidades de comunicação, potenciadas pelo uso de tecnologias de informação e combinando a Imagem com diversas formas de expressão artística. 

Neste contexto, foi apresentado também o Concurso Internacional de Ideias para a criação de um Expositor e Projetor Móvel para a exibição de projetos de fotografia contemporânea, cujo vencedor terá a oportunidade de construir e implementar o protótipo da solução escolhida para o projeto VSC. Foi ainda lançado o desafio a estudantes, artistas e investigadores a participar na candidatura aberta para participação no 1º workshop sobre Percursos Alternativos: Arquitectura, Fotografia e Dança. A sessão contou também com a apresentação do Projeto de Fotografia “Uma linha na paisagem”, desenvolvido por Ana Sofia Santos, alumni do Mestrado em Comunicação Audiovisual, no âmbito da Residência Artística da Póvoa de Varzim. 

Estiveram presentes nesta sessão um conjunto significativo de instituições, organizações, investigadores, docentes e autores com interesses nas temáticas do projecto VSC - arquitetura, fotografia, produção cultural e artística, entre eles Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Lurdes Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Álvaro Moreira, Chefe de Divisão de Património e Museus da Câmara Municipal de Santo Tirso, bem como Mónica Guerreiro, Directora Municipal de Cultura e da Ciência da Câmara Municipal do Porto, confirmando assim a relevância desta iniciativa no movimento de abertura da academia à sociedade, fomentando maior interação social entre académicos, artistas, curadores e representantes de diversas instituições públicas para além dos seus espaços de atuação tradicionais, ampliando a sua capacidade de participação no domínio público, sendo este um objetivo comum do CEAU - FAUP e da ESMAD - UniMAD, bem como do projeto Visual Spaces of Change.

 A apresentação pública destas iniciativas pretende assim contribuir para abrir caminhos inovadores de investigação e comunicação visual sobre arquitetura e espaço público, com foco em dinâmicas emergentes de transformação urbana, através da produção de narrativas visuais sobre como as diferentes arquiteturas, espaços e territórios da Área Metropolitana do Porto são vividos e transformados pelas diversas pessoas, culturas e grupos sociais que a constituem enquanto sociedade ativa e participante no processo de constante formação e transformação da sua identidade colectiva.

Ver PDF de apresentação

Fotografia por Eduardo Silva
Texto por Eduardo Silva e José Barbedo

 

U.Porto lança concurso de desenho e fotografia

 
 

U.PORTO LANÇA CONCURSO DE FOTOGRAFIA E DESENHO


Encontrar “Um ‘outro olhar’ sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade”. Passa por aí o objetivo e o desafio lançado lançado a todos os estudantes e investigadores da Universidade do Porto que queiram participar no concurso internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) – Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC). O concurso foi lançado no dia 23 de janeiro e está aberto até 31 de julho de 2019.

Ver mais

 

Apresentação Pública VSC

 
VSC com texto.jpg

Visual Spaces of Change (VSC) 

Apresentação do projeto colaborativo de investigação em arquitetura, arte, imagem e inovação. 


Irá realizar-se no próximo dia 30 de janeiro na ESMAD, quarta-feira, a apresentação pública do projeto Visual Spaces of Change (VSC). 
O coordenador do projeto, Pedro Leão Neto, irá enquadrar este projeto de investigação, que pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto. 
Ainda neste contexto, irá ser apresentado o Concurso para Estrutura Portátil de Exposição e o 5.º Congresso Internacional On The Surface: Photography On Architecture — “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”. 
A apresentação decorre no anfiteatro b301 pelas 16.30h.

 

APRESENTAÇÃO REITORIA VSC

 
 

APRESENTAÇÃO REITORIA VSC

Foi realizada na Reitoria da Universidade do Porto (U.P.) dia 23 de Janeiro a apresentação de um conjunto de iniciativas promovidas no âmbito do projeto Visual Spaces of Change (VSC). A Vice-Reitora para a Cultura, Museus e Edições da U.P., Fátima Vieira, introduziu o tema do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia, Espaço e Identidade das 14 Faculdades da U.P, resumindo e justificando a pertinência do tema a uma questão fundamental: o que somos e o que queremos ser enquanto coletivo pertencente a essa instituição centenária que é a Universidade do Porto. 

O coordenador do projeto VSC, Pedro Leão Neto, enquadrou estes questionamentos no âmbito deste projeto de investigação, enfatizando o potencial da Fotografia e da Imagem para revelar aspetos identitários de comunidades, arquiteturas e territórios, tornando visíveis diferentes modos de apropriação e transformação que ocorrem no espaço urbano. Apoiado nos resultados preliminares deste projeto nas suas diversas vertentes, foram apresentadas diversas exemplos concretos de exploração criativa da fotografia e do desenho, suas potencialidades de comunicação com uso de tecnologias de informação, e o uso combinado da Imagem com diversas formas de expressão artística. 

Neste contexto, foi apresentado também o Concurso internacional de ideias para a criação de um Expositor e Projetor Móvel para a exibição de projeto de fotografia contemporânea, cujo vencedor terá a oportunidade de construir e implementar o protótipo da solução escolhida para o projeto VSC. Foi ainda lançado o desafio a estudantes, artistas e investigadores a participar na candidatura aberta para participação no 1º workshop sobre Percursos Alternativos: Arquitectura, Fotografia e Dança. 

A apresentação pública destas iniciativas pretende assim contribuir para abrir caminhos inovadores de investigação e comunicação visual sobre arquitetura e espaço público, com foco em dinâmicas emergentes de transformação urbana, através da produção de narrativas visuais sobre como as diferentes arquiteturas, espaços e territórios da U.P. são utilizados, vividos e transformados pelas diversas pessoas, culturas e grupos sociais que a constituem enquanto sociedade ativa e participante no processo de constante formação e transformação da sua identidade colectiva.

O amplo espectro de representantes das várias faculdades da U.P que participaram desta apresentação pública demonstram o interesse suscitado por esta iniciativa, que deu espaço no final da sucessão a contributos diversos mas convergentes quanto à vontade de abrir cada vez mais a academia à sociedade, contribuindo assim para ampliar a capacidade da Universidade para participar na vida cultural da cidade do Porto e projetar os seus valores culturais e património  socioambiental à escala regional e internacional.

Ver PDF Apresentação

Fotografia por Eduardo Silva
Texto por José Barbedo

 

DPIc: INTERNATIONAL CONTEST OF DRAWING AND PHOTOGRAPHY

 
 

EN / PT

INTERNATIONAL CONTEST OF DRAWING AND PHOTOGRAPHY (DPIc) SPACE AND IDENTITY IN 14 U.PORTO UNIVERSITIES

Investigation Project VSC
U. Porto – AAI-CEAU/FAUP
U.Minho – Centro ALGORITMI – Lab2PT

Deadline for submission of photography projects: 31 de Julho de 2019

AIM OF THE CONTEST
The International Contest of Drawing and Photography (DPIc) - Space and Identity in U.Porto Faculties: Visual Spaces of Change (VSC) is addressed to all of U.Porto students and researchers.

The main theme of the contest is the idea of Utopia and Visual Spaces of Change (VSC), focusing on the spaces and identity of the 14 Faculties of U. Porto. The competition is organized by the research group AAI (FAUP) integrated in the R & D center of FAUP (CEAU) and AEFAUP, in partnership with the Student Associations of all the other Faculties of U. Porto, being promoters the consortium of the project of with the laboratory AAi2 Lab, counting on the institutional support of the Rectory of U. Porto and FAUP.

The coordination of the competition is the responsibility of the main AAI-CEAU / FAUP responsible for the VSC project, in partnership with the ALGORITMI-Lab2PT / UMINHO Center for the VSC project.

 

DPIc: About

 
crop1.jpg

ABOUT

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem

A B O U T P A S T E N T R I E S C A L L S

EN / PT

At the moment, we’re in the second edition of the DPIc international contest: Architecture, Art and Image contest directed to the Space and Identity of the Universities and it is open to all the academic community.

The core theme of the contest is the idea of Utopia and Visual Spaces of Change (VSC), focusing on spaces and identities of the Unviersities. This second edition will count with the participation of the Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) and Chalmers University of Technology (CUT) that will be united in this contest through the international network for spreading and strenghtening of the research, AAI2Lab articulated with the research project Visual Spaces of Change. The contest is organized by the research group AAI (FAUP) integrated within the I&D centre (CEAU) of FAUP and AEFAUP, in partnership with Student Associations of the other U.Porto Faculties, being the promoter the consortium of the VSC research projent, alongside with the AAI2Lab project, with the institutionl support of the U.Porto rectorate and FAUP.

The coordination of the contest is the responsability of the Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU/FAUP) through the AAI research group and the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies of the Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP).

 

DPIc: About

 
crop1.jpg

ABOUT

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem

A B O U T P A S T E N T R I E S C A L L S

EN / PT

Neste momento, estamos na segunda edição do concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) direcionado para o Espaço e Identidade das Universidades e é aberto a toda a comunidade académica.

O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia e de Espaços Visuais de Mudança (VSC), tendo como enfoque os espaços e identidade das Universidades. Esta segunda edição conta com a participação da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) e da Chalmers University of Technology (CUT) que se unem a este concurso através da rede internacional para difusão e fortalecimento da investigação, AAi2 Lab+ articulada com o projeto Visual Spaces of Change (VSC). O concurso é organizado pelo grupo de investigação AAI (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) e a AEFAUP, em parceria com as Associações de Estudantes de todas as outras Faculdades da U. Porto, sendo promotores o consórcio do projeto de investigação VSC, conjuntamente com o projeto AAi2 Lab, contando com o apoio institucional da Reitoria da U. Porto e da FAUP.

A coordenação do concurso é da responsabilidade do Centro de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU/FAUP) através do seu grupo de investigação AAI e o Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP).

 

WORK / WAYS OF LIFE

 
1_1  IMG_9329.jpg

WORK / WAYS OF LIFE

 

WORK / WAYS OF LIFE

EN / PT

The gallery Work / Ways of Life gathers an array of contemporary photography projects (CPP) that explore and problematize the subject of work and ways of life characteristic of several populations of Porto’s Metropolitan Area in the contemporaneity. These CPP should, on the one hand, be attentive to the relationship between the spaces of architecture, the city, the territory and its experiences — i.e., communicate how these spaces are appropriated by people, reflecting the values and ways of life of contemporary society. On the other hand, the CPP’s should be informed by several references and artistic strategies, being able to set themselves apart from the readings and/or imagery of the traditional documentary universe. 

Globalised contemporary societies present a set of characteristics that condition the ways of life and work of diverse populations. There are countless issues that strike several regions of the world, whether were on the most far away territories or the most isolated ones from market economies, on said emerging countries or on regions with a highly developed market economy.

We know that globalization is at the root of countless transformations in the dynamic of cities — a lot of them disruptive — and there is still a lively debate that questions the benefits and inconvenient consequences of this international process. On the one hand, there are those who try to engage in a debate that goes beyond the theoretical constraints of the realist / neorealist versus liberal / neoliberal theories or defend other visions about globalization and international relations between countries (i.e. constructivist, Marxist, post-modern and others more). On the other hand, there are those that in-between these different visons and theories try to understand the changes resulting from globalization in the world by introducing new logics that integrate inter-disciplinarily strategies in their analysis and ideas such as, for example, Ulrich Beck in its book The Metamorphosis of the World (2016) in which he explains how climate changes are transforming society, also approaching humanity’s existing potential of emancipation through catastrophe and metamorphosis inducted by climate change.

Posing some disruptive questions that might be interesting to explore in this gallery, we call attention to what Zygmunt Bauman defends on his book Liquid Modernity (2000) that we’re living in an age of “fluid” modernity, marked by the “disengagement, elusiveness, facile escape and hopeless chase”, in which the most “elusive, those free to move without notice, who rule”. Bauman also states that it was in this era that power became “exterritorial”, it ceased to be confined by the “resistance of space” and is now free to circulate instantaneously, assuming different shapes (emails, phone calls, etc.). 

In the work plane, Bauman highlights the “uncertainty” of the current conjuncture and states that “flexibility” is the slogan of the current labor market, foretelling the end of the “job as we know it”, with the rise of work based on short-term contracts, rolling contracts or simply on the absence of contracts.

Yuval Noah Harari is another significant example because he is an author that tries to contextualise, in a global and alternative way, contemporary society problems thus giving a new insight into our present era. Integrating diverse knowledge-science, technology, art, politics, religion, and more-and leading us to self-reflection without falling into dogmas, Yuval makes a considerable synthesis effort by pointing to issues that are central to a world that is ever more filled with unstructured and often irrelevant information. The author, in his last book "21 Lessons for the 21st Century", tells us, among other things, that globalization is a global process that is influencing with an intensity and a scale never seen in several societies, leading to significant changes in the personal and moral conduct of many of us. Yuval draws attention to a very serious phenomenon in the present that is to live in a certain confusion because not only certain old social and political narratives have failed, as were fascism and communism, but also because liberalism in societies democratic politics, human rights and free-market capitalism now seem to be becoming discredited without credible alternatives to replace it. All that is happening, the author tells us, is all the more serious because it occurs at the very moment when an unprecedented revolution in information technology and biotechnology confronts humanity with challenges that may endanger its freedom. This is because the merger of these two areas can mean the loss of the work of millions of people, as well as the short circuit or decrease in the freedom and equity of opportunities that still exist at this time.

Another author we can refer is Ash Amin, that also discusses the changes in the contemporary labor market of the western world in the book Post-Fordism: A Reader (Studies in Urban and Social Change) (1994). In it, Amin highlights that “the centrality of large industrial complexes, blue-collar work, full employment, centralized bureaucracies of management, mass markets for cheap standardized goods, the welfare state, mass political parties and the centrality of the national state as a unit of organization” are under threat, contributing to the sense that an “old way of doing things might be disappearing or becoming reorganized”.

At last, we can also refer the authors whose answer towards globalization culminates in an effort to oppose it in its most disruptive aspects, contributing to an idea of greater sustainability and balance to contemporary society. Authors that often propose alternative and sustainable ways of living, or communities that model themselves after paradigms and utopian ideas that explore in theory and in practice new interactions e relationships between nature and human being, as well as a life based on other social, political and economical values. Examples of these authors, movemntes or alternative communities are, besides others, organisations as, for example, WWOOF - World Wide Opportunities on Organic Farms – and their many organic farms located all around the world and also in Portugal.

All these changes in the contemporary social dynamics are also at the root of the constant transformation of societies and territories. And part of those transformations affected and continues to affect diverse labor activities, as well as the way of life of those who practice them. 

In this subject, called Work / Ways of Life, we seek to understand Porto’s Metropolitan Area contemporary labor market:

- Which are the emerging professions and which are the one on the brink of extinction? - Which are the sectors of activity with the highest and smallest employability rate? 
- Which new dynamics were created and which were lost? 
- In what way diverse spaces and architectures reflect different ways of living and working? 

Starting from the universe of contemporary documentary and artistic photography, it is through contemporary photography projects (CPP) that take advantage of this media as a vehicle of communication and as an instrument of investigation (where the imaginary and the fictional can and should be present in a significant way) that we intend to provide an answer to these interrogation, in addition to explore underlining questions of a cultural, social, economical and political nature of Porto’s Metropolitan Area labor market.  

 

TRABALHO / MODOS DE VIDA

 
1_1  IMG_9329.jpg

TRABALHO / MODOS DE VIDA

 

TRABALHO / MODOS DE VIDA


EN / PT

A galeria Trabalho / Modos de Vida reúne um conjunto de projectos de fotografia contemporânea (CPP) que exploram e problematizam a temática do trabalho e modos de vida característicos de diversas populações da AMP na contemporaneidade. Estes CPP devem, por um lado, estar atentos à relação entre os espaços de arquitectura, a cidade, o território e as suas vivências — ou seja, comunicar como estes espaços são apropriados pelas pessoas, reflectindo os valores e modos de vida da sociedade contemporânea. Por outro lado, os CPP devem ser informados por diversas referências e estratégias artísticas, sendo capazes de se destacar das leituras e/ou imagéticas do universo documental tradicional.

As sociedades contemporâneas globalizadas apresentam um conjunto de características que condicionam os modos de vida e de trabalho das mais diversas populações. Há inúmeros problemas que atingem muitas regiões do mundo. Quer estejamos em territórios mais afastados ou isolados das economias de mercado, em países ditos emergentes ou em regiões com uma economia de mercado altamente desenvolvida.

Sabemos que a globalização está na raiz de inúmeras transformações na dinâmica das cidades, muitas delas disruptivas e há ainda um aceso debate que questiona os benefícios e /ou inconvenientes deste processo internacional, havendo também quem tente, por um lado, encetar um debate que vá para além do espartilho teórico das teorias realistas / neo-realistas versus liberais / neo-liberais e / ou defenda outras visões sobre a globalização e as relações entre estado a nível internacional (i.e. teorias construtivistas, marxistas, pós-modernas, ecológicas e muitos outras mais). Há quem entre estas várias teorias ou movimento, tente perceber as mudanças no mundo em resultado da globalização introduzindo novas lógicas integrando uma componente interdisciplinar nessa análise da contemporaneidade como foi feito, por exemplo, por Ulrick Beck no seu livro “A metamorfose do mundo” (2016) onde explica como as alterações climáticas estão a transformar a sociedade e refere o potencial de emancipação existente para a humanidade a partir da catástrofe e da metamorfoses colocados pela mudança climática. 

Referindo algumas questões disruptivas que podem interessar explorar nesta galeria, chamamos a atenção para o que Zygmunt Bauman defende no seu livro Liquid Modernity (2000) que é o facto de vivermos numa era de modernidade “fluída”, pautada pelo “desengajamento, elusividade, fuga fácil e perseguição desesperançada”.  Bauman afirma ainda ter sido nesta era que o poder se tornou “exterritorial”, ao deixar de estar confinado pela “resistência do espaço” e é agora livre de circular de forma instantânea, assumindo diversas formas (emails, telefonemas, etc.). No plano do trabalho, Bauman destaca também a “incerteza” da conjuntura actual e afirma que a “flexibilidade” é o slogan do mercado, augurando o fim do “trabalho tal como nós o conhecemos”, com o crescimento cada vez maior dos contratos de curta-duração, contratos com termo incerto ou simplesmente da ausência de contratos. 

Yuval Noah Harari é um outro exemplo significativo que interessa mencionar porque é um autor que tenta contextualizar de forma global e alternativa os problemas das sociedades contemporâneas, dando assim uma nova percepção da nossa era actual. Integrando diversos saberes – ciência, tecnologia, arte, política, religião e outras mais -, e levando-nos à auto-reflexão sem cair em dogmas, Yuval faz um esforço de síntese considerável apontando questões que são centrais num mundo cada vez mais repleto de informação não estruturada e muitas vezes irrelevante. O autor, no seu último livro “21 Lições para o Século XXI” diz-nos, entre outras coisas, que a globalização é um processo mundial que está a influenciar com uma intensidade e uma escala nunca vista diversas sociedades, levando a alterações significativas da conduta pessoal e moral de muitos de nós. Yuval chama a atenção para um fenómeno muito grave no presente que é o de vivermos numa certa confusão em virtude de, não só certas antigas narrativas sociais e políticas terem falido, como eram o fascismo e o comunismo, como também pelo facto do liberalismo nas sociedades das políticas democráticas, dos direitos humanos e do capitalismo de mercado livre parecerem agora estar a ficar descredibilizados, sem existirem alternativas credíveis para o substituir. Tudo isto que está a acontecer, diz-nos o autor, é ainda mais grave porque ocorre no preciso momento em que uma revolução sem precedentes das tecnologias da informação e da biotecnologia confronta a humanidade com desafios que podem colocar em perigo a sua liberdade. Isto porque a fusão destas duas áreas pode significar a perda do trabalho de milhões de pessoas, bem como o curto-circuito ou diminuição da liberdade e equidade de oportunidades que ainda existem neste momento.

Outro autor que podemos referir é Ash Amin que discute as mudanças no mercado de trabalho contemporâneo do mundo ocidental no livro Post-Fordism: A Reader (Studies in Urban and Social Change) (1994). Nele, Amin refere que “a centralidade dos grandes complexos industriais, o trabalho de colarinho azul, o emprego a tempo inteiro, burocracias centralizadas de gestão, mercados de massa para bens estandardizados de baixo custo, o estado de bem-estar social, partidos políticos de massas e a centralidade do estado nacional enquanto unidade de organização” estão sob ameaça, o que contribui para o sentimento de que um “velho método de fazer as coisas pode estar a desaparecer ou a tornar-se reorganizado”. 

Por fim, também podemos referir os autores que tentam dar uma resposta a esta globalização capaz de a contrariar nos seus aspectos mais disruptivos, contribuindo para uma ideia de maior sustentabilidade e equilíbrio para a sociedade contemporânea. Autores que muitas vezes propõe modos de vida alternativos e sustentáveis ou comunidades que têm como guia paradigmas e ideais utópicas que exploram em teoria e na prática novas interações e relações entre a natureza e o humano, bem como uma vida assente noutros valores sociais, políticos e económicos. Exemplos destes autores, movimentos e / ou comunidades alternativas são, entre outras, por exemplo a organização WWOOF - World Wide Opportunities on Organic Farms - e suas inúmeras quintas orgânicas espalhas pelo mundo fora e também em Portugal.

Todas estas alterações nas dinâmicas sociais contemporâneas estão também na raiz da constante transformação das sociedades e dos territórios. E parte dessas transformações afectaram e continuam a afectar diversas actividades do trabalho, assim como o modo de vida de quem as pratica. 
Nesta temática, intitulada Trabalho / Modos de Vida, procuramos compreender o mercado do trabalho contemporâneo da AMP: 

- Quais são as profissões emergentes e quais são as que se encontram em risco de extinção? 
- Quais os sectores de actividade com maior e menor taxa de empregabilidade? 
- Quais são as novas dinâmicas que se criaram e quais são as que se perderam? 
- De que forma é que diversos espaços e arquitecturas reflectem diferentes modos de viver e de trabalhar?

Será a partir do universo da fotografia documental e artística, através de projectos de fotografia contemporânea (CPP) que tirem partido deste media enquanto veículo de comunicação e instrumento de investigação (onde o imaginário e ficcional podem e devem estar presentes de forma significativa) que tencionamos dar resposta a estas interrogações, além de explorar as questões de ordem cultural, social, económicas e políticas, subjacentes ao mercado do trabalho da AMP.

 

VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

 
 
Jo%C3%A3o+Pedro+Silva.jpg
 
 

VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

EN / PT

Os Projectos de Fotografia Contemporâneos (CPP) que integram esta galeria - imagens construídas e manipuladas intencionalmente - devem funcionar como narrativas visuais que sugerem uma nova leitura ou criam novos cenários idealizados de espaços arquitetônicos e púbicos já existentes. 

Assim, estes trabalhos têm como referência autores que manipulam a imagem propositadamente, abandonando o compromisso de expressar literalmente a realidade percepcionada pelo olhar. Por um lado, estes podem ser autores que deliberadamente criam os seus projetos fotográficos (CPP) a partir de uma estratégia ou de um evento orquestrado com o objetivo de criar uma imagem ou série fotográfica. Alguns exemplos desses trabalhos são Erwin Wurm’s Outdoor Sculpture (1999), George Rousse’s Mairet (2000), Philip-Lorca diCorcia’s Head (2000) ou Jeff Wall's Passerby (1996).

Por outro lado, poderão ser autores que refletem as possibilidades atuais de criação de imagens com ferramentas digitais, que ampliam e potencializam significativamente a prática da fotografia, devendo estes CPP devem ser focados em cenários imaginários da atual Arquitetura e Espaços Públicos na AMP.
Indo além das tradicionais abordagens objetivas, explorando o universo ficcional e criando cenários alternativos ou leituras críticas dos espaços existentes, o objectivo é o de ir contra o consumo saturado de imagens de arquitectura nos mass media que é acrítico. Alguns exemplos dessas obras são os trabalhos de Idris Khan, Olivo Barbieri, Filip Dujardin, Beate Gütschow, Emilio Pemjean ou Isabel Brison.

Photograph by João Pedro Silva

 

VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

 
 
Jo%C3%A3o+Pedro+Silva.jpg
 
 

VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

EN / PT

The Contemporary Photography Projects (CPP) should be visually narrating through constructed and manipulated images that suggest a new reading of, or create new idealized scenarios of existing architectural and public spaces or orchestrated events. 

Thus, these works should have as reference authors who manipulate the image on purpose, abandoning the commitment to the literal recording of reality as perceived by the eye. On the one hand, these can be authors who deliberately create their photographic projects (CPP) from a strategy or an event orchestrated for the sole purpose of creating an image or photographic series. Some examples of these works are Erwin Wurm’s Outdoor Sculpture (1999), George Rousse’s Mairet (2000), Philip-Lorca diCorcia’s Head (2000) or Jeff Wall’s Passerby (1996).

On the other hand, authors reflecting todays possibilities of image creation with digital tools, which expand and potentiate significantly the practice of photography, these CPP should be focused on imaginary scenarios of present Architecture and Public Spaces in AMP. Going beyond the traditional objective approaches, exploring the fictional universe and creating alternative scenarios or critical readings of existing spaces, we want to go against the uncritical saturated media consumption of architectural images. Some examples of these works are the works of Idris Khan, Olivo Barbieri, Filip Dujardin, Beate Gütschow, Emilio Pemjean or Isabel Brison.

Photograph by João Pedro Silva

 

2º Ciclo de debates AAI2Lab - Entrevista a Pedro Leão Neto

 
 
 
 

ENTREVISTA A PEDRO LEÃO NETO

O 2º Ciclo de debates Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAI2), organizado pelo CCRE / CEAU / FAUP e pelo AAi2 Lab, realizou-se em Dezembro de 2018 no U.Porto Media Innovation Labs, e teve como foco a apresentação do projeto Visual Spaces of Changes (VSC).

Pedro Leão Neto, coordenador do grupo de investigação CCRE , do grupo de investigação de Fotografia SCOPIO e Professor de CFM e CAAD na FAUP, fala um pouco sobre o projeto Visual Spaces of Change (VSC).

 

Estações de Metro

 
Heroísmo.JPG

ESTAÇÕES DE METRO

 

Com este projeto pretende-se utilizar a fotografia como instrumento de registo, ficção, comunicação e análise crítica do espaço público, tendo as estações de metro da AMP e suas envolventes como territórios de estudo. O objectivo é o de criar e propor um conjunto de narrativas visuais críticas sobre os espaços públicos, programa e envolvente das estações de Metro. Interessa-nos sobretudo projectos capazes de adoptar estratégias no universo da fotografia contemporânea - documental artístico -  para simultaneamente, por um lado, documentar e registar as dinâmicas, processos, história e arquitecturas das Estações de Metro e, por outro, serem instrumento de investigação, descoberta e compreensão destas dinâmicas, processo e arquitecturas - espaços públicos.

Interessa que os CPP sejam capazes de trazer nova(s) perspetiva(s) sobre os espaços e as obras de arquitectura das Estações de Metro do Porto e que se distingam por uma apropriação artística consciente da imagem fotográfica, que é usada através de uma gramática e sintaxe próprias. Esta linguagem visual da fotografia deve ser utilizada não só como forma de registo e expressão da cultura arquitectónica e espaços das Estações de Metro do Porto, mas também como estratégia artística de forma a que as narrativas visuais tragam um novo discurso sobre o espaço e estas arquitecturas, o que significa, entre outros aspetos, entender a arquitectura simultaneamente como objeto de estudo disciplinar e artístico.

Fotografia de Paula Camilo

 
 

BAIRROS RESIDENCIAIS / SOCIAIS PORTO

 
Arq_0.jpg
 

BAIRROS RESIDENCIAIS / SOCIAIS PORTO

Com este projeto pretende-se estudar e documentar um conjunto de bairros socais do Porto explorando a fotografia que é um meio de comunicação privilegiado conjugando um olhar documental e artísticos e estando atento à forma como estes programas de arquitectura e os seus espaços são vividos e apropriados. O objectivo é o de ampliar o conceito de arquitectura como um universo que integra diversas dimensões sociais, políticas, históricas e técnicas, bem como a forma como as pessoas vivem e trabalham nesses lugares e se apropriam dos espaços.

Interessa criar uma narrativa visual a partir de diversas imagens ou seja, representar as ideias do projecto através de um conjunto de fotografias estruturadas e não a partir da soma de um conjunto de imagens isoladas e / ou autónomas. Deve existir assim uma forte ligação entre a inter-relação das fotografias de cada composição e o significado e interpretação que são dados ao seu conjunto, sob a forma de narrativa visual. Fotografias que não são apenas signos de arquitectura, mas também registos que evocam a alma, ou o genius loci desses lugares e a forma como os seus espaços são apropriados e vividos.

Fotografia de Rita Silva