2º Ciclo de debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação

 
 
cartaz_debates_aai2lab_191118.jpg
 
 

DEBATES

AAi2 Lab

2º Ciclo de debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação

1º Conferência / mesa redonda -  Visual Spaces of Change: A fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.

12 de Dezembro | 9:30 - 18:00 | MIL

PROGRAMA

9:15 Receção e café
9:30 Apresentação do projeto “Visual Spaces of Change"
10:30 Coffee break
11:00 Mesa redonda 1: "Imagem e transformação do espaço público: o uso da fotografia e abordagens multidisciplinares artísticas como instrumentos de investigação, mapeamento e questionamento do espaço público e sua arquitectura"
12:30 Almoço convívio
14:30 Mesa redonda 2: “Métodos de investigação visual e abordagens multidisciplinares para a construção de pontes entre Arquitetura, Arte e Imagem"
15:45 Debate aberto aos laboratórios MIL e alunos de suas unidades orgânicas: “Espaços visuais de mudança: desafios de investigação e oportunidades para a inovação"
18:00 Encerramento e lanche



Visual Spaces of Change: a fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), os Laboratórios de Inovação em Media da Universidade do Porto MIL-UP, e a scopio Editions, será realizado o  2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação, sob o tema “Visual Spaces of Change: a fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público” é organizado pelo Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC em parceria com os MIL-UP.Este ciclo de debates está inserido no projeto de investigação “Visual Spaces of Change”, AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

A série de conferências AAI pretende constituir um espaço de Debate e Reflexão sobre Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação. O objectivo específico desta segunda série é o de criar um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em volta de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana. Isto implica, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma abordagem multidisciplinar capaz de combinar diversos métodos de representação visual - com especial incidência na fotografia documental e artística em suportes analógicos e digitais - com outros instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa aplicados à análise de redes urbanas.

A estrutura deste evento, que terá a duração de um dia inclui diversas apresentações em volta de duas mesas redondas de discussão sobre as temáticas de interesse do projecto VSC. Será material de apresentação ou base de discussão qualquer estudo e / ou projectos dos investigadores que estes considerem de interesse para o projecto VSC. Os moderadores das mesas redondas deverão, seguindo a linha das temáticas do evento - Visual Spaces of Change (VSC): the use of Image and Photography for reflecting on public space transformation - trabalhar diversas questões inerentes ao projecto VSC, muitas delas oriundas das apresentações que serão efectuadas na mesa redonda, assumindo um papel significativo para o envolvimento dos participantes no grupo de discussão.  

As temáticas do VSC que deverão orientar as apresentações / intervenções dos participantes em cada uma das mesas redondas serão as seguintes:

Métodos de investigação visual e abordagens multidisciplinares para a construção de pontes entre Arquitetura, Arte e Imagem

  • Estratégias de investigação a adoptar no uso de imagens (Desenho, Fotografia, ilustrações, etc.) para comunicar uma determinada visão crítica e / ou prospectiva sobre espaços públicos e arquitectura;

  • Estratégias de investigação e monitorização para avaliação dos espaços e dos seus usos / apropriação por parte de diversos públicos;

  • Instrumentos de investigação que combinam instrumentos de análise quantitativos e qualitativos (metodologias de análise de sintaxe espacial, entrevistas, fotografia e desenho) sobre espaços públicos e arquitectura integrando nos seus processos de análise o uso da imagem;

  • Estratégia de utilização mista de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e espaços físicos da cidade como arenas de debate, análise, comunicação e monitorização de conteúdos diversos sobre espaços públicos e arquitectura e sua interação com público - suportes em rede / móveis e software (plataformas, apps, etc.);

Imagem e transformação do espaço público: o uso da fotografia e abordagens multidisciplinares artísticas como instrumentos de investigação, mapeamento e questionamento do espaço público e sua arquitectura

  • Estratégias a adoptar no uso de fotografia contemporânea - documental e artística  - para mapear, questionar e investigar espaços públicos e arquitecturas

  • Estratégias de investigação e monitorização qualitativas (inquéritos, entrevistas, etc.) para avaliação do impacto na percepção pública de projectos de comunicação visual (fotografia contemporânea) sobre espaços públicos e arquitectura;

  • Estratégias e componentes de expressão artística utilizadas para explorar, pesquisar e questionar os espaços públicos e arquitectura – dança, arte pública, performance e outras.

  • Estratégias a adoptar no uso de fotografia contemporânea para o estudo da transformação de certos espaços urbanos e arquitecturas, suas dinâmicas contemporâneas e / ou emergentes de transformação e apropriação por parte de diversos públicos;

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ana Francisca de Azevedo é licenciada em Geografia, desenvolveu o seu mestrado no âmbito da Educação Ambiental e o doutoramento no âmbito da Geografia Cultural. É Professora Auxiliar no Departamento de Geografia, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e membro da Rede Internacional de Pesquisa - Imagens, Geografias e Educação.

Iñaki Bergera é Arquitecto PhD pelo ETSAN, Mestrado pela Universidade de Harvard em 2002 e Professor Associado da Escola de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Zaragoza, tendo ensinado anteriormente no ETSAN (1997-2007) e na Universidad Europea em Madrid (2007-09). Iñaki foi professor visitante e crítico convidado no London AA, Harvard GSD, TEC em Monterrey e as Escolas de Arquitetura da Universidade do Arizona, Bologna-Cesena, FAUP e Antuérpia.

João Carlos Castro Ferreira é Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1992, Mestre em Construção de Edifícios pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – 2002/2004 e Doutor em Arquitectura - Dinâmicas e Formas Urbanas, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. É atualmente docente e coordenador das áreas científicas de Construção da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa.

José Barbedo é licenciado em Arquitetura pela FAUP, Mestre em Planeamento pela FEUP e Doutor em Engenharia Civil pela UFRJ. É atualmente investigador integrado no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo. O seu trabalho de investigação dedica-se ao estudo de dinâmicas sociais, económicas e políticas que contribuem para a transformação do território, com enfoque nos processos de reprodução de conflitos socio-ambientais.

Luís Gonzaga Magalhães é bacharel e mestre em Informática pela Universidade do Minho e Doutor em Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente é Professor Auxiliar com Agregação na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e pesquisador sénior no Centro ALGORITMI. Desenvolve investigação em Visão Computacional, Realidade Aumentada, Computação Gráfica, participando em projetos relacionados a Modelagem Expeditiva, Ambientes 3D Imersivos, Patrimônio Virtual e Sistemas de Realidade Mista. 

Marco Iuliano é Arquitecto especializado em Teoria e História da Arquitectura. Ensinou em Italia, França, Reino Unido. Recebeu diversas bolsas e fellowship grants da British Library, no Centro de Architectura Andrea Palladio e do Governo Italiano. Em 2005 foi-lhe atribuído uma bolsa de pós-doutoramento do Conselho Nacional de Investigadores Italiano. Entre 2005 e 2008 foi Investigador Principal do Arquivo Digital financiado pela Companhia de San Paolo para o Archivio Fotografico Parisio, um dos maiores arquivos de imagens arquitectónicas italiano.

Pedro Bandeira é Arquitecto (FAUP 1996), sendo atualmente Presidente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e membro investigador do Lab2PT. Em 2004 integrou a exposição Metaflux na representação portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza e em 2005 representou Portugal na Bienal de Arquitectura deSão Paulo. Em 2007 concluiu a tese de doutoramento sob o título Arquitectura como Imagem, Obra como Representação: Subjectividade das Imagens Arquitectónicas.

Pedro Leão Neto é Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992), Mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (U. Porto, 1997) e PhD em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002). É regente das disciplinas de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo (C.F.M.) e CAAD do 1º ciclo da FAUP, e coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab, Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC) e Editor Coordenador das publicações da scopio Editions.

https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=49862