Sessão de Apresentação de Lançamento da Terra Maia #1

 

Sessão de Apresentação de Lançamento da Terra Maia #1

18h30 Praça Interior da Biblioteca Municipal
Sexta-feira, 17 janeiro de 2020

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, na praça interior da Biblioteca Municipal da Maia a sessão oficial de Apresentação e Lançamento do primeiro número da Revista Terra Maia. O primeiro número da Terra Maia debruça-se sobre todas as questões importantes para o Ordenamento Territorial, com particular destaque para o planeamento, o ambiente, a mobilidade e transportes, a cultura e a participação cívica.
É uma publicação da Câmara Municipal da Maia enquadrada pelos seus Pelouros do Planeamento Territorial e da Cultura e destina-se não só a todos os especialistas na temática, mas também ao público em geral, assumindo um propósito científico-pedagógico. A escassez de instrumentos de divulgação e análise de questões relacionadas com o Ordenamento Territorial assinalam uma lacuna, sentida no todo nacional, e esta publicação surge para fazer um convite à reflexão coletiva, envolvendo a comunidade Maiata.

Sobre a Terra Maia #1: A publicação Terra Maia é um projeto editorial do Munícipio da Maia no qual a equipa da scopio Editions participa e que pretende constituir um espaço de informação abrangente ligado ao universo do ordenamento territorial. Há objetivos nesta revista Terramaia que cruzam áreas de interesse do projeto scopio, nomeadamente a vontade em oferecer uma visão rica e integral sobre o universo do planeamento e projeto do ambiente urbano, capaz de interessar diversos públicos e a sociedade civil. Na verdade, existe em terramaia uma preocupação significativa em informar de forma clara e pedagógica sobre as diversas áreas do saber que integram o exercício do ordenamento territorial e promover uma reflexão coletiva sobre essas mesmas áreas e temáticas: do urbanismo, da arquitectura, da participação pública, da cultura, da arte e de outras mais.

A scopio tem como missão alargada reforçar a ligação entre a Universidade e a sociedade civil, com particular ênfase na transferência de conhecimento interdisciplinar nos campos da arquitectura, arte e imagem, integrando este conhecimento em diversas formas de investigação e intervenção no espaço público que visam potenciar a construção de cidadania. Neste contexto, o nosso meio privilegiado de ação é o das publicações e editorial com enfoque nas temáticas da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), nomeadamente o da Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território. Por todas estas razões acreditamos que Terramaia vem preencher um espaço de grande importância para o Município e não só, nomeadamente como um fórum editorial capaz de promover uma reflexão importante sobre o território e oferecer um entendimento da arquitetura abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.

Convidamos assim todos os interessados a estarem presente na sua apresentação.
Este evento terá lugar na praça interior da Biblioteca Municipal da Maia na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro, pelas 18:30h. (link do evento AQUI)