ANUÁRIA 2021/2022 | FACT, CAAD I E CAAD II

 
 
 

setembro - dezembro de 2022, 2.ª - 6.ª feira (encerra aos feriados), 9h00-20h00, FAUP

“Com a edição de 2022, tenciona-se continuar a valorizar uma das dimensões mais importantes de uma comunidade académica dinâmica: a partilha e a geração de conhecimento através de práticas colaborativas e do aprofundamento das intersecções entre percursos paralelos e convergentes dos estudantes, no contexto do trinómio ensino aprendizagem-investigação, desde o 1.º ao 3.º ciclo de estudos, nas suas diferentes áreas científicas, complementados com a actividade de investigação.
O valor acrescentado que significa para uma “Escola” a sua produção didática e pedagógica é, efectivamente, para além de um manancial enorme de produção escolar, um reflexo do presente e das suas contingências e um desígnio do futuro e do que nele podemos incorporar de todas as experiências que vamos fazendo”.
Mário Mesquita

VÍDEO ANUÁRIA SOBRE UNIDADES CURRICULARES FACT, CAAD I E CAAD II

SOBRE CITYZINES

A criação da colecção Cityzines pretende fortalecer e promover a divulgação e estudo de edições de autor e outras publicações ligadas à temática de arquitectura, cidade e território, onde a imagem e a fotografia estão presentes de forma significativa, existindo um especial interesse e enfoque sobre a riqueza multi-facetada da cultura urbana, arquitectónica e visual que caracteriza os aglomerados urbanos e as suas vivências.

A colecção iniciou com um levantamento mais focalizado no contexto português, mas também integra publicações de outros países com vista à internacionalização do projecto.

Pretendemos, com esta colecção, promover a consciencialização e a reflexão sobre a arte e a fotografia documental, relativamente à sua concepção como instrumento para questionar o universo da Arquitectura, da Cidade e do Território. Isto significa entender a Arquitectura como uma disciplina e uma prática extensivas, com interesse, por um lado, pelo espaço real e suas experiências, explorando novas formas espaciais e códigos arquitectónicos e, por outro, pelo modo como a arquitectura opera no âmbito de sistemas mais vastos: socio- culturais, técnicos e históricos.

A colecção física debruçar-se-á predominantemente sobre objectos impressos portugueses, mas também integra publicações de outros países e constituirá uma mostra/ exposição que irá viajar por vários locais, em Portugal e no estrangeiro. Este catálogo de Edições de Autor e outras Publicações apoiará a divulgação do universo destas publicações, funcionando também como uma referência para localizar publicações com carácter de investigação/estudo e/ou não-tradicionais relevantes e independentes relacionadas com a Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território.