NOVA COLEÇÃO DE PEQUENOS LIVROS (LITTLE BOOKS) - ARQUITETURA, ARTE E UTOPIA - U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS

 
 
 

NOVA COLEÇÃO DE PEQUENOS LIVROS (LITTLE BOOKS) - ARQUITETURA, ARTE E UTOPIA - U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS
A SER LANÇADA BREVEMENTE

UMA INICIATIVA CONJUNTA DO GRUPO AAI / CEAU / FAUP COM CETAPS / FLUP COM CHANCELA U. PORTO PRESS e SCOPIO EDITIONS

PT/ENG

Com base nas dissertações dos estudantes finalistas, foi criada uma nova colecção de pequenos livros de Arquitectura, Arte e Utopia - U. PORTO Alumni Little Books - que tem o apoio da U.Porto Press associada à Scopio Editions. O objectivo é o de publicar pequenos livros (book zines) provenientes do trabalho de dissertação dos alunos finalistas das Faculdades da U. Porto, seleccionados pela qualidade desse trabalho e proximidade dos temas abordados em relação às áreas de Arquitectura, Arte e Utopia.

A colecção é uma iniciativa conjunta do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP). Constituída por publicações Little Books com um formato especificamente concebido para o efeito, a coleção está estruturada através dos temas de interesse de cada uma das obras relacionadas com Arquitectura, Arte e Utopia, tendo como base a selecção dos trabalhos finais do Mestrado escolhidas anualmente e editadas de acordo com o novo layout da colecção.

As obras serão colocadas nas bibliotecas das Faculdades, num local específico para esta colecção. Estas publicações serão, uma vez terminadas, o mote para promover múltiplos actos de reflexão, que podem provir de várias iniciativas como palestras e debates em torno dos temas desenvolvidos e ligados a estratégias pedagógicas integradoras, estimulando / promovendo a iniciação da investigação dos estudantes que terminam o 2º ciclo de estudos.

A colecção começa com os seguintes quatro Little Books de Antigos Alunos:

Chloé Darmon
MULHERES NO ESPAÇO PÚBLICO | ARQUIVO, FOTOGRAFIA E IMAGEM

Diana Aires Senra
HETEROTOPIAS VISUAIS | O REVELAR DO RIZOMA URBANO

Pedro Gonçalves de Barros
MEMÓRIA | TERRITÓRIO | DESENHO

Raquel Lagoa
FRAGMENTOS DE CIDADE | IMAGENS DE ARQUITETURA