JOÃO PAULO CALVET: PRESENÇA

 

JOÃO PAULO CALVET: PRESENÇA

scopio aboveground: city

O conjunto das imagens apresentadas agem como conjunto pelo facto de achar que a arquitectura urbana pode, e deve, ser tratada pela fotografia ao mesmo tempo como um "instantâneo" e como fotografia de "paisagem" -­‐ afinal de contas ela é a paisagem urbana.
Foram captadas de dia e á noite porque ela está lá sempre. Presente. Daí ter optado pelo aspecto granulado dado ás imagens, como se dum instantâneo fotojornalístico se tratasse. E também porque a arquitectura, quer se queira quer não (e disto os fotógrafos bem o sabem) é também ela uma personagem, um motivo.
Este aspecto gráfico serve também á coerência do conjunto e elemento unificador das imagens do mesmo. O mesmo se passa com a opção do preto e branco, tonificante do aspecto gráfico da própria arquitectura e agente volumétrico da mesma. Decidi apenas incluir a figura humana numa delas porque afinal de contas o projecto debruçar-­‐se-­‐ia sobre a Arquitecura. Esta figura humana aparece aqui apenas como um apontamento de "cumplicidade", se assim o quisermos chamar, com a arquitectura.

Technical notes

Fotografia Digital,
Canon 400d