On the Surface: Photography and Architecture, Crossing Borders and Shifting Boundaries | Book of Abstracts

 

On the Surface: Photography and Architecture,
Crossing Borders and Shifting Boundaries
Book of Abstracts

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
29 a 30 de setembro de 2016

(ed.) Pedro Leão Neto

A Conferência Internacional Na Superfície: Fotografia e Arquitectura – Atravessando Fronteiras, Deslocando Limites pretende dar continuidade ao sucesso das suas três edições anteriores. As edições anteriores de “Na Superfície” provaram ser um importante fórum de debate e reflexão sobre fotografia e arquitectura, cujo trabalho pode ser acedido através de várias plataformas na internet, como www.nasuperficie.ccre- online.com e em publicações da scopio Editions (scopio magazine, o catálogo Na Superfície : Imagens de Espaço Público e Arquitetura em Debate).

A scopio Editions integrou e deu apoio às três edições anteriores do congresso e é agora o editor oficial de ON THE SURFACE: Photography and Architecture. Assim, esta quarta edição tem também como subtítulo Crossing Borders and Shifting Boundaries, que é o tema principal do actual ciclo da scopio Magazine e o primeiro número da publicação com revisão por pares Sophia.

Na Superfície: Fotografia e Arquitectura tem como objetivo, este ano, promover uma análise crítica global em volta do tema Atravessando Fronteiras e Deslocando Limites, explorando de que forma a imagem pode constituir um media que, por um lado, consegue atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes problemáticas e áreas disciplinares onde a imagem e a fotogra a estão presentes de forma significativa. Por outro lado, perceber a imagem e/ou fotografia como instrumentos críticos e inquisitivos utilizados para representar e perceber a arquitectura e a forma como esta se transforma e reflecte as diferentes identidades e universos culturais a que dá forma. Interessa estudar e explorar todas estas questões de forma abrangente, ou seja, relativamente a diversos países, regiões ou lugares, bem como perceber como tudo isso interage e afecta as nossas cidades.

Pretende-se promover uma análise crítica global em torno da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e em particular da Fotografia Documental e Artística no que diz respeito à sua concepção como um instrumento para questionar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Isso significa, entre outras coisas, ter uma compreensão abrangente sobre o mundo da Arquitectura, como uma prática e disciplina que opera, por um lado, no espaço real, influenciando a nossa experiência perceptiva e explorando novos códigos e formas espaciais e, por outro lado, que opera dentro de sistemas mais abrangentes: sócio- cultural, técnico, político e histórico. Interessa-nos entender o potencial dos universos artístico e documental para a construção de uma visão crítica e inovadora da arquitectura contemporânea e do seu passado. Acreditamos que os mundos da Arquitectura e da Fotogra a são enriquecidos se a fotogra a não se focar apenas na objectivação e documentação de edifícios e espaços, mas também na criação de um novo entendimento, baseado no olhar artístico subjectivo.

A SCOPIO Editions, integrada no grupo de investigação CCRE - FAUP e a Associação Cultural Cityscopio (ACC), pretende sensibilizar e promover a reflexão acerca da Arte e Fotogra a Documental no que diz respeito à sua concepção como instrumento para questionar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. A mesa redonda irá abordar uma série de questões relacionadas com a experiência editorial, como “scopio Editions”, capazes de ampliar a compreensão e o âmbito da arquitectura como uma disciplina e prática abrangente capaz de integrar diversas dimensões.

No sentido de continuar a criar sinergias com outros grupos e instituições através dos temas da Fotografia e Arquitectura, Cidade e Território, o grupo de investigação CCRE-FAUP e a scopio Editions têm como parceiros importantes para a Conferência Internacional Na Superfície: Fotogra a e Arquitectura – Atravessando Fronteiras, Deslocando Limites as seguintes entidades: IPP - ESMAE, Encontros de Imagem, EINA - Zaragoza, LSA - Liverpool e IED -Madrid.

A estrutura deste evento estará muito próxima da 3a edição deste congresso, incluindo uma conferência com múltiplas sessões com apresentações convencionais e mesas redondas de discussão. Os moderadores das mesas redondas de cada painel do congresso têm como responsabilidade, seleccionar um conjunto de temas de interesse e, seguindo a linha do congresso, trabalhar questões, assumindo um papel significativo para o envolvimento dos participantes no grupo de discussão. A scopio Editions integrará uma das mesas, fornecendo também apoio à Conferência Internacional Na Superfície: Fotogra a e Arquitectura – Atravessando Fronteiras, Deslocando Limites.

Será dado a cada sessão tempo que permita a intervenção de outros participantes, para que possam contribuir o máximo possível com partilha de ideias e questões. É esperado que os moderadores das mesas redondas forneçam uma síntese e um resumo da discussão.


On the Surface 2016 | Book of Abstracts