Visual Spaces of Change (VSC) in 21st Conference of the Utopian Studies Society Europe

 
 
 

Visual Spaces of Change (VSC) in 21st Conference of the Utopian Studies Society Europe

Nos dias 10 a 12 de dezembro, o projeto Visual Spaces of Change (VSC) teve espaço na “21st Conference of the Utopian Studies Society Europe: Utopian Possibilities: Knowledge, Happiness and Wellbeing”. Esta Conferência parte da convicção de que este é um ponto de viragem para os Estudos Utópicos: O seu formato online é um sinal dos tempos, bem como uma oportunidade para aumentar a consciência global e estimular o pensamento colectivo sobre problemáticas. A pandemia da COVID-19 dizimou milhões de vidas, causou a ruptura económica e social de sociedades já em crise, e teve um impacto global na subsistência e bem-estar das pessoas. Este é o momento para mostrar que o único futuro que vamos ter é aquele que somos capazes de imaginar.

No contexto da Conferência, o projeto Visual Spaces of Change (VSC) visa explorar como a fotografia é um meio que pode alinhar a prática artística e a investigação académica, ao mesmo tempo que se posiciona de forma crítica perante os universos em questão. A estratégia proposta para promover esta abordagem pretende explorar o potencial da imagem fotográfica como um instrumento crítico e inquisitivo utilizado para reforçar e expandir as capacidades de comunicação e interacção entre agentes envolvidos em processos criativos, culturais e artísticos.

Assim, as actividades propostas através das exposições do VSC estão orientadas para uma compreensão dos processos de inter-relações entre Arquitectura, Arte e Imagem, identificando os pontos de articulação das dimensões éticas e estéticas destes universos. O objectivo é alargar o debate em torno dos temas transversais do VSC

O debate na presente Conferência teve lugar a partir de diversos painéis em que participaram docentes, investigadores e estudantes de diferentes países e instituições, permeando por diversas disciplinas e problemáticas, tendo como fio condutor o tema central Utopia. Foi proposta uma mesa para o Visual Spaces of Change mediada pelo professor dr. Pedro Leão Neto, e representada por três projetos:


Visual Spaces of Change: Utopia (Closed Panel).

Chair: Pedro Leão Neto


Diana Senra
Visual Heterotopias: The Revealing of the Urban Rhizome

Pedro Gonçalves

Memory, Territory, Drawing: The Idea of Utopia around the Transformation of Landscape

Raquel Lagoa

The Sky Reflects the City So the Utopia is Born