Lançamento do Livro "Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Vieira" na OASRN / Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

 

Lançamento do Livro "Um outro olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira" na OASRN / Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

Enquadrado na programação do Visual Spaces of Change no Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019, foi ontem lançado na sede da OASRN o livro Um outro olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira.

A abertura da sessão de discussão da obra esteve a cargo de Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e o livro foi apresentado por Jorge Figueira, Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e José Maças de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, orientadores do trabalho de pós-doutoramento que deu origem ao livro de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. O autor explicou o enquadramento do livro Um outro olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira no projecto Visual Spaces of Change e no Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019, abrindo a mesa para uma conversa em torno do tema “Fotografia e Arquitectura”.

Inaugurou também ontem na OASRN uma exposição complementar e homónima ao livro apresentado.

Sobre o livro e o projecto MFDA-ARP

O livro Um outro olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira é o resultado do trabalho de Pós-Doutoramento de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com orientação de Jorge Figueira, Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e José Maçãs de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. O livro está organizado em 7 capítulos ou secções principais.

Com este livro pretende-se dar início à primeira publicação do projecto de investigação MFDA-ARP, que teve início em 2015, no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), unidade de I&D integrada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sob a coordenação científica do grupo de investigação CCRE1. MFDA-ARP situa-se na área de Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e tem como objectivo, entre outros, o de ajudar à internacionalização, divulgação e visibilidade dos espaços, formas, memórias e culturas da Arquitectura Portuguesa, tendo Portugal como território de estudo preferencial. No entanto, não se coloca de parte a possibilidade de incluir no estudo obras localizadas fora do país quando consideradas significativas – nomeadamente em territórios pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ou em antigos territórios portugueses como Macau e Goa – e em qualquer parte do mundo.

Concerne a este estudo a arquitectura situada num período temporal compreendido entre os inícios do século XX – momento em que surgem as primeiras obras que denotam influência do moderno ou modernismo – até ao presente. Interessam-nos edifícios e programas de Arquitectura Portuguesa considerados relevantes no universo da prática e disciplina da arquitectura, não apenas do Moderno, mas também do Pós-Moderno3 que naturalmente inclui a Arquitectura Contemporânea e as suas novas tendências. Interessa-nos uma pós-modernidade que é crítica e não amnésica, isto é, uma pós-modernidade que pode estar ligada ao moderno de diferentes maneiras e em maior ou menor grau.

 

VISUAL SPACES OF CHANGE NO CI.CLO BIENAL FOTOGRAFIA DO PORTO 2019

O Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019 é uma plataforma de criação, debate e reflexão; um Ci.CLO que celebra a prática artística e se renova a cada dois anos e o seu programa em 2019 contou com a colaboração do Visual Spaces of Change que implementou em diversos espaços públicos e de uso colectivo projectos de Fotografia Contemporânea, procurando gerar uma dinâmica de interacção com exposições em organizações culturais, associações profissionais, universidades e outros espaços alternativos de produção artística.Durante o período oficial do Ci.CLO 2019, os destaques são as exposições nas estações de metro de S. Bento e dos Aliados, a exposição na Ordem dos Arquitectos e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O material que se pretende levar ao público através dos projectos fotográficos contemporâneos expostos nestes espaços constituem 'narrativas visuais' que interferem intencionalmente no território, provocando encontros reais e virtuais entre paisagens contrastantes da AMP, oferecendo ângulos e perspectivas sobre o território de modo a dar um novo olhar ao seu património cultural, ambiental e arquitectónico.


O Ci.CLO 2019 decorre entre os dias 16 de maio e 2 de julho.

Mais info: https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/vsc/