DEBATES AAI: Arquitectura, Arte e Imagem 

 
cartaz_ana_miriam_161118_VW.jpg
 

DEBATES AAI: Arquitectura, Arte e Imagem 

 

2º Ciclo de Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem

Aula Aberta ”Clareira: uma perspetiva fenomenológica do espaço através da fotografia”com Ana Miriam 


23 de Novembro | 14:30 - 16:00 | Casa cor de Rosa, Sala CCR 0.1, FAUP

 

Irá realizar-se na sala da Casa Cor de Rosa da FAUP, na próxima sexta-feira dia 23 de Novembro, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo Debates AAI, integrado na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (C.F.M.) do 4º e 5º ano da FAUP. 

Esta sessão terá como convidado a Fotógrafa, investigadora e docente (Instituto Multimédia) Ana Miriam que irá apresentar o seu trabalho fotográfico Clareira, um conjunto de ensaios fotográficos que exploram uma perspetiva fenomenológica sobre o espaço da estação de metro da Trindade.

Simultaneamente formal e conceptual, o trabalho fotográfico de Ana Miriam cria uma poesia moderna própria, questionando de forma crítica e imaginativa o não-espaço (Marc-Augé) da estação de metro da Trindade no momento atual e as suas diversas apropriações.  Na série “Clareira” Ana Miriam concentra-se na existência da obra ao longo do tempo e nas dinâmicas quotidianas do espaço, assumindo uma perspetiva marcadamente subjetiva. Neste projeto, a fotografia apresenta-se como instrumento de investigação do real, que procura contribuir para uma reflexão multidisciplinar sobre a vivência do espaço construído.

Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

Enquadramento

A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 

O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.

Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.

No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplasVivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), os Laboratórios de Inovação em Media da Universidade do Porto (MIL-UP), e a scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Biografias

Ana Miriam Rebelo é fotógrafa e docente no Ensino Profissional. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Escola de Belas Artes de Bordéus e encontra-se atualmente a preparar a defesa do Mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro. Desde 2016 colabora com o Centro de Comunicação e Representação Espacial, grupo de investigação integrado no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, no âmbito dos projetos de investigação Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto e Visual Spaces of Change. A sua produção fotográfica e os seus interesses de investigação centram-se na perceção e representação do espaço arquitetónico, com particular atenção às dinâmicas sociais do espaço público e ao seu impacto no indivíduo.

 

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)

Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.