Candidaturas até 21 jan. 2026 | Curso 'Fotografia como Ferramenta de Investigação do Espaço Urbano'

 

Candidaturas até 21 jan. 2026 | Curso 'Fotografia como Ferramenta de Investigação do Espaço Urbano'

PT/ENG

CANDIDATURAS ONLINE [até 21 de janeiro 2026]
 - FAUP SIGARRA - Candidaturas via WEB através do url: https://sigarra.up.pt/faup/pt/cand_geral.informacao_relevante_cans_view?pv_processo_id=902683


FORMAÇÃO CONTÍNUA NA FAUP

CANDIDATURAS ONLINE

Encontram-se abertas, até 21 de janeiro de 2026, as candidaturas à unidade de formação contínua 'Fotografia como Ferramenta de Investigação do Espaço Urbano'. Esta formação pretende capacitar os formandos para a utilização da fotografia como ferramenta de investigação, interpretação e representação do espaço urbano e proporcionar um ambiente de suporte colaborativo para o desenvolvimento de projetos individuais.

Ao longo de onze sessões, serão apresentados autores e trabalhos de referência, que permitem contextualizar práticas contemporâneas que cruzam investigação e criação artística. Será proporcionado acompanhamento individualizado dos projetos em desenvolvimento, através de sessões de orientação tutorial e de momentos de discussão e análise coletiva.

A orientação pedagógica ficará a cargo da Investigadora Ana Miriam Rebelo, sendo a supervisão científica do Professor Pedro Leão Neto.

Acreditada com 4 ECTS, esta unidade de formação constitui o segundo módulo do curso de formação contínua  'Fotografia como Instrumento de Interpretação e Representação da Arquitetura e do Espaço Urbano'.

O curso tem um custo de 150 euros para estudantes, docentes e funcionários da Universidade do Porto, 180 euros para alumni U.Porto e 200 euros para o público em geral. Acresce, em todos os casos, o valor de 2 euros correspondente ao seguro escolar.

Mais informações na página do curso 'Fotografia como ferramenta de investigação do espaço urbano'.

Formadora: Ana Miriam Rebelo
Supervisão Científica:
 Professor Doutor Pedro Leão Neto


Destinatários

O curso é destinado a uma comunidade multidisciplinar que tem na arquitetura e no espaço urbano o seu centro de interesse, seja como território de prática, como objeto de investigação ou como tema de criação artística. Assim, o curso acolhe estudantes universitários, investigadores e profissionais de diversas áreas - da arquitetura e do urbanismo às artes visuais e às ciências sociais - assim como outras pessoas interessadas em fotografia, arquitetura e espaço urbano.

Pretende-se assim promover um ambiente multidisciplinar participativo, incentivando a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes áreas de conhecimento e enriquecendo perceções sobre as dinâmicas de produção, utilização e apropriação do espaço urbano.


Módulo2 – Fotografia como ferramenta de investigação do espaço urbano

 

Conteúdos programáticos

- Fotografia e investigação: a fotografia como meio de documentação e como prática discursiva na investigação do espaço urbano

- Autores e trabalhos de referência: diferentes abordagens e estratégias entre a investigação e a prática artística

- Práticas de etnografia visual

- Estratégias de análise e exploração do espaço: a fotografia como um elemento discursivo que constrói significados sobre os espaços, a arquitetura e a sociedade

- Narrativa visual: construção de discursos fotográficos em formato digital e impresso

Carga horária: 
11 sessões | 33 horas de contacto
Calendário: 20 de fevereiro a 22 de maio de 2026
Horário: sextas-feiras
- 15h00 > 18h00
Regime: 
presencial
Língua de comunicação: 
Português (PT)

4 ECTS


Biografias

Ana Miriam Rebelo é fotógrafa, investigadora e docente na área das artes visuais e da cultura visual. Licenciou-se em Belas-Artes pela École d’Enseignement Supérieur d’Art de Bordeaux (2005). É mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (2019) e doutorada em Design pela Universidade do Porto (2025), com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Presentemente, exerce funções de docência e investigação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) e o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+). A sua produção artística e científica, apresentada em comunicações, publicações e exposições, incide sobre a produção, perceção e representação do espaço urbano, com particular ênfase nas dinâmicas informais de construção e apropriação do espaço público.

Mais informação em FAUP SIGARRA - Candidaturas via WEB 
https://sigarra.up.pt/faup/pt/cand_geral.informacao_relevante_cans_view?pv_processo_id=902683