VSC Portable Expositor

 
 
 
CONCURSO IDEIAS WEB.png
 

CONCURSO INTERNACIONAL DE IDEIAS: EXPOSITOR E PROJETOR MÓVEL 

Estrutura multifuncional para o projeto Visual Spaces Of Change (VSC) 

Projeto VSC: U. Porto – CCRE-CEAU/FAUP e U. Minho – Centro ALGORITMI – Lab2PT

Prazo para submissão de propostas: 31 de Maio de 2019

Este concurso desafia estudantes de arquitectura, artistas e equipas multidisciplinares a conceber uma estrutura multifuncional portátil que permita a projeção e exposição de imagens através de módulos facilmente montados nos locais de exibição do projeto Visual Spaces of Change (VSC) - projeto de investigação coordenado pelo Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE), integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) Universidade do Porto (UPorto), em consórcio com a Universidade do Minho (com a participação do Centro ALGORITMI e Lab2PT - UMinho).

A estrutura multifuncional objeto deste concurso será utilizada em diversos espaços públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP) selecionados como caso de estudo do VSC. Estes espaços irão constituir uma rede de espaços públicos onde serão exibidos (através de projeção de imagens e em diversos suportes físicos) Projectos de Fotografia Contemporânea (CPP) e Narrativas Visuais em torno de dinâmicas de transformação do espaço público na AMP, explorando diversas temáticas e conteúdos relacionadas com o património cultural, arquitetónico, identitários, históricos e museológicos dos recortes territoriais selecionados no âmbito deste projeto de investigação.

Pretende-se criar com este concurso de ideias uma estrutura móvel, ou conjunto de estruturas móveis, que integre um dispositivo de projecção e sirva simultaneamente como suporte para a exposição de imagens em diversos espaços públicos com características e condicionantes diversas (espaços interiores ou exteriores, espaços abertos ou contidos na malha urbana, etc). Estes módulos portáteis deverão ser idealizados de modo a permitir o visionamento de conteúdos analógicos – fotografias em suporte físico - e digitais – com capacidade de transmitir diversos tipos de imagem e ligação à internet, de modo a poderem funcionar como elementos complementares à plataforma online VSC.

As estruturas portáteis de exposições de imagens devem ser assim capazes de responder às seguintes funcionalidades:

  1. Permitir diversos níveis de interação com o público, possibilitando por um lado a projecção de imagens (fixas ou em movimento) a partir dos ecrãs com ligação à plataforma online do VSC, tornando assim possível visualizar os conteúdos de diversas narrativas visuais e CPP que estarão acessíveis através da plataforma;

  2. Permitir colocar fotografias individuais - imagens das cidades e territórios da AMP - e permitir construir diversas narrativas visuais de forma a permitir explorar soluções expositivas mais alternativas e relacionada com o próprio conceito dos projectos de fotografia contemporânea. 

  3. Conceber soluções capazes de desafiar a relação do expectador com os projectos expostos, ajudando a romper com a monotonia sequencial do modelo museológico clássico onde, por exemplo, as fotografias surgem sempre a uma altura fixa, ou cada imagem autónoma e interpela pouco o espectador, existindo normalmente uma barreira significativa entre a obra e o público;

  4. Pensar os espaços públicos de exposição das narrativas visuais / fotografias de forma “expandida” e dinâmica de maneira a criar alguma rutura com a percepção quotidiana do espaço, na qual a estrutura introduz um fator de surpresa capaz de acrescentar significados e valorizar a relação com o público.

  5. Contemplar a possibilidade de projetores portáteis desenhados de modo a permitir a exibição de fotografias em diversos suportes (livro, tablets, etc) de forma a serem dispositivos complementares a estes diversos suportes.

  6. Permitir a colocação de aparelhos de ipad iphone no projetor portátil de modo a projetar em diversas escalas nos espaço selecionados, os conteúdos de diversas narrativas visuais e CPP que estarão acessíveis através de uma plataforma online VSC capaz de integrar funcionalidades de realidade aumentada (4D).

A avaliação do concurso valorizará o desenho do módulo / estrutura expositiva, a sua facilidade de montagem e transporte e flexibilidade de uso e adaptação, a capacidade de ser utilizado em espaços exteriores e interiores e a exequibilidade do projeto.

As estruturas de projeção e exibição irão permitir ao público confrontar a realidade dos espaços com a sua representação, estimulando a exploração de perspetivas críticas e percepções subjetivas destes espaços Os produtos desta investigação apresentam, portanto, um grande interesse e particular relevância para a promoção e divulgação dos espaços da cidade, assim como permitir diversos níveis de interação com a informação organizada ao longo do processo de investigação.

VSC pretende contribuir para a produção da memória cultural e coletiva através dos diversos CPP que serão comunicados em cada VSCNP, resgatando ligações históricas e funcionais. Ou seja, este projeto oferece um conjunto de ferramentas que visam dar resposta à necessidade de desenvolver uma leitura renovada sobre a cidade e sua área metropolitana suportando a comunicação de conteúdos relacionados com dinâmicas emergentes no espaço público da AMP em articulação com espaços identitários e históricos assim como museus e espaços culturais.

CANDIDATOS ELEGÍVEIS

O concurso é aberto a todos os Artistas, Arquitectos, Estudantes de Arquitectura e Design, ou a equipas multidisciplinares em que uma destas áreas está presente, a nível nacional e internacional.

A participação no concurso é individual ou em grupo, sendo que a constituição do grupo não poderá exceder os 5 elementos e a composição do grupo poderá ter carácter interdisciplinar, desde que um elemento seja estudante das áreas de Arquitectura e / ou Design.

PRÉMIOS
Ao(s) vencedor(es) será atribuído um prémio monetário ou um equipamento informático.
As propostas dos(s) autor(es) ou equipa(s) que forem premiadas ou receberem menção honrosa terão o seu estudo e créditos incluídos no projeto de investigação VSC, sendo pelo menos assegurada a integração de uma das propostas para execução, divulgação, publicitação, exposição e utilização no âmbito do VSC.

1º O(a)s autores das propostas vencedoras serão contactado(a)s no sentido de aprofundarem o projeto, com apoio do CCRE-CEAU-FAUP, AAi2 Lab e Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO e outros parceiros, nomeadamente a empresa Jofebar | Portugal no sentido de viabilizar a sua construção.

2º Sem prejuízo dos prémios atribuídos a cada uma das propostas vencedoras será dado um certificado de participação a cada equipa do concurso, bem como as suas entradas serão divulgadas nas plataformas e redes do grupo CCRE (websites, redes sociais, etc.).

3º A entrega dos prémios será feita em cerimónia pública a realizar na FAUP contando com a presença da Jofebar durante o ano de 2019.

MATERIAL A ENTREGAR
- Cartaz, em formato A1, impresso com a apresentação da proposta/conceito. Os elementos gráficos a apresentar deverão ser decididos por cada concorrente e deverão privilegiar uma comunicação expressiva da ideia e da sua materialização.
- No caso de ser seleccionado para executar a proposta, o concorrente terá que entregar, dentro do prazo de duas semanas após anúncio do resultado, um dossier A3 com plantas complementares, cortes, pormenores construtivos e memória descritiva. No caso de não cumprir esta obrigatoriedade, a organização reserva o direito de a desqualificar e eleger a proposta em segundo lugar para ser concretizada, passando pelo mesmo processo.
- Qualquer concorrente pode entregar o dossier complementar à proposta antes de ser anunciado o vencedor, se considerar necessário para melhor compreensão do projecto.
- CD com PDF do Cartaz A1 (resolução de 300dpi) e do Dossier A3 (se aplicável).
- Documento em formato A4 contendo informação pessoal sobre o concorrente, incluindo nome de cada elemento, contacto telefónico, email e Instituição de Ensino.

ENTREGA DOS TRABALHOS
A entrega dos trabalhos será efectuada até às 18h00 do dia 31 de Maio de 2019, nas instalações do CCRE (no CEAU-FAUP) ou por correio. Qualquer concorrente poderá entregar a sua proposta antes dessa data. No acto da entrega será facultado aos participantes um recibo comprovativo de recepção dos trabalhos.

ORGANIZAÇÃO E JÚRI
O lançamento e organização do concurso é da responsabilidade do grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE), integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU), em colaboração com a Associação Cultural CITYSCOPIO e a participação dos grupos de investigação da UMinho partipantes no projeto VSC (ALGORITMI e Lab2PT)

Os trabalhos serão avaliados por um júri composto pelos seguintes elementos:
– Pedro Leão Neto (FAUP, coordenador VSC);
- José Barbedo (FAUP, investigador CCRE);
- Luis Gonzaga
- Francisca Azevedo
- Pedro Bandeira
- Francisco Ferreira

Em caso de empate, o coordenador do CCRE terá voto útil e soberano. O júri reserva o direito de não atribuir qualquer um dos prémios previstos no presente regulamento caso considere que os trabalhos apresentados não satisfazem os níveis meritórios esperados.

BIBLIOGRAFIA DE ESTUDO / REFERÊNCIA / LINKS ÚTEIS
http://www.versare.com/blog/building-a-maze-with-portable-partitions
http://dayanitasingh.net/
https://www.youtube.com/watch?v=dbbZnMIAi7Y
https://www.youtube.com/watch?v=Quu5uLfts6Q
https://www.pinterest.pt/pin/188517934376063373/
https://www.pinterest.pt/kikkiprince/exhibition-designspaces/?lp=true
https://www.pinterest.pt/pin/567875834243778626/
https://www.pinterest.pt/pin/213569207307960940/
https://www.pinterest.pt/pin/24488391703076192/
https://www.pinterest.pt/pin/511228995182986370/
https://www.pinterest.pt/search/pins/?q=portable%20gallery&rs=typed&term_meta[]=portable%7Ctyped&term_meta[]=gallery%7Ctyped
http://www.worksprogress.org/projects/
http://www.worksprogress.org/files/gimgs/24_mmprojection.jpg
sfmobilemuseum.blogspot.com/
http://mortati.com/projects/
https://artcom.de/en/blog-en/beyond-the-kiosk-prototyping-mobile-experience-for-responsive-spaces-2/
https://s-media-cacheak0.pinimg.com/736x/71/d1/13/71d113df9e9219a6ede109bcf85a20ed.jpg
https://www.pinterest.pt/pin/204984220514474901/
https://modernismmodernity.org/articles/moving-pictures-magic-lanterns
https://www.google.pt/search?q=public+space+%2B+portable+box+%2B+mobile+museum+%2B+MIT&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiu16eD7oXUAhVEOhQKHbddC1gQ_AUIBigB&biw=1619&bih=885#q=public+space+%2B+portable+box+%2B+mobile+museum+%2B+MIT&tbm=isch&tbs=rimg:CUd5ZO95nqKjIjhRUTncQis1NY6-yIzLxI0piYmpe8l6Vx9yr1AZfFObKApfB4ceJEKObHEIO7mBxCGLaSNwUP_1noyoSCVFROdxCKzU1EQBGeGJviC0gKhIJjr7IjMvEjSkRFAk5YuzTYRMqEgmJial7yXpXHxFpBo0eKWaZlioSCXKvUBl8U5soEYCdsdRGXxbJKhIJCl8Hhx4kQo4RpMMMOnEedTYqEglscQg7uYHEIRFZ3rEaflV4hyoSCYtpI3BQ_1-ejERrJk55mtWk5
https://modernismmodernity.org/sites/default/files/media/Foutch%20fig.%2025.jpg 
https://www.youtube.com/watch?v=Quu5uLfts6Q
https://www.youtube.com/watch?v=dbbZnMIAi7Y
http://cinemathequefroncaise.com/Chapter1-1/CHAPTER_01_PART_01.html 
https://en.wikipedia.org/wiki/Magic_lantern
https://www.youtube.com/watch?v=wi1RH9ReQlo
https://www.google.pt/search?q=street+cinematograph&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiC3-rn9YXUAhUGNxQKHUEHB8YQ_AUICigB&biw=1619&bih=885#imgrc=etjO4bcGB7MFjM:
https://www.google.pt/search?q=street+cinematograph+%2B+PEEP+SHOW&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwic3af59oXUAhXEuxQKHWJSDy0Q_AUIBigB&biw=1619&bih=885#imgrc=4XReChPagkgv7M:
http://www.etymonline.com/index.php?term=scope
https://edoc.hu-berlin.de/bitstream/handle/18452/7602/klahr.pdf
https://www.lomography.com/magazine/320554-6-stereoscopic-cameras-for-analogue-3d-photography
http://www.londonstereo.com/stereophotography.html
http://www.londonstereo.com/stereophotography.html
https://www.pinterest.pt/pin/350577152228336887/?lp=true
https://www.youtube.com/watch?v=akaWUe0mum8

Mais informações em mil.up.pt/aai2lab and scopionetwork.com/news