Resumo da sessão de apresentação da publicação “Contrast: A Fotografia no Ensino Superior”

 

Resumo da sessão de apresentação da publicação Contrast: A Fotografia no Ensino Superior

A FAUP recebeu no passado dia 4 de Março, pelas 18h00, mais uma sessão integrada no programa do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI): a mesa redonda de lançamento e apresentação da publicação “CONTRAST: A Fotografia no Ensino Superior”. O evento contou com a presença de Fátima Vieira, vice-reitora da U. Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições) e a abertura da mesa esteve a cargo de Raquel Paulino, diretora do MIArq - FAUP. A apresentação do livro foi feita por Fátima Pombo, diretora do curso de Design da U. Aveiro e o debate que se seguiu foi moderado por Pedro Leão Neto (FAUP) e Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD /IPP), coordenadores editoriais. Este lançamento contou ainda com a presença de grande parte dos editores que representam as 9 instituições de Ensino que integram esta publicação: AR.CO, DARQ, DCAM, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT.

O objetivo desta mesa redonda foi debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, assim como possibilitar um entendimento mais aprofundado sobre o universo do fotográfico. Pretende-se que a CONTRAST possa constituir o mote e um instrumento para refletir sobre diversas estratégias de ensino do fotográfico de forma a perceber não só como esta pode criar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente, mas como também pode ajudar a repensar o real.

Apoio à divulgação: AR.CO, DARQ, DCAM, ESAP, ESMAD, FBAUL, FBAUP, IPT. Fundação Marques da Silva e Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN).

SCOPIONETWORK
AAI RESEARCH GROUP (CEAU-FAUP)
SOPHIA JOURNAL
AAi2: Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação Lab

SOBRE A CONTRAST
A publicação CONTRAST é o resultado de uma parceria estabelecida entre o CCRE/CEAU/FAUP e a ESMAD / uniMAD, e vem dar continuidade e uma nova dimensão à secção com o mesmo nome, que tinha vindo a ser publicada na revista internacional de fotografia scopio Magazine. Um dos seus principais objectivos da CONTRAST é o de reunir um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica sobre projectos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação, representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia e integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares, como por exemplo a Arquitectura, o Design, a Multimédia, os Estudos Artísticos, entre outras

Esta nova publicação, com ISSN próprio, oferece assim um conjunto alargado de textos escritos por professores e investigadores sobre as suas estratégias pedagógicas e discutindo uma seleção de projetos fotográficos desenvolvidos por estudantes da responsabilidade de cada instituição ou unidade curricular. Perante a inexistência de uma publicação com estas caraterísticas, acreditamos que este projecto editorial vem preencher uma importante lacuna no universo do ensino da fotografia em Portugal.  Assim, a CONTRAST pretende contribuir para o desenvolvimento e divulgação da fotografia enquanto área do conhecimento. Acreditamos que esta publicação irá possibilitar uma melhor perceção sobre os diferentes sistemas e objetivos educacionais em torno da fotografia no contexto do ensino superior em Portugal, assim como dos seus resultados. Por todas estas razões, acreditamos que a CONTRAST ajudará a criar sinergias entre diversas escolas de fotografia e a trazer uma maior visibilidade a estas instituições bem como aos projetos dos seus alunos finalistas, divulgando-os a nível nacional e internacional.

A CONTRAST evolui assim enquanto espaço independente, integrando diversos editores ligados ao ensino da fotografia, e nomeadamente nove instituições de ensino:

AR.CO | CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL – LISBOA
Pedro Tropa

DARQ - DEPARTAMENTO DE ARQUITECTURA - FACULDADE
DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - UNIVERSIDADE DE COIMBRA
José Maças de Carvalho

DCAM - DEPARTAMENTO DE CINEMA E ARTES DOS MEDIA - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA, ARTES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
- UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS - LISBOA
Virgílio Azevedo

ESAP - ESCOLA SUPERIOR DE ARTES DO PORTO
Eduarda Neves
Maria Covadonga Barreiro
Nuno Faleiro Rodrigues

ESMAD | ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA,
ARTES E DESIGN - P.PORTO - VILA DO CONDE

Olívia Marques da Silva
Luís Ribeiro
Cesário Alves

FAUP - FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Pedro Leão Neto

FBAUL - FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Victor dos Reis
Rogério Taveira

FBAUP FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Susana Lourenço Marques
José Carneiro

IPT - INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
António Martiniano Ventura
Alexandre de Magalhães

Para comprar a publicação: link

SCOPIO EDITIONS
AAI COLLECTION
Porto, 2019

216 pages

ISSN 2184-4410
ISBN 978-989-54318-3-0