CLÉRIO AUGUSTO BACK: NATURALMENTE URBANO

 

aboveground: architecture

Série Fotográfica “Naturalmente Urbano” do fotógrafo brasileiro Clério Back, Paranaense de 25 anos.

Nessa série composta de 8 imagens em cor, realizadas com a técnica de dupla exposição, o fotógrafo retrata imagens de uma cidade relacionando elementos claramente urbanos em contraponto a elementos naturais, ambos pertencentes ao cenário dessa cidade. Dessa forma as imagens circulam entre o figurativo e abstrato instigando a reflexão sobre como percebemos as cidades que vivemos na atualidade.

A proposta da série “Naturalmente Urbano”é definir um retrato de pontos urbanos em uma cidade comum, onde é possível perceber em uma imagem o contraste e ao mesmo tempo as similaridades entre o concreto (parte constitutiva dos prédios e elementos simbolos do desenvolvimento urbano) em contraponto ao natural (elementos que permanecem presentes no cotidiano das cidades, apesar de estarem diminuindo. A intenção é criar uma interação visual entre esses elementos por meio de uma representação visual, possibilitada pelo uso da técnica de dupla exposição.

No caso da série, “Naturalmente Urbano”, opta-se em fragmentar elementos característicos e presentes em um ambiente urbano. Por outro lado pode-se notar a representação de elementos que delimitam a natureza (o ambiente natural) dentro do contexto urbano. A idéia principal em cada imagem é unir esses fragmentos (urbanos e naturais) em um mesmo frame (captura) através da técnica de dupla exposição de maneira que a imagem final torne-se menos figurativa, tonando esses elementos nãp tão fáceis de serem percebidos como normalmente são vistos no dia-a-dia. Por outro lado é possível perceber que essa série possui relações com o conceito de volume, sendo que em grande parte das imagens há a representação de profundidade e perspectiva (como no caso dos prédios). O uso da dupla exposição torna as formas dos elementos registrados mais abstratas, mas ainda assim é possível perceber como o uso da composição e organização dos elementos na imagem (cores, formas, primeiro plano, fundo).

Por fim essa série busca favorecer uma reflexão sobre a realidade urbana atual, através do uso da contraposição de dois elementos opostos. Para que seja possível compreender e pensar a respeito do espaço urbano que vivemos e como interagimos com ele.


Technical notes
Técnica de Dupla  Exposição Fotográfica Cor
Tam. 30X40cm