Visual Spaces of Change na Bienal de Fotografia do Porto Ciclo’19

 
 

Visual Spaces of Change na Bienal de Fotografia do Porto Ciclo’19

Visual Spaces of Change (VSC), projeto de investigação transdisciplinar com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação, marcará presença na Bienal de Fotografia do Porto Ciclo’19, de 16 de maio a 2 de julho.

Esta colaboração concretiza-se através da operacionalização de um projeto curatorial associado a um conjunto de atividades que cruzam os universos da fotografia e editorial em duas vertentes complementares: (i) Exibição de projectos de Fotografia Contemporânea (CPP) comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversos espaços públicos e de uso coletivo localizados na Área Metropolitana do Porto (AMP), e (ii) Mostra de publicações alternativas para a divulgação de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território.

Este programa será implementado em diversos espaços públicos e de uso coletivo, procurando gerar uma dinâmica de interacção com exposições em organizações culturais, associações profissionais, universidades e outros espaços alternativos de produção artística. Durante o período oficial da bienal em 2019, destacam-se as exibições nas Estações de Metro de S. Bento e Aliados, e a exposição na Ordem dos Arquitectos e Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O material que se pretende trazer a público através dos projectos de fotografia contemporânea exibidos nestes espaços constituem ‘narrativas visuais’ que interferem intencionalmente com o território, provocando encontros reais e virtuais entre paisagens contrastantes da AMP, oferecendo ângulos e perspectivas sobre este território que suscitam um novo olhar sobre o seu património cultural, ambiental e arquitectónico.

As actividades propostas no âmbito desta parceria são orientadas para uma compreensão dos processos de inter-relação entre a Arquitectura, a Arte e a Imagem, identificando os pontos de articulação das dimensões éticas e estéticas destes universos. Os projectos fotográficos que se propõe instalar em diversos espaços públicos e colectivos para a realização de exposições temporárias constituem os objectos autorais através dos quais se pretende ampliar o universo do debate em torno do cruzamento de temas transversais às temáticas do projeto VSC e do Ciclo’19. Este projecto visa assim explorar de que forma a fotografia constitui um media que consegue alinhar a prática artística e a investigação académica, ao mesmo tempo que se posiciona de forma crítica perante estes universos. A estratégia proposta para promover esta aproximação pretende explorar o potencial da imagem fotográfica enquanto instrumento crítico e inquisitivo utilizado para reforçar e expandir capacidades de comunicação e interação entre agentes envolvidos em processos criativos, culturais e artísticos.

Links: 

https://www.scopionetwork.com/vsc-ciclo
https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/estação-de-metro-dos-aliados-e-são-bento-visual-spaces-of-change/