Apresentação Saving Fire for Darker Days | The Cave Photography

 
 

Apresentação do livro Saving Fire for Darker Days
The Cave Photography Mês da Imagem do Porto 2020

Terá lugar no próximo sábado, dia 7 de novembro, a inauguração da exposição de fotografia e apresentação do livro Saving Fire for Darker Days, de Maria Oliveira na The Cave Photography. A fotógrafa, vencedora do prémio Novos Talentos FNAC 2019 na categoria de fotografia com o ensaio Saving Fire for Darker Days, irá apresentar o seu trabalho e a publicação dele resultante – editada pela scopio Editions – numa conversa com Álvaro Domingues, Pedro Leão Neto e Virgílio Ferreira. Este evento está inserido na programação do MIP - Mês da Imagem do Porto, e a entrada no evento é livre, porém está sujeita à lotação da sala, de maneira a cumprir com todas as medidas de segurança impostas pela DGS.

Todo o programa do Mês da Imagem do Porto está disponível AQUI.

Saving Fire for Darker Days estará exposto na The Cave Photography até ao dia 21 de Novembro 2020, e a publicação estará disponível para venda no local, pelo preço especial de lançamento de 25€.

Sobre o livro:

““Guardar o fogo para dias de pouca luz” de Maria Oliveira é um projeto fotográfico que, pela forma como explora os aspetos estéticos e expressivos da imagem, introduzem um “outro espaço” entre o que é a representação realista do objeto (o seu valor de índice) e a representação de subjetividade da autora.O projeto de Maria Oliveira aproxima-se deste modo de uma certa fotografia documental contemporânea, mas que ainda mantem uma ligação considerável às correntes modernistas de meados do século XX, interpelando-nos de forma significativa a vários níveis. Pela mestria e poesia com que trabalha a luz e a palete monocromática a autora revela o seu domínio técnico e como foi influenciada pelos modernos que trabalhavam os aspetos técnicos da linguagem fotográfica como expressão plástica: a fotografia como um signo capaz de dar resposta a diversos discursos e propósitos”.

Pedro Leão Neto


Para obter um preview do livro carregue AQUI

Autora - Fotografias | Maria Oliveira
Autores - Textos | Maria Oliveira, Álvaro Domingues, Pedro Leão Neto

SCOPIO EDITIONS
AUTHOR’S BOOK COLLECTION
Porto, 2019
70 páginas

ISBN 978-989-54318-6-1