2º CICLO DE DEBATES AAI - ARQUITETURA, ARTE, IMAGEM - AULA ABERTA “TIPOGRAFIA - PENSAMENTO - ACÇÃO" COM JOSÉ CARNEIRO

 
Sequence 01.Still001.jpg

2º CICLO DE DEBATES AAI - ARQUITETURA, ARTE, IMAGEM AULA ABERTA “TIPOGRAFIA - PENSAMENTO - ACÇÃO" COM JOSÉ CARNEIRO

Decorreu no passado dia 1 de Março, às 14h30, na sala CCR 0.1 da Casa Cor de Rosa da FAUP, mais uma sessão de ciclo Debates AAI, integrado na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP. Esta aula aberta contou com a presença de José Carneiro, Professor Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, subjacente ao tema “TIPOGRAFIA - PENSAMENTO - AÇÃO“.

Sendo que a utilização da tipografia se tornou uma prática comum no contexto da vida contemporânea e que esta relação está presente em vários suportes e plataformas, esta comunicação focou-se na identificação dos princípios mais elementares de uma relação adequada com as letras, frases e textos. Pretendeu-se, assim, encorajar a forma de pensar, ver e utilizar a tipografia nos suportes de comunicação em que os projectos de arquitectura se movimentam. Destacou-se ainda a relação entre a tipografia e a fotografia no contexto particular do foto-livro.

Através da realização destes debates, pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita

Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.