ARREFECEU A COR DOS TEUS CABELOS

 

ARREFECEU A COR DOS TEUS CABELOS

POR LARA JACINTO

 

Lara Jacinto nasceu 1982 em Leiria. Vive e trabalha no Porto. Licenciada em Design Multimédia, completou também o Curso de Fotografia do Instituto Português de Fotografia no Porto. Actualmente, trabalha como fotógrafa freelancer, colabora com a agência NFactos, publicando no jornal Público, Expresso e revista Visão. Em paralelo, desenvolve trabalhos de autor, tendo participado em vários projectos e mostras individuais e colectivas. Vencedora do concurso Jovens Criadores em 2010, volta a ser premiada em 2011 ao vencer o concurso Novos Talentos FNAC. Nomeada na categoria Fotografia dos Prémios Novos 2013.

 

Sinopse

Arrefeceu a Cor dos Teus Cabelos reflecte a passagem do tempo na forma como vemos os outros e cada um se vê a si próprio. Duas pessoas procuram vestígios do que foram, ao mesmo tempo que tomam consciência de que tudo se altera à passagem do tempo; conseguem, no entanto, apaziguar o confronto dessas memórias com a realidade que agora encontram. Um olhar inicial parece evidenciar que tudo mudou, rejeitar a correspondência entre a passado e presente, servindo de ponto de partida a uma viagem à estranheza e distância, mas também à aceitação da mudança como uma constante da vida. 

 

Nota do editor

Este trabalho "arrefeceu a cor dos teus cabelos" encontrou título na Vénus Adormecida de Miguel Torga. O trabalho desta promissora fotógrafa emergente reflecte a volatilidade do mundo, numa mistura de entusiasmo e melancolia. Segundo a autora o entusiasmo pela beleza que existe pelo facto das coisas orgânicas não permanecerem iguais. Melancolia ao observar vulnerabilidade do Homem à passagem do tempo; a minha própria transformação e a transformação dos que me são próximos (a perda a cada dia que passa). Neste processo irreversível, com a constatação da impossibilidade de repetição surge um sentimento de desconforto e estranheza que me interessou explorar.