TATEWAKY NIO: ESCULTURA DO INCONSCIENTE

 

SCOPIO ABOVEGROUND: TERRITORY


O projeto Escultura do Inconsciente retrata paisagens arquitetônicas em transformação da cidade de São Paulo (Brasil).
Hoje, apesar de a economia mundial estar sem claras perspectivas, o Brasil desfruta de um desenvolvimento econômico em ascensão. A cidade de São Paulo, como outros polos metropolitanos do país, está aquecida pelo boom imobiliário e alterando a paisagem urbana de forma contínua e acelerada.
Enquanto novas construções surgem como luzes do desenvolvimento, os edifícios abandonados e as casas em demolição, ao contrário, tornam-se sombras. Luzes e sombras estão intimamente ligadas às técnicas de expressão fotográfica, e dentro desse contexto, Escultura do Inconsciente é um projeto que aborda a questão do registro da luz e da sombra do desenvolvimento urbano.
O projeto busca pela beleza estética, que atrai o olhar e abala a emoção dos espectadores, descentralizando o foco estético para as sombras do desenvolvimento, que muitas vezes são descartadas pelo olhar ou pela expressão “Que feio!”.
Todas as imagens foram fotografadas nas ruas de São Paulo. Através de registrar e apresentar as paisagens de que podem ser observadas por qualquer cidadão local, indiferentemente de classe social, o projeto pretende criar um diálogo bilateral entre o autor (eu) e o outro, ou entre o outro e o outro, sobre o ambiente em que vivem.
O projeto iniciado em 2006 hoje comtem 46 imagens. É um projeto contínuo, sem prazo para um ponto final. 


Technical notes

As imagens foram feitas por filmes negativos de 4x5 polegadas e digitalizadas. As obras finais tem 80 x 98,5cm impressas por jato de tinta no papel de algodão.


Contact

tatewakinio@gmail.com