APROPRIAÇÃO - DESAPROPRIAÇÃO | VIDA & ABANDONO

 

APROPRIAÇÃO - DESAPROPRIAÇÃO | VIDA & ABANDONO

[Non-Periodical Publication]

Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território


Sobre este Livro:


Apropriação - Desapropriação | Vida & Abandono


publicação não-periódica


Autor: Segonne, Marie
Data de publicação: -
Local de publicação: Porto

Editor: Auto-edição


Número de páginas: 22
Dimensões: 14,4x20,3 cm

Ilustrado: Imagem, Texto
Tiragem: -
Instituição: FAUP/CCRE
Idioma: Inglês, Português
Palavras-Chave: Arquitectura, Fotografia
Notas: Livro artístico; Postais em dípticos; Fotolivro realizado na Unidade Curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP
Cota: A1.nPaP.1169


"Depois de estudar o trabalho de Thomas Struth e escolher "uses without users" como tema para o projecto de grupo, quis explorar o mesmo tema mas com uma outra identidade gráfica. Comecei por me interessar em como o edificado consegue expressar as marcas das pessoas. Na envolvente do jardim botânico identifiquei duas formas. Primeiro, existem muitas casas semelhantes, construídas no mesmo plano, mas diferentes graças ao habitante que, ano após ano, personaliza-a. Usos são expressados pela a apropriação do espaço. Entre essas casas semelhantes, alguma estão abandonadas mas lembram usos passados: é aquilo a que chamei de desapropriação do espaço. Por isso, decidi criar um espelho entre apropriação e desapropriação."



Sobre este arquivo:

A criação da colecção Cityzines pretende fortalecer e promover a divulgação e estudo de edições de autor e outras publicações ligadas à temática de arquitectura, cidade e território, onde a imagem e a fotografia estão presentes de forma significativa, existindo um especial interesse e enfoque sobre a riqueza multifacetada da cultura urbana, arquitectónica e visual que caracteriza os aglomerados urbanos e as suas vivências.
A colecção iniciou com um levantamento mais focalizado no contexto português, mas também  integra publicações de outros países com vista à internacionalização do projecto.
As publicações que vão constituir esta colecção do projecto Cityzines serão catalogadas a partir do seguinte tema geral:
 
Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território
 
Decidiu-se iniciar esta colecção pelo tema Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território, por razões que se prendem apenas com dois factores: primeiro o de existir, neste momento, um maior número de publicações alternativas associados a este tema, segundo, por estas terem sido há mais tempo objecto de estudo específico do trabalho desenvolvido pela linha de investigação Espaços de Cidade e Cultura do grupo CCRE.
 
Como veremos de seguida, adoptámos uma estrutura de sub-categorias de forma a organizar o campo das publicações, cobrindo diversas áreas e formatos. Ainda que algumas sub-categorias apresentem diferenças entre si, todos eles encaixam no tema geral e têm em comum a importância e foco na imagem/fotografia, assim como um carácter de investigação e/ou a postura inovadora.
 
Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território

Edições de Autor e outras Publicações periódicas (A1.PaP)

 
- em termos gerais, publicações periódicas que reflectem e investigam, através da imagem e/ou fotografia, e de forma critica, exploratória e inovadora as temáticas da arquitectura, cidade e território;
 
- Fanzines, little magazines de fotografia: publicações independentes e não-tradicionais onde a fotografia é particularmente usada como o principal instrumento visual e meio para perceber, compreender e analisar não só a arquitetura mas também o modo como as pessoas vivem e se apropriam de diversos lugares; 

- publicações periódicas de contracultura ou não-tradicionais dedicadas à fotografia social e documental ou contemporânea e outras publicações relacionadas.
 
Edições de Autor e outras Publicações não periódicas (A1.nPaP)
 
- em termos gerais, publicações que reflectem e investigam ,através da imagem e / ou fotografia, e de forma critica, exploratória e inovadora as temáticas da arquitectura, cidade e território;
 
- foto-livros e/ou livros de artista especificamente relacionados com o universo da arquitectura: publicações independentes e não-tradicionais onde a fotografia é particularmente usada como o principal instrumento visual e meio para perceber, compreender e analisar não só a arquitetura mas também o modo como as pessoas vivem e se apropriam de diversos lugares;
 
- foto-livros ou/e livros de artista mais relacionados com fotografia documental.
 
 
Pretendemos, com esta colecção, promover a consciencialização e a reflexão sobre a arte e a fotografia documental, relativamente à sua concepção como instrumento para questionar o universo da Arquitectura, da Cidade e do Território. Isto significa entender a Arquitectura como uma disciplina e uma prática extensivas, com interesse, por um lado, pelo espaço real e suas experiências, explorando novas formas espaciais e códigos arquitectónicos e, por outro, pelo modo como a arquitectura opera no âmbito de sistemas mais vastos: socio-culturais, técnicos e históricos.
 
A colecção física debruçar-se-á predominantemente sobre objectos impressos portugueses, mas também integra publicações de outros países e constituirá uma mostra/ exposição que irá viajar por vários locais, em Portugal e no estrangeiro. Este catálogo de Edições de Autor e outras Publicações apoiará a divulgação do universo destas publicações, funcionando também como uma referência para localizar publicações com carácter de investigação/estudo e/ou não-tradicionais relevantes e independentes relacionadas com a Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território.