APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA REVISTA CIENTÍFICA SCOPIO MAGAZINE ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM

 
 
 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA REVISTA CIENTÍFICA SCOPIO MAGAZINE ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM (AAI) | CHAMADA ABERTA - UTOPIA

Casa Comum (Reitoria) da U. Porto

PT/ENG

Teve lugar no último dia 5 de Junho de 2023, às 18h00, na Casa Comum (Reitoria) da U. Porto a apresentação pública da revista científica scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem, bem como a abertura oficial da sua Chamada Aberta - Utopia do Volume 1.

O programa do evento integrou uma mesa redonda cuja abertura esteve a cargo de Fátima Vieira (Vice-Reitora da U. Porto - Cultura, Museus e U.Porto Press), seguindo-se a apresentação da revista científica por parte do seu diretor Pedro Leão Neto (FAUP).

Após este início, foi dada a palavra a cada um dos editores da revista com chamada aberta, nomeadamente Isa Clara Neves (CES / CEAU / FAUP), José Carneiro (FBAUP / i2ADS), Maria Neto (CEAU / FAUP - UBI), Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS) e Miguel Leal (FBAUP / i2ADS). Em seguida foi dada a palavras aos autores convidados para este Volume 1 scopio Magazine Arquitetura, Arte – UTOPIA, nomeadamente Sofia Marques da Silva (CIIE / FPCEUP), Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP) e José Carlos Mota (DCSPT), bem como ao editor David Viana (CEAU / FAUP - UPT). O debate que se seguiu, moderado por Fátima Vieira, teve como mote as diversas temáticas da chamada aberta, bem como uma reflexão sobre a importância de uma revista científica interdisciplinar para a U. Porto com as características inovadoras como scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem consubstancia.

O evento era especialmente dirigido para a comunidade académica, mas aberto a toda a sociedade civil e contou com um número significativo de pessoas, estando presentes na plateia , entre outras personalidades, Ana Camanho, Vice-Reitora para a Transformação Digital e Gestão da Informação da Universidade do Porto e Olívia Pestana, Pró-Reitora para as Infraestruturas Culturais e Alumni, bem como os diretores das unidades orgânicas diretamente envolvidas no projeto da revista científica, nomeadamente Joaquim Moreno director do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura (FAUP) e Lúcia Almeida Matos diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

A partir das intervenções e do debate ficou a ideia de que estamos perante um projeto editorial de revista científica inovador em face da riquesa multifacetada de areas disciplinares e investigadores que integra na sua equipa editorial em volta do universo da Arquitetura, Arte e Imagem.

Foi também destacada a importância da revista científica ter simultaneamente uma versão física e online que criam sinergias entre si, nomeadamente uma versão em papel com a chancela dupla da U. Porto Press | scopio Editions e uma versão na plataforma de acesso aberto OJS da U. Porto. Por um lado, a publicação em papel assegura uma memória física da investigação e dos projetos publicados, bem como o estudo e manuseamento da revista de forma presencial em bibliotecas e centros de investigação. Por outro lado, a plataforma de acesso aberto da U. Porto defende os padrões de qualidade e assegura o reforço da internacionalização da investigação e dos autores e centros de investigação associados à publicação, o que facilita a colaboração global, aumenta a visibilidade da investigação, e promove o acesso aberto do conhecimento.

Por fim, falou-se no significativo apoio da U. Porto Press a este projeto editorial de revista científica scopio Magazine AAI que visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate. Não há dúvidas que a chancela da U. Porto Press consubstancia um significativo reforço da dinâmica e visibilidade da revista científica, centrada na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação e investigadores.


Reportagem fotográfica
José Paulo Santos

 

SOBRE A REVISTA

scopio Architecture, Art and Image é uma publicação científica internacional de acesso aberto, anual e com revisão por pares, publicada pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) - Grupo de Investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Portugal, em colaboração com  o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e o Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS) com a chancela dupla da U. Porto Press e scopio Editions.

Constituída por uma equipa interdisciplinar que integra o Conselho Editorial e Científico, a publicação periódica encarna um espaço dinâmico de informação centrado na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação.

A publicação física e online visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate, nomeadamente para  (re)pensar Arquitectura, Arte e Imagem na contemporaneidade.

A revista scopio Magazine será regida anualmente por uma temática geral e está estruturada em diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitectura, da Arte e da Imagem através de múltiplas perspectivas e focos temáticos.

 Mais informação: scopio Magazine Architecture, Art and Image

SCOPIO MAGAZINE ARCHITECTURE, ART AND IMAGE | CHAMADA ABERTA: UTOPIA

A Revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem convida à apresentação de propostas para o primeiro volume do seu ciclo temático "Utopia". Fá-lo inspirada pela ideia de que a transformação da nossa sociedade só será possível se tivermos visões ambiciosas para o futuro e propusermos caminhos operacionais, idealizados de forma criativa e colaborativa. Como defendeu Ernst Bloch há já oito décadas, em O Princípio Esperança, as utopias oferecem visões de um futuro melhor, devendo, por isso, ser vistas como parte de nossa realidade e não pensadas fora dela. As utopias são, nesse sentido, imagens ilusórias que nos direcionam para possibilidades reais e nos ajudam a construir um caminho de transformação social.

Convidamos à submissão de trabalhos que: (1) revelem o potencial da Imagem como meio capaz de cruzar e deslocar fronteiras entre diversas áreas temáticas, nomeadamente as da Arquitetura e da Arte;  (2) sejam inspirados por noções amplas de criatividade, inovação e cibernética como formas de impulsionar processos de co-evolução social e institucional; (3) explorem o potencial do mundo da Utopia e da Imagem para questionar e abordar, de forma inventiva, problemas transversais que afetem a Arquitetura, a Arte e a Imagem. Estando embora receptivos ao acolhimento de trabalhos individuais, incentivamos à criação de equipas multidisciplinares.

"Arquitetura, Arte e Imagem: Utopia", a publicar numa edição especial da Revista Scopio, Número 0, marcará o início de um novo ciclo de publicação. Pretendemos acolher trabalhos teóricos e práticos que nos levem a repensar o papel da Utopia nas sociedades democráticas complexas em que vivemos e, em particular, no universo da AAI. Queremos explorar a ideia de Utopia como uma ferramenta mental para o projeto arquitetónico, rompendo com formas padronizadas de pensamento e criando possibilidades para idealizações inovadoras e poéticas do espaço. Apoiaremos visões prospectivas capazes de materializar o impossível, isto é, utopias realistas.

Prazo de entrega do resumo: 1 de Setembro de 2023 | Utopia
Data de publicação: Dezembro de 2023

A Equipa Editorial submeterá os artigos teóricos a um processo cego de revisão por pares e os ensaios visuais a uma revisão pelos Editores e / ou um revisor. Os autores serão informados dos resultados da revisão em Outubro de 2023. Artigos teóricos e ensaios visuais terão que ser editados seguindo comentários dos revisores até ao dia 1 de Dezembro de 2023 de forma a poderem ser publicados na Revista scopio - Arquitectura, Arte e Imagem Vol. 1 | Utopia, o primeiro número deste ciclo.

Instruções de submissão

Faça o Login ou registe-se para fazer uma submissão.

Para submeter a sua proposta, os autores têm de se registar na plataforma scopio Magazine AAI OJS e submeter através dela o seu artigo teórico (entre 3000 a 6000 palavras) ou o seu ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, mais texto entre 500 a 1000 palavras) até ao dia 1 de Setembro de 2023.

Guia de ajuda para a Submissão

Para qualquer consulta:

Por favor contacte os nossos Editores em scopiomagazine@arq.up.pt