Conferência | Aula 'Curadoria de Arquitectura e Estruturas Expositivas' com António Choupina

 
 

Apresentação - Conferência | Aula
'Curadoria de Arquitectura e Estruturas Expositivas' com António Choupina

9 de dezembro de 2020, 4.ª feira, 16h00 - 17h30, videoconferência

Curadoria de Arquitectura e Estruturas Expositivas' é o tema da conferência . aula que será apresentada pelo arquiteto António Choupina no contexto do ciclo de conferências, debates e aulas abertas 'Arquitectura, Arte e Imagem' e que contará com moderação do professor Pedro Leão Neto.

O arquiteto António Choupina irá apresentar alguns dos projetos de curadoria desenvolvidos ao longo da última década, explorando estruturas temporárias em espaços museológicos de Frank Gehry (Prémio Pritzker 1989), Álvaro Siza (Prémio Pritzker, 1992), Fumihiko Maki (Prémio Pritzker, 1993) e Sverre Fehn (Prémio Pritzker, 1997), entre outros.
Será dado particular enfoque à exposição 'Siza - Inédito e Desconhecido', desenvolvida para o Museu do Desenho de Arquitectura, em Berlim (2019), no contexto do centenário da Bauhaus, atualmente patente na Fundação Marques da Silva, no Porto, e com itinerância prevista para o Museu de Arte Tsinghua, em Pequim (2021).

O evento (presencial e online), é aberto a estudantes, docentes e investigadores da U.Porto, sendo a assistência presencial reservada aos estudantes inscritos nas unidades curriculares 'Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território' e 'CAAD I' e 'CAAD II'.
Para a assistência digital, será usada a plataforma Zoom [brevemente disponível].

Esta iniciativa integra o programa do ciclo de debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem, da responsabilidade do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem de Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e do Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projeto Visual Spaces of Change, AC n.º 02/SAICT/2017 (ref.ª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

António Choupina é arquiteto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, funda o atelier CH.A (CHoupina.Arquitectos) em 2010, ano em que colabora com a Escola Superior de Artes e Design. É responsável por intervenções no Palácio de Carlos V, em Granada, e no Pavilhão Sverre Fehn, durante a Visita Oficial da Presidência da República à Noruega. Acompanhou, recentemente, a construção do pavilhão de Álvaro Siza, na Feira Internacional de Mobiliário da China, com quem tem desenvolvido vários projectos culturais, em parceria com a Aedes Berlim, o Vitra Design Museum e a Rede Aga Khan. Enquanto curador, comissariou exposições no Museu de Serralves, no Museu Nadir Afonso, na Fundação Alfaro, na Fundação Tchoban ou na Fundação Marques da Silva, produzindo múltiplas publicações na fronteira da arquitetura, arte e filosofia. É editor da A As Architecture Network, júri de prémios internacionais e orador convidado de diversas instituições e eventos, tais como a Bauhaus100 e o International Architecture Design Forum.

Pedro Leão Neto é arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992), mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e com um pós-doutoramento através da do trabalho de investigação 'Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto' (FAUP, 2018) com orientação de Jorge Figueira e José Maças de Carvalho. É Professor Auxiliar na FAUP desde 2002 onde coordena o grupo de investigação AAI, as edições SCOPIO e a plataforma scopionetwork. É, desde 2010, diretor da Associação Cultural Cityscopio e, desde 2018, coordenador do Laboratório AAi2 Lab e Investigador Principal (PI) do projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) Visual Spaces of Change (VSC).

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.