SCOPIO DEBATES - COM JORGE FIGUEIRA E JOSÉ MAÇÃS DE CARVALHO

 

SCOPIO DEBATES - COM JORGE FIGUEIRA E JOSÉ MAÇÃS DE CARVALHO

COM JORGE FIGUEIRA E JOSÉ MAÇÃS DE CARVALHO

No passado dia 12 de Junho, pelas 18h00, no espaço "Circo de Ideias", deu-se lugar a um debate com Jorge Figueira e José Maçãs de Carvalho, que teve como moderador Pedro Leão Neto.

Tratou-se de mais um scopio Debate que deu continuidade aos ciclos de conferências, abertas a toda a comunidade académica e ao público em geral, desenvolvidas pela grupo de investigação CCRE (Centro de Comunicação e Representação Espacial) através da sua linha de investigação Espaços de Cidade e Cultura e do seu projecto editorial scopio.



Fotógrafos, Arquitectos e Artistas continuam a viajar à volta do mundo e a (re)descobrir lugares e paisagens, apesar de se dizer que não há lugares por descobrir.


Na verdade, a viagem pode também ser ficcional e permitir a construção de lugares que nasceram da imaginação de artistas e escritores como, por exemplo, os franceses Moebius, Phillipe Druillet e o iugoslavo Enki Bilal, na banda desenhada e Italo Calvino na literatura que reinventa Cidades impossiveis com base na construção dos diálogos entre o imperador Kublai Khan e Marco Polo no livro As Cidades Invisíveis.

A viagem é também um destino pessoal e um estado interior e, por vezes um projecto ou registo fotográfico pode ser uma oportunidade para redescobrir novos significados e realidades que antes estavam esquecidas ou invisíveis. A oportunidade para que surja um olhar atento perante o mundo e os outros da viagem, um olhar fruto de uma experiência pessoal e subjectiva, mas capaz de mostrar os lugares do mundo de forma não estereotipada.

Existem inúmeros projectos fotográficos de autores que tiveram como base ou fonte de inspiração a viagem, sendo ainda hoje uma referencia para diversos artistas. Interessa-nos assim revisitar de forma critica e atenta trabalhos e autores como, por exemplo, American Surfaces de Stephen Shore, The Americans de Robert Frank, e muitos outros similares.



Este Debate contou ainda com o lançamento do 4º número da scopio magazine, da Linha Editorial scopio e do livro Partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho.