LANÇAMENTO DA NOVA COLEÇÃO....

 
 
 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA COLEÇÃO ALUMNI LITTLE BOOKS - Arquitetura, arte e utopia | U.Porto Press - Scopio Editions

26 de Junho de 2023 (SEGUNDA-feira), 18h00 | Casa Comum (Reitoria) da U. Porto


No dia 26 de Junho (segunda-feira) de 2023, às 18h00, na Casa Comum (Reitoria) da U. Porto vai ter lugar a apresentação pública da coleção ALUMNI LITTLE BOOKS da série ARQUITETURA, ARTE e UTOPIA com chancela editorial da U. Porto Press e Scopio Editions .
O programa do evento integra uma mesa redonda cuja abertura estará a cargo de Fátima Vieira (Vice-reitora da U. Porto - Cultura, Museus e U.Porto Press), seguindo-se a apresentação da coleção por parte de Pedro Leão Neto (FAUP).
Após este início, será dada a palavra a cada um dos editores da revista, nomeadamente José Carneiro (FBAUP / ID+ / i2ADS), Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS), Olívia Pestana, Pró-Reitora para as Infraestruturas Culturais e Alumni, (FLUP / CITCEM) e José Maria Lopes (FAUP / FBAUP / CEAU / i2ADS) e o debate que se segue terá como mote a importância de criar um espaço editorial capaz de dar visibilidade à investigação desenvolvida por alumni da Universidade do Porto no âmbito das suas dissertações de mestrado e será moderado por Fátima Vieira.

A sessão conta com a presença dos primeiros alumni da Universidade do Porto publicados nesta coleção ALUMNI LITTLE BOOKS da série ARQUITETURA, ARTE e UTOPIA , nomeadamente Chloé Darmon, Diana Aires Senra, Pedro Gonçalves de Barros e Raquel Lagoa que poderão assim partilhar as suas experiências neste projeto editorial, bem como participar no debate.

Programa

Abertura
18.00

Apresentação
18.15 - 18.30

Intervenção de cada editor
18.30 - 19.15

Debate final e lançamento do Call
19.15 - 20.00


“Um Livro, Dois Minutos” U.Porto Press WEBSITE

A coleção começa com os seguintes quatro Alumni Little Books :

Chloé Darmon
MULHERES NO ESPAÇO PÚBLICO | ARQUIVO, FOTOGRAFIA E IMAGEM

Diana Aires Senra
HETEROTOPIAS VISUAIS | O REVELAR DO RIZOMA URBANO

Pedro Gonçalves de Barros
MEMÓRIA | TERRITÓRIO | DESENHO

Raquel Lagoa
FRAGMENTOS DE CIDADE | IMAGENS DE ARQUITETURA


SOBRE A COLEÇÃO U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS

U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS é o nome da nova coleção que a U.Porto Press e a scopio Editions lançaram conjuntamente, numa iniciativa piloto que tem como âncora dar visibilidade às teses de mestrado que obtiveram as melhores classificações e foram simultaneamente reconhecidas por pares, em volta do universo da Arquitetura, Arte e Utopia e inscrevem-se na área científica de Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Neste momento a coordenação editorial integra um membro permanente de cada instituição - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e é esta comissão que convida anualmente, em cada unidade orgânica, os editores convidados. 

O formato da série Arquitetura, Arte e Utopia é o de livro de bolso com um máximo de 40 páginas A5 e uma forte componente visual. Os primeiros “pequenos livros” são de estudantes finalistas da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e a coleção pretende lançar em breve novos livros de estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). A coleção pretende lançar em breve novos livros, explorando os formatos digitais como  suportes privilegiados de disseminação e estudo desta coleção.

Os livros, premiando uma seleção de trabalhos de mestrado avaliados com classificação igual ou superior a 18 valores, são lançados no âmbito do tema “Arquitetura, Arte e Utopia” e inscrevem-se na área científica de Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

A coleção quer assim acolher trabalhos finais de mestrado de estudantes das três unidade orgânicas que integram este projeto nomeadamente FAUP, FLUP e FBAUP, integrando cópias destes livros nas diversas bibliotecas, nomeadamente das Faculdades envolvidas, esperando-se que sirvam de mote para múltiplos atos de reflexão, como palestras e debates em torno dos temas desenvolvidos e ligados a estratégias pedagógicas integradoras, estimulando nos estudantes do 2.º ciclo de estudos o interesse pela investigação científica.

As unidades de I&D que integram a comissão científica da coleção são o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) / da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) ambos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).


 Comissão científica
Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP)
info.aai@arq.up.pt
Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese
Studies (CETAPS)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)
Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+)

Coordenação Editorial
Fátima Vieira (FLUP / CETAPS)
José Carneiro (FBAUP / ID+ / i2ADS)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP /i2ADS)
Olívia Pestana (FLUP / CITCEM)
Pedro Leão Neto (FAUP / CEAU)

Editores 2022-2023
José Maria Lopes (FAUP / CEAU / FBAUP /i2ADS)
Olívia Pestana (FLUP / CITCEM)


Para qualquer consulta:

Por favor contacte os nossos Editores em alumni.littlebooks@arq.up.pt

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CENTROS DE INVESTIGAÇÃO