APRESENTAÇÃO PÚBLICA | 23 JANEIRO | REITORIA DA U.PORTO

 
Proposta Banner Apresentação.jpg

APRESENTAÇÃO PÚBLICA

DPIc - Concurso Internacional de Desenho e Fotografia: Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto e Estrutura Portátil de exposição de Imagens para Espaços de Mudança Visual - Concurso de Ideias e Anúncio do 5º Congresso Internacional: On the Surface: Photography on Architecture VSC - Unveiling the publicness of urban space

Na próxima quarta feira, dia 23 de janeiro, realiza-se na Reitoria U.Porto, a apresentação pública dos concursos DPIc - Concurso Internacional de Desenho e Fotografia: Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto e Concurso de Ideias - Estrutura Portátil de exposição de Imagens para Espaços de Mudança Visual, bem como o anúncio do 5º Congresso Internacional ON THE SURFACE: PHOTOGRAPHY ON ARCHITECTURE - “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space”

A iniciativa, de entrada livre, é organizada pela Reitoria da U. Porto e o Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP), no âmbito do projecto Visual Spaces of Change - VSC, referência POCI-01-0145-FEDER-030605, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI). 

O tema nuclear do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) sobre a Identidade das 14 Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC) é a ideia de Utopia e Espaços Visuais de Mudança (VSC) e é dirigido a todos os estudantes das 14 Faculdades da U. Porto – estudantes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos ou jovens investigadores pertencentes a qualquer instituição de ensino superior e / ou investigação da U. Porto. 

O concurso de ideias Estrutura Portátil de exposição de Imagens para Espaços de Mudança Visual desafia estudantes de arquitectura, artistas e equipas multidisciplinares a conceber uma estrutura multi-funcional portátil que permita a projeção e exposição de imagens através de módulos facilmente montados nos locais de exibição do projeto Visual Spaces of Change (VSC) - projeto de investigação coordenado pelo Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE), integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) Universidade do Porto (UPorto), em consórcio com a Universidade do Minho (com a participação do Centro ALGORITMI e Lab2PT - UMinho). 

VISUAL SPACES OF CHANGE - VSC é a primeira etapa de um projeto de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação sobre dinâmicas emergentes de mudança na Área Metropolitana do Porto (AMP). Projetos de Fotografia Contemporânea (CPP) serão desenvolvidos e implementados em locais específicos, concebidos como "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território metropolitano num exercício de representação autorreflexiva de seu próprio processo de mudança urbana. Esta rede de espaços públicos e coletivos constituirá um "Museu Aberto" na AMP, estimulando instituições artísticas e culturais a ampliar seu alcance e participação no espaço público.