Lançamento do Livro "Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Vieira"/ OASRN / Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

 
Banner Apresentação Scopio.jpg
 

Lançamento do Livro "Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Vieira"/ OASRN / Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

6 de Junho, 18h

Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos
(Rua Álvares Cabral, 144 – Porto)

 

Enquadrado na programação do Visual Spaces of Change no Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019, será lançado na sede da OASRN o livro Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira, contando com a presença de Jorge Figueira, José Maças de Carvalho, Cláudia Costa Santos e Pedro Leão Neto.
A abertura da sessão estará a cargo de Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e a apresentação do livro estará a cargo de Jorge Figueira, Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e José Maças de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, orientadores do trabalho de pós-doutoramento que deu origem ao livro de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. O autor irá explicar o enquadramento do livro Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira no projecto Visual Spaces of Change e Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019, abrindo a mesa para uma  conversa em torno do tema “Fotografia e Arquitectura”.

Em simultâneo inaugurará uma exposição complementar e homónima. 

Sobre o livro e o projecto MFDA-ARP

O livro Um outro olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira é o resultado do trabalho de Pós-Doutoramento de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com orientação de Jorge Figueira, Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e José Maçãs de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. O livro está organizado em 7 capítulos ou secções principais.

Com este livro pretende-se dar início à primeira publicação do projecto de investigação MFDA-ARP, que teve início em 2015, no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), unidade de I&D integrada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sob a coordenação científica do grupo de investigação CCRE1. MFDA-ARP situa-se na área de Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e tem como objectivo, entre outros, o de ajudar à internacionalização, divulgação e visibilidade dos espaços, formas, memórias e culturas da Arquitectura Portuguesa, tendo Portugal como território de estudo preferencial. No entanto, não se coloca de parte a possibilidade de incluir no estudo obras localizadas fora do país quando consideradas significativas – nomeadamente em territórios pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ou em antigos territórios portugueses como Macau e Goa – e em qualquer parte do mundo.

Concerne a este estudo a arquitectura situada num período temporal compreendido entre os inícios do século XX – momento em que surgem as primeiras obras que denotam influência do moderno ou modernismo – até ao presente. Interessam-nos edifícios e programas de Arquitectura Portuguesa considerados relevantes no universo da prática e disciplina da arquitectura, não apenas do Moderno, mas também do Pós-Moderno3 que naturalmente inclui a Arquitectura Contemporânea e as suas novas tendências. Interessa-nos uma pós-modernidade que é crítica e não amnésica, isto é, uma pós-modernidade que pode estar ligada ao moderno de diferentes maneiras e em maior ou menor grau.

 

VISUAL SPACES OF CHANGE NO CI.CLO BIENAL FOTOGRAFIA DO PORTO 2019

O Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019 é uma plataforma de criação, debate e reflexão; um Ci.CLO que celebra a prática artística e se renova a cada dois anos e o seu programa em 2019 contou com a colaboração do Visual Spaces of Change que implementou em diversos espaços públicos e de uso colectivo projectos de Fotografia Contemporânea, procurando gerar uma dinâmica de interacção com exposições em organizações culturais, associações profissionais, universidades e outros espaços alternativos de produção artística.Durante o período oficial do Ci.CLO 2019, os destaques são as exposições nas estações de metro de S. Bento e dos Aliados, a exposição na Ordem dos Arquitectos e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O material que se pretende levar ao público através dos projectos fotográficos contemporâneos expostos nestes espaços constituem 'narrativas visuais' que interferem intencionalmente no território, provocando encontros reais e virtuais entre paisagens contrastantes da AMP, oferecendo ângulos e perspectivas sobre o território de modo a dar um novo olhar ao seu património cultural, ambiental e arquitectónico.


O Ci.CLO 2019 decorre entre os dias 16 de maio e 2 de julho.

Mais info: https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/vsc/

 

Inauguração do Ci.Clo Bienal Fotografia do Porto

 

Inauguração do Ci.Clo Bienal Fotografia do Porto 2023

Inaugurou no passado dia 16 de maio a primeira edição do Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto. A cerimónia de inauguração foi presidida por Virgílio Ferreira e teve lugar nos Jardins do Palácio de Cristal. Esta apresentação seguiu-se de uma visita guiada às exposições inseridas no Ci.CLO que se encontram presentes nos Jardins do Palácio de Cristal.

O Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto, conta com um conjunto de exposições do VSC cuja curadoria ficou a cargo de Pedro Leão Neto e resultam da vontade de colaboração entre o projecto Visual Spaces of Change (VSC) e o Ci.CLO.

O Visual Spaces of Change (VSC), projeto de investigação transdisciplinar com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação, marcará presença no Ci.Clo 2019.

A colaboração entre o VSC e o Ci.Clo concretiza-se através da operacionalização de um projeto curatorial associado a um conjunto de atividades que cruzam os universos da fotografia e editorial em duas vertentes complementares: (i) Exibição de projectos de Fotografia Contemporânea (CPP) comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversos espaços públicos e de uso coletivo localizados na Área Metropolitana do Porto (AMP), e (ii) Mostra de publicações alternativas para a divulgação de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território.

O Ci.Clo 2019 decorre entre os dias 16 de maio e 2 de julho.

Mais info:https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/vsc/

 

Exposições Visual Spaces of Change / Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

 

Exposições Visual Spaces of Change /
Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

Já se encontram em exibição nas estações de Metro do Porto da Avenida dos Aliados e de São Bento um conjunto de projectos de Fotografia Contemporânea com particular enfoque nas temáticas da Arquitectura, Cidade e Território, comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia.

Esta exposição, que conta com a curadoria de Pedro Leão Neto, resulta da vontade de colaboração entre o projecto Visual Spaces of Change (VSC) e o Ci.Clo Bienal Fotografia do Porto 2019, tendo em vista o estímulo do pensamento crítico sobre as temáticas da Arquitectura, Cidade e Território através da realização de exposições de Fotografia Contemporânea em espaços públicos e de uso coletivo localizados na Área Metropolitana do Porto.

O Visual Spaces of Change (VSC), projeto de investigação transdisciplinar com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação, marcará presença no Ci.Clo 2019.

A colaboração entre o VSC e o Ci.Clo concretiza-se através da operacionalização de um projeto curatorial associado a um conjunto de atividades que cruzam os universos da fotografia e editorial em duas vertentes complementares: (i) Exibição de projectos de Fotografia Contemporânea (CPP) comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversos espaços públicos e de uso coletivo localizados na Área Metropolitana do Porto (AMP), e (ii) Mostra de publicações alternativas para a divulgação de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território.

O Ci.Clo 2019 decorre entre os dias 16 de maio e 2 de julho.

Mais info:https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/vsc/

 

Allen (Casa das Artes) por Cláudio Reis

 
 
 

ALLEN

Allen poderia ser sobre uma casa, mas cedo se tornou claro não ser essa a razão para lá voltar, uma e outra vez. Por vezes a obra de arquitetura precisa de muito pouco para o ser, tal como a fotografia.

A casa é uma ausência no jardim, respeitando a casa que lhe precede.A casa é muro cego de pedra, cenário para o desenho de sombras. As horas passam e a natureza em redor encontra lentamente eco na superfície construída, murmúrios efémeros à procura de abrigo. O que estará do lado de lá, por detrás do muro, não encontrará aqui resposta. A casa é o jardim. Aqui decidimos permanecer, esperando entre as árvores e a pedra, cada fotografia uma declaração de tempo.

CLÁUDIO REIS
+351 933 988 443
www.umclaudio.com

 

Lançamento da Contrast | Dia da ESMAD 2019

 
 

Lançamento da Contrast | Dia da ESMAD 2019

Celebrou-se no passado dia 27 de maio o aniversário da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD). O evento teve lugar no Auditório Luís Soares e presidido pela presidente da Escola, Olívia Marques da Silva e pelo vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), José Barros Oliveira.

Após a Sessão de Abertura, seguiu-se a apresentação da Contrast, uma publicação que nasce a partir da parceria entre a ESMAD e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). A revista Contrast foi apresentada por Pedro Leão Neto, regente das disciplinas de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo (C.F.M.) e CAAD 1º ciclo na FAUP e Luís Ribeiro, docente de várias disciplinas de Fotografia na ESMAD.

Após a apresentação da Contrast, seguiu-se o anúncio do lançamento do livro 700x7, o qual ilustra 7 ensaios fotográficos que refletem a visão distinta de 7 fotógrafos sobre o Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde. Esta publicação foi apresentada por Adriana Baptista, docente na ESMAD e Marta Miranda, chefe de Divisão de Cultura, Turismo e Comunicação da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Este ciclo de apresentações encerrou com um debate sobre fotografia e arquitectura conduzido por Ângela Ferreira, docente na ESMAD, que contou com as participações e intervenções de Álvaro Domingues, geógrafo e docente na FAUP, José Maças de Carvalho, docente no Departamento de Arquitetura (DARQ) e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Sérgio Rolando, docente na ESMAD, Miguel Proença, fotógrafo baseado em Londres e Mestre em Fotografia Documental pela University of South Wales e Marta Ferreira, fotógrafa e Mestre em Comunicação Audiovisual na especialização de Fotografia Documental pela ESMAE / ESMAD.

SOBRE A CONTRAST
A publicação CONTRAST é o resultado de uma parceria estabelecida entre a FAUP /CEAU / CCRE e a ESMAD / uniMAD e vem dar continuidade e uma nova dimensão à secção com o mesmo nome, que tinha vindo a ser publicada na revista internacional de fotografia scopio MagazineCONTRAST vem enriquecer e fazer evoluir o trabalho editorial dessa secção da revista, assumindo-se agora como um espaço independente, integrando diversos editores ligados ao ensino da fotografia. Um dos seus principais intuitos é o de reunir um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica, sobre projectos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação, representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia e integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares como, por exemplo Arquitectura, Design e Multimedia e Estudos Artísticos, entre outras.
Esta nova publicação, com ISSN próprio, oferece assim um conjunto alargado de textos escritos por professores e investigadores, sobre as suas estratégias pedagógicas e sobre  uma seleção de projetos fotográficos desenvolvidos por estudantes, que é da responsabilidade de cada instituição ou unidade curricular. Perante a inexistência de uma publicação com estas caraterísticas, acreditamos que este projecto editorial vem preencher uma importante lacuna no universo do ensino da fotografia em Portugal. 
CONSTRAST
 pretende assim contribuir para o desenvolvimento e divulgação da  fotografia enquanto área do conhecimento. Acreditamos que esta publicação irá possibilitar uma melhor perceção sobre os diferentes sistemas e objetivos educacionais em torno da fotografia, no contexto do ensino superior em Portugal, bem como dos seus resultados. Por todas estas razões, acreditamos que a CONTRAST ajudará a criar sinergias entre diversss escolas de fotografia e a trazer maior visibilidade a estas instituições, bem como aos projetos dos seus alunos finalistas, divulgando-os a nível nacional e internacional

 

Lançamento de "Contrast" | Dia da ESMAD 27 de maio

 
 

Lançamento “Contrast” | Dia da ESMAD

dia 27 de maio | Auditório Luís Soares

No dia 27 de maio celebra-se o aniversário da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD). O evento tem início marcado para as 14.30h no Auditório Luís Soares e será presidido pela presidente da Escola, Olívia Marques da Silva.

A partir das 14.30h decorre a Sessão de Abertura, seguido do lançamento do livro 700x7 do Mosteiro de Santa Clara e da apresentação da Publicação Contrast, uma parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

SOBRE CONTRAST
A publicação CONTRAST é o resultado de uma parceria estabelecida entre a FAUP /CEAU / CCRE e a ESMAD / uniMAD e vem dar continuidade e uma nova dimensão à secção com o mesmo nome, que tinha vindo a ser publicada na revista internacional de fotografia scopio MagazineCONTRAST vem enriquecer e fazer evoluir o trabalho editorial dessa secção da revista, assumindo-se agora como um espaço independente, integrando diversos editores ligados ao ensino da fotografia. Um dos seus principais intuitos é o de reunir um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica, sobre projectos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação, representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia e integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares como, por exemplo Arquitectura, Design e Multimedia e Estudos Artísticos, entre outras.
Esta nova publicação, com ISSN próprio, oferece assim um conjunto alargado de textos escritos por professores e investigadores, sobre as suas estratégias pedagógicas e sobre  uma seleção de projetos fotográficos desenvolvidos por estudantes, que é da responsabilidade de cada instituição ou unidade curricular. Perante a inexistência de uma publicação com estas caraterísticas, acreditamos que este projecto editorial vem preencher uma importante lacuna no universo do ensino da fotografia em Portugal. 
CONSTRAST
 pretende assim contribuir para o desenvolvimento e divulgação da  fotografia enquanto área do conhecimento. Acreditamos que esta publicação irá possibilitar uma melhor perceção sobre os diferentes sistemas e objetivos educacionais em torno da fotografia, no contexto do ensino superior em Portugal, bem como dos seus resultados. Por todas estas razões, acreditamos que a CONTRAST ajudará a criar sinergias entre diversss escolas de fotografia e a trazer maior visibilidade a estas instituições, bem como aos projetos dos seus alunos finalistas, divulgando-os a nível nacional e internacional

 

On The Surface: Photography on Architecture | 31st may on MAAT

 
BANNER NEWS SCOPIO corrigido.png
 

ON THE SURFACE: PHOTOGRAPHY ON ARCHITECTURE

5TH INTERNATIONAL CONFERENCE
VISUAL SPACES OF CHANGE: UNVEILING THE PUBLICNESS
OF URBAN SPACE

31ST MAY 2019 AT MAAT


The 5th International Conference ON THE SURFACE Photography on Architecture, happens next week on the 31st May 2019 at MAAT (Museum of Art, Architecture and Technology) .

The program of the conference consists of three round tables in which photography is explored as a significant instrument of research to build innovative and critical visions on architecture as a broad field of knowledge operating within larger systems, with cultural, artistic, technical and historical dimensions. The main focus of the 5th edition on the public condition of urban space, is to question how different dimensions of the public sphere can be significantly understood or refracted through different lenses and perspectives. At the heart of this debate is the contemporary discussion that the city's image is itself modified within the actual process of change according to specific sensory and cognitive conditions, influencing the readability of public space and the imagination of the public sphere. At this conference these and other interrelations will be debated and explored to infer how they can establish new spatial connections in expanded territories of cosmopolitan interaction. Within this broader discussion, each roundtable will address the following issues, among other issues posed by invited authors.

OPENING SESSION
Pedro Gadanho - MAAT
José Miguel Rodrigues - FAUP
Olívia da Silva - ESMAD
Pedro Leão Neto -FAUP

OPENING KEYNOTE SPEAKER
Marco Iuliano

PANEL #1
Invited guest speaker - Beate Guttschow
Moderator - Pedro Leão Neto

PANEL #2

Invited guest speaker - Bas Princen
Moderator - Iñaki Berguera

PANEL #3

Invited guest speaker - Gloria Moure
Moderator - Pedro Gadanho

CLOSING KEYNOTE SPEAKER

Paolo Rosselli

More info:
MAAT
On The Surface

 

Apresentação do projecto VSC / Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

 
DSCF6153.jpg

Apresentação do projecto VSC /
Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

Na próxima quinta-feira, dia 23 de maio, terá lugar às 18h na Biblioteca Municipal Almeida Garrett a apresentação do projecto de investigação VISUAL SPACES OF CHANGE. Esta apresentação irá ainda integrar uma visita guiada à mostra de publicações alternativas de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território e à exposição dos trabalhos de Fotografia Contemporânea VSC.

Esta exposição, que conta com a curadoria de Pedro Leão Neto, resulta da vontade de colaboração entre o projecto Visual Spaces of Change (VSC) e o Ci.Clo Bienal Fotografia do Porto 2019.

O Visual Spaces of Change (VSC), projeto de investigação transdisciplinar com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação, marcará presença no Ci.Clo 2019.

A colaboração entre o VSC e o Ci.Clo concretiza-se através da operacionalização de um projeto curatorial associado a um conjunto de atividades que cruzam os universos da fotografia e editorial em duas vertentes complementares: (i) Exibição de projectos de Fotografia Contemporânea (CPP) comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversos espaços públicos e de uso coletivo localizados na Área Metropolitana do Porto (AMP), e (ii) Mostra de publicações alternativas para a divulgação de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território.

O Ci.Clo 2019 decorre entre os dias 16 de maio e 2 de julho.

Mais info:https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/vsc/

 

Sessão de apresentação do projecto VSC / Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

 

Sessão de apresentação do projecto VSC /
Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, teve lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett a apresentação do projecto de investigação VISUAL SPACES OF CHANGE. Esta apresentação seguiu-se de uma visita guiada à mostra de publicações alternativas de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território e à exposição dos trabalhos de Fotografia Contemporânea VSC, após a qual teve lugar uma breve conversa com alguns dos artistas envolvidos.

Esta exposição, que conta com a curadoria de Pedro Leão Neto, resulta da vontade de colaboração entre o projecto Visual Spaces of Change (VSC) e o Ci.Clo Bienal Fotografia do Porto 2019.

O Visual Spaces of Change (VSC), projeto de investigação transdisciplinar com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação, marcará presença no Ci.Clo 2019.

A colaboração entre o VSC e o Ci.Clo concretiza-se através da operacionalização de um projeto curatorial associado a um conjunto de atividades que cruzam os universos da fotografia e editorial em duas vertentes complementares: (i) Exibição de projectos de Fotografia Contemporânea (CPP) comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversos espaços públicos e de uso coletivo localizados na Área Metropolitana do Porto (AMP), e (ii) Mostra de publicações alternativas para a divulgação de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território.

O Ci.Clo 2019 decorre entre os dias 16 de maio e 2 de julho.

Mais info:https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/vsc/

 

Sophia Journal Publications at Universidad de Zaragoza

 

Sophia Journal Publications at Universidade de Zaragoza

The three publications of Sophia Journal Crossing Borders, Shifting Boundaries “The Aura of the Image“, “Photography and Architecture”, “Image, Body and Territory“ are currently available at Universidade de Zaragoza.

For more info check:
sophiajournal.net/publications
roble.unizar.es/record=b2013488~S3*spi

 

Ci.Clo Bienal de Fotografia do Porto nos Media

 
 

Ci.Clo Bienal de Fotografia do Porto nos Media

É já amanhã a inauguração da 1ª Bienal de Fotografia do Porto, no Palácio de Cristal. às 18:00.

“Adaptação e Transição” é o tema cujo principal desafio passar por pensar “os sintomas da crise ecológica e re-imaginar outras estratégias de regeneração social e ambiental, através da prática artística”.

A Time Out do Porto na edição de maio referiu o festival e o projeto de Visual Spaces of Change: “Sem esquecer as estações de metro dos Aliados e de São Bento, que acolhem um dos projetos-satélite do evento, o Visual Spaces of Change“, projeto de vídeo-projecção no espaço público realizado pela Faculdade de Arquitetura.”

O Observador também referiu o festival e o projeto Visual Spaces of Change “Outro dos pontos é o Visual Space of Change, um projeto fotográfico que reúne artistas visuais, arquitetos e curadores “num exercício de reflexão sobre as preocupações relacionadas à transformação do território, do espaço público e do meio ambiente”. Trata-se de uma exibição de projetos de fotografia contemporânea através da projeção de vídeo e fotografia nas Estações de Metro de São Bento e Aliados.“ - in Observador.

 

PROGRAMA DE AULAS ABERTAS À CIDADE – REITORIA DA U. PORTO Aula Aberta "Cidade e Cinema: Uma relação projetada" com Humberto Kzure

 
banner_humberto_kzure.jpg

PROGRAMA DE AULAS ABERTAS À CIDADE – REITORIA DA U. PORTO

AULA ABERTA | DEBATES ARQUITETURA, ARTE, IMAGEM (AAI) “CIDADE E CINEMA: UMA RELAÇÃO PROJETADA“ COM HUMBERTO KZURE-CERQUERA


21 Junho | 18h00 – Edifício da Reitoria, Casa Comum – U. Porto
Aula aberta "Cidade e Cinema: Uma Relação Projetada" com Humberto Kzure-Cerquera


Irá realizar-se na Casa Comum da Reitoria da U. Porto, dia 21 de Junho, pelas 18h00, inserido no seu programa cultural de aulas abertas à comunidade, mais uma sessão do ciclo Debates AAI intitulado “Cidade e Cinema: Uma Relação Projetada”, integrado na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP, contando com a presença de Humberto Kzure, arquiteto e urbanista.. 
A aula aberta conta também com a presença de Pedro Leão Neto, coordenador do projeto Visual Spaces of Change.


”A relação entre a cidade e o cinema, a partir de uma dimensão sociocultural, possibilita inúmeras reflexões e diferentes percepções sobre os elementos da forma e dos modos de vida urbana. Tanto arquitetos quanto realizadores cinematográficos, através dos fundamentos da fotografia ou das imagens fílmicas, por exemplo, desenvolvem um olhar particular, uma seleção e um filtro capaz de modificar a visão comum dos lugares e das coisas, ao mesmo tempo em que possibilita ou induz outros olhares e outras ponderações sobre o urbano. Neste sentido, identificar e analisar os focos das representações cinematográficas do espaço urbano, que os próprios filmes revelam, ajudam a construir e reforçar culturalmente a natureza dinâmica e contraditória da cidade contemporânea - seu caráter complexo e heterogêneo, repleto de valor simbólico, identidade e memória. As imagens fílmicas constituem, portanto, suporte e documento que permitem discutir as representações visuais do urbano e correlacioná- las com a percepção individual e/ou coletiva. Apesar de o cinema estar próximo da experiência do espaço e do tempo “real”, é representação inspirada e enviesada por ideologias e sentimentos do público e dos seus realizadores. Afinal, para os indivíduos do meio urbano, com acesso mais frequente aos filmes, eque possuem a cidade “real” como elemento comparativo, a cidade de cada filme se interliga com outrosespaços vividos, simulados ou percebidos por cada um, inclusive por arquitetos e urbanistas. A discussão sobre cidade e cinema tem-se mostrado, assim, um campo fértil para a construção de uma matriz teórica e conceitual acerca de inúmeros fenômenos urbanos que se manifestam na sociedade vigente. Sobre isso, muitos investigadores têm dedicado esforços para extrair das películas significados que surgem antes da própria materialização de imagens. Como matéria da estética e da ética, a representação cinematográfica é, como afirma Jacques Aumont (2004), uma “semiologia da realidade” na qual está inscrita a cidade. Diante desse contexto, o indivíduo que experimenta a vida urbana desenvolve ao longo da sua existência uma percepção particular, às vezes intuitiva, às vezes reflexiva, mas sempre subjetiva sobre o território que o circunscreve no tempo e no espaço. Essa condição humana, acompanhada de múltiplos significados e de variadas interpretações, pressupõe que toda e qualquer manifestação da cultura implica na existência de “lugares reconhecíveis” impregnados em sua materialidade por representações. Uma pintura, uma fotografia ou um filme são, entre tantos, veículos que aguçam o imaginário humano. São, por assim dizer, instrumentos capazes de codificar ou subverter meandros contidos na experiência visual do sujeito.” - Humberto Kzure-Cerquera

A Entrada é gratuita.


Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 


Biografias
Humberto Kzure-Cerquera é Arquiteto e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, Doutor em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ e BAUHAUS Universität Weimar e Professor dessas áreas do conhecimento no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Atualmente, desenvolve um pós-doutoramento em três universidades europeias: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – CEAU | Faculdade de Arquitectura – Universidade do Porto – FAUP | Portugal, com o Prof. Álvaro Domingues, no Centre de Recherches em Histoire Internationationale et Atlantique - CRHIA, Université de La Rochelle, com o Prof. Laurent Vidale Interdisciplinary Centre for Urban Culture and Public Space, Faculty of Architecture and Spatial Planning – Technische Universität Wien, com a Profa.Sabine Knierbein.
Além de trabalhos acadêmicos, é detentor de prêmios e distinções, tais como: Morar Carioca; Prêmio CAIXA de Habitação Social; Ruas da Cidade - Belo Horizonte; Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá/MT - 2000; Projeto de Estruturação Urbana para a XVIII Região Administrativa do Rio de Janeiro; Favela-Bairro; Urbanização da Área Central de Goiânia; Prêmio Contribuição para a Arquitetura Brasileira para a Sede da Procuradoria Regional da República - IAB/RS; Corredor Ecológico, Turístico e Cultural Barão de Mauá - IAB/RJ; Revitalização do Centro Histórico de Sumaré/SP; Projeto Urbanístico para a região do Largo da Batata - IAB/SP; Circo Voador – IAB/RJ.
Foi consultor dos EIA/RIMA (Ordenamento Territorial para Comunidades Tradicionais) em áreas próximas às hidrelétricas do Rio Kwanza – Angola e em Belo Monte no Médio Rio Xingu – Pará | Brasil.
Expôs na Bienal de Veneza em 2002, na Mostra Internacional Rio Arquitetura e, por três vezes, na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, além de ter recebido Menção Honrosa na Bienal de Lima – Peru, em 2004.
Além dessas atividades, possui formação profissional em Cinema, Fotografia, Teatro e Cenografia. Com a cineasta portuguesa Teresa Prata está produzindo o documentário “A Cidade de Portas”, sobre a cidade como fronteira do pensamento do Prof- Arquiteto e Urbanista Nuno Portas.


Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

 

PALESTRA "SCOPIO NETWORK: FOTOGRAFIA, ARQUITECTURA E URBANISMO" no Instituto Português de Fotografia do Porto

 
Captura de ecrã 2019-04-26, às 14.31.44.png

PALESTRA "SCOPIO NETWORK: FOTOGRAFIA, ARQUITECTURA E URBANISMO": Instituto Português de Fotografia do Porto

No passado dia 24 de Abril (4ªf), teve início pelas 18h, no Instituto Português de Fotografia do Porto uma palestra de Pedro Leão Neto. Fundador da SCOPIO Network, coordenador da revista scopio e do grupo de investigação CCRE na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – onde também é docente de fotografia e CAAD – partilhou algumas ideias em torno da criação da SCOPIO Network e do projeto Visual Spaces of Changes, discorreu sobre a imagem fotográfica enquanto instrumento de mediação e indagação da arquitectura e do espaço público, abordando também a dimensão discursiva que o média fotográfico desenvolve quando é integrado no formato de livro.

Mais informação

 

Visual Spaces of Change na Bienal de Fotografia do Porto Ciclo’19

 
 

Visual Spaces of Change na Bienal de Fotografia do Porto Ciclo’19

Visual Spaces of Change (VSC), projeto de investigação transdisciplinar com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação, marcará presença na Bienal de Fotografia do Porto Ciclo’19, de 16 de maio a 2 de julho.

Esta colaboração concretiza-se através da operacionalização de um projeto curatorial associado a um conjunto de atividades que cruzam os universos da fotografia e editorial em duas vertentes complementares: (i) Exibição de projectos de Fotografia Contemporânea (CPP) comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversos espaços públicos e de uso coletivo localizados na Área Metropolitana do Porto (AMP), e (ii) Mostra de publicações alternativas para a divulgação de autores e obras com particular enfoque na Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território.

Este programa será implementado em diversos espaços públicos e de uso coletivo, procurando gerar uma dinâmica de interacção com exposições em organizações culturais, associações profissionais, universidades e outros espaços alternativos de produção artística. Durante o período oficial da bienal em 2019, destacam-se as exibições nas Estações de Metro de S. Bento e Aliados, e a exposição na Ordem dos Arquitectos e Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O material que se pretende trazer a público através dos projectos de fotografia contemporânea exibidos nestes espaços constituem ‘narrativas visuais’ que interferem intencionalmente com o território, provocando encontros reais e virtuais entre paisagens contrastantes da AMP, oferecendo ângulos e perspectivas sobre este território que suscitam um novo olhar sobre o seu património cultural, ambiental e arquitectónico.

As actividades propostas no âmbito desta parceria são orientadas para uma compreensão dos processos de inter-relação entre a Arquitectura, a Arte e a Imagem, identificando os pontos de articulação das dimensões éticas e estéticas destes universos. Os projectos fotográficos que se propõe instalar em diversos espaços públicos e colectivos para a realização de exposições temporárias constituem os objectos autorais através dos quais se pretende ampliar o universo do debate em torno do cruzamento de temas transversais às temáticas do projeto VSC e do Ciclo’19. Este projecto visa assim explorar de que forma a fotografia constitui um media que consegue alinhar a prática artística e a investigação académica, ao mesmo tempo que se posiciona de forma crítica perante estes universos. A estratégia proposta para promover esta aproximação pretende explorar o potencial da imagem fotográfica enquanto instrumento crítico e inquisitivo utilizado para reforçar e expandir capacidades de comunicação e interação entre agentes envolvidos em processos criativos, culturais e artísticos.

Links: 

https://www.scopionetwork.com/vsc-ciclo
https://ciclo-bienal.org/bienal-19/exposicoes/estação-de-metro-dos-aliados-e-são-bento-visual-spaces-of-change/

 

Fendas Intemporais por Jiôn Kiim & Artur Leão

 
 

FENDAS INTEMPORAIS

POR JIÔN KIIM & ARTUR LEÃO

EN / PT

Este espaço de ruína emanava uma sensação muito forte, tinha algo de sagrada que nos levou a explorar com especial interesse os seus elementos construídos abandonados que conjugados com a luz e as marcas do tempo definiam um genius loci particular.
Todos os vãos do edifício são elementos com muita força e servem como significativo foco para o olhar do espectador, despertando nele ainda mais o mistério por detrás do local onde aqueles adensamentos de luz nos levam. Esses vãos - buracos ou aberturas - são na verdade “buracos negros” através dos quais nos podemos projetar para uma espaço muito maior do que a dimensão que o pequeno orifício representa na imagem, ficamos quase que comprimidos e sugados pela sua imensidão. Os buracos claros e escuros transmitem uma energia muito poderosa, que nos faz parar no tempo para os observar e refletir.

O espaço já perdeu a sua função original e a sua arquitetura em ruína comunica um desleixo de algo que já deixou de ser e, por isso, é agora um espaço esquecido em busca de uma nova identidade e programa que lhes confira uma história e os transforme de forma significativa. E é esta busca por uma nova função e o potencial destes espaços em ruína que os torna elementos muito importantes para o universo da arquitectura e da cidade. Refiro-me especificamente a autores como: Sola-Morales que explica e defende um novo olhar sobre a cidade consolidada a partir destes espaços abandonados e em ruínas - Terrain Vague - que não “encaixam” numa determinada ideia de urbanidade ou arquitetura. Este novo olhar significa, acima de tudo, perceber que se pode intervir nestes espaços marginais da cidade existente através de programas, que nem sempre exigem construir novas formas de arquiteturas, que oferecem a estes espaços um novo significado e a preservação e registo da sua memória. Exemplos disso são apropriações e programas ligados a diversas manifestações artísticas que transformam e dão uma nova vida a estes espaços.

Bio - Jiôn Kiim
Nasceu em Busan na Coreia do Sul. Frequentou o BFA em Design Industrial, especialização em Espaço e Produto na Hongik Univ. em Seul. Trabalhou como investigadora para o desenvolvimento de produto no laboratório da LG Electronics na Coreia. Depois de deixar a empresa, começou a sua própria pesquisa artística. A um semestre de estudos na ABK Stuttgart como aluna convidada, seguiram-se cinco anos na HfBK Dresden, tendo concluído o Diploma, especialização em Conceitos Expandidos de Arte. Em 2015, foi bolseira do DAAD Erasmus para a prática artística contemporânea no curso de mestrado da FBAUP. Recentemente colaborou com a Cityscopio Cultural Association no campo da fotografia como instrumento crítico, poético e de pesquisa para arquitetura, cidade e território. Expôs em várias exposições coletivas em espaços como o Salon Sophie Charlotte em Berlim, Motorenhalle em Dresden, Centro de Memória em Vila do Conde, GNRation em Braga, Espacio ZAWP em Bilbao, Maus Hábitos no Porto e Artspace O em Seul. A sua tese foi apresentada no Oktogon em Dresden. Durante 2018 desenvolveu uma pesquisa fotográfica em torno de ruínas e espaços industriais abandonados que resultou nos projetos 'Terrain Vague: Post forist Society' e 'Fendas intemporais'. Atualmente vive e trabalha no Porto.

Bio - Artur Leão
Frequentou a Escola Artística de Soares dos Reis no Curso de Comunicação Audiovisual - Especialização em Fotografia. Licenciado em Artes Visuais e Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). O seu trabalho Teedoff está publicado na plataforma digital da scopio Editions (2017). Integrou as exposições coletivas “6 - Exposição de Artes Visuais” (2017) na Torre B do Edifício de Belmonte; “Do Not Touch Fresh Paint!” (2018) no Espaço MIRA; e “Playlist #25” (2018), projecto curatorial de Nuno Ramalho no Café Candelabro. O seu projecto “Fendas Intemporais” (2018) foi selecionado para expôr na espaço da livraria da Associação dos estudantes na FAUP durante o ano de 2018. Co-fundador do projeto musical Benthik Zone.
Vive e trabalha na área metropolitana do Porto.

 

To Name A Mountain by Alfonso Almendros

 
 

TO NAME A MOUNTAIN

BY ALFONSO ALMENDROS

In the spring of 1863, the landscape-painter Albert Bierstadt, started his second tour across the Rocky Mountains with his friend the American writer Fitz Hugh Ludlow.

The story says that during their expedition, the painter was astonished by the view of an enormous mountain. Immediately he made a sketch where a dark grey storm crosses an imaginary horizon of gigantic peaks blown out of proportion. Bierstadt entitled his painting “A storm in the Rocky Mountains, Mount Rosalie” in honor of his traveling companion’s wife. The work was interpreted as a representation of his emotional anguish and the mountain, unnamed until that date, was named Mount Rosalie in honor of the woman that Bierstadt secretly loved.

Most critics thought Mount Rosalie was impossibly high. The painting and Bierstadt’s work seem to talk about desire, but always through the excess and the violation of a reality that only seemed suggestive for the artist when it was conducted by his imagination. His idea of beauty oscillated between the sublime exaltation of his emotions and the calculated effectiveness of the forms. Both contradictory notions though, is it not an audacity and a frustration at the same time to try to reach a summit? Nevertheless, the purpose of naming a mountain is an act charged of poetry. It tells us about the desire of possession and permanence. It reminds us, through creation, of the memory of those we have loved.

Bio
Alfonso Almendros is a Spanish photographer and lecturer living in Madrid. He graduated in 2010 with a Bachelor in History of Art from the University of Valencia, an Associate Degree in Artistic Photography from E.A.S.D Valencia and a MA Photography in Efti Madrid.

His work has been exhibited internationally, including exhibitions in Encontros da Imagem in Braga, Sala Kursala from the University of Cádiz, the Cultural Center of Spain in Mexico, the King Juan Carlos I Center of New York, Article Gallery in Birmingham or Guernsey Photography Festival and granted in several international competitions like the V Galician Prize of Contemporary Photography, the Roberto Villagraz Grant 2016, the Photographic Museum of Humanity 2014 grant or the Grand Prix Fotofestiwal 2011.

Since 2015, he is a visiting professor at the Instituto Nicaragüense de Enseñanza Audiovisual and the National Cinematheque of Nicaragua, Node Center of Curatorial Studies in Berlin and the IED Madrid.

alfonsoalmendros.com
instagram

 

Aula Aberta "Para uma Arquitetura Fotográfica" com Cláudio Reis - PROGRAMA DE AULAS ABERTAS À CIDADE – REITORIA DA U. PORTO

 
Captura de ecrã 2019-04-15, às 11.24.57.png

PROGRAMA DE AULAS ABERTAS À CIDADE – REITORIA DA U. PORTO

AULA ABERTA | DEBATES ARQUITETURA, ARTE, IMAGEM (AAI) “PARA UMA ARQUITETURA FOTOGRÁFICA“ COM CLÁUDIO REIS

Realizou-se no passado dia 12 de abril na Casa Comum da Reitoria da U. Porto mais uma sessão do ciclo Debates AAI, intitulada “Para uma arquitetura fotográfica”, integrada na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP. Esta sessão insere-se no programa cultural de aulas abertas à comunidade da Reitoria da U. Porto e contou com a presença de Cláudio Reis, fotógrafo, e de Pedro Leão Neto, coordenador do projecto Visual Spaces of Change.


Considerando a presente autonomia da imagem digital face a questões de representação, a fotografia tende a ser apreendida com relativa naturalidade enquanto construção. Tratando-se do universo de arquitectura e do espaço público, esta ambiguidade é acentuada no próprio processo de trabalho, desde sempre articulado entre a construção de cariz documental e a proposição especulativa. A ilusão de apreensão espacial mediante o tempo próprio da superfície fotográfica será o ponto de partida para uma reflexão em torno da representação de espaços e formas concretas e imaginárias, questionando a validade contemporânea da imagem de arquitectura enquanto documento, o seu poder de sugestão e pertinência para a criação de ficções.
Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 


Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, agora com o apoio da Reitoria, são de grande interesse para o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões são de entrada gratuita.


Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

 

PALESTRA "SCOPIO EDITIONS: ARQUITECTURA, ARTE e IMAGEM | FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTÍSTICA"

 

PALESTRA "SCOPIO EDITIONS: ARQUITECTURA, ARTE e IMAGEM | FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTÍSTICA"

Pedro Leão Neto dia 4 de Abril às 14h, na Escola Artística de Soares dos Reis - Porto


Realizou-se no passado dia 4 de abril (quinta-feira) pelas 14:30, na Escola Artística de Soares dos Reis, Porto uma palestra sobre Fotografia, Arquitectura e Editorial dirigida aos alunos e professores de turmas de arte da Escola, bem como ao grupo de alunos e professores de três escolas parceiras no projeto Erasmus+ “A grasp of graphics and visuals ”.

O convite para a palestra foi da responsabilidade da docente da Escola a Professoa Luísa Fragoso, sendo o projeto International EASR coordenado pela Technikum Fototechniczne | Warszawa | Polónia (http://fotospokojna.com/). As restantes escolas parceiras são a Walter-Gropius-Berufskolleg | Bochum | Alemanhã (http://www.wg-bo.de/about.html) e a HTBLVA  Graz | Ortweinschule | Graz | Áustria (www.ortweinschule.at). As actividades do projeto centram-se na tecnologia fotografia, vídeo e design de comunicação. Mais informações podem ser encontradas no site do projeto https://www.essr.net/grasp/index.php/about/.

A palestra teve como mote de debate e discussão a apresentação “SCOPIO EDITIONS: ARQUITECTURA, ARTE e IMAGEM | FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTÍSTICA”. Foi assim possível promover uma reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. A sessão contou com a leitura crítica por pedro leão neto dos trabalhos realizados pelos alunos da Soares dos Reis com os Erasmus aquando da sua visita.

Através da realização destas palestras em Escolas de Arte e outras instituições pré-universtárias pretende-se contribuir para a criação de um espaço de divulgação, exploração, debate e reflexão de ideias em torno de dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas palestras, próximas dos debates AAI, são também de grande interesse para a divulgação do projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

 

IPF: SCOPIO NETWORK: FOTOGRAFIA, ARQUITECTURA E URBANISMO

 

SCOPIO NETWORK: FOTOGRAFIA, ARQUITECTURA E URBANISMO
Pedro Leão Neto Dia 24 de Abril (4ªf) às 18h, no Instituto Português de Fotografia do Porto.

Dia 24 de Abril (4ªf), às 18h, Pedro Leão Neto, fundador da SCOPIO Network, coordenador da revista Scopio e do grupo de investigação CCRE na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde é docente de fotografia e CAAD, irá partilhar ideias em torno da criação da SCOPIO Network e do projeto Visual Spaces of Changes, os seus objectivos e práticas, discorrendo sobre a imagem fotográfica enquanto instrumento de mediação e indagação da arquitectura e do espaço público.

Mais informação

 

Aula Aberta André Castanho + Apresentação Sophia Journal com Álvaro Domingues

 
aulaAndreCastanho-Print.jpg

AULA ABERTA “CULTURA DA DESINTEGRAÇÃO"
ANDRÉ CASTANHO +  ÁLVARO DOMINGUES – APRESENTAÇÃO DE SOPHIA JOURNAL: PHOTOGRAPHY AND ARCHITECTURE

Realizou-se no passado dia 5 de abril pelas 14:30, na sala CCR 0.1 da Casa Cor de Rosa da FAUP, mais uma sessão do ciclo Debates AAI, integrada na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP. Esta sessão contou com a presença de André Castanho (Arquiteto e Fotógrafo) e Álvaro Domingues (Geógrafo, Autor e Investigador – FAUP).

A aula aberta teve como primeiro momento a apresentação de “Cultura da Desintegração”, um projecto desenvolvido por André Castanho, realizado entre os anos de 2011 e 2013 no âmbito da tese final de mestrado na Escola da Arquitetura da Universidade do Minho, o qual propõe uma metodologia de representação e interpretação de uma amostra do Litoral Norte de Viana do Castelo, ancorando-se na realização fotográfica sistematizada. Depois, teve lugar um momento de debate em volta da temática da Arquitectura na Fotografia iniciado por Álvaro Domingues seguida por uma breve apresentação do 2º número da revista Sophia Journal: Photography and Architecture.

Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 


Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita

Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva inquisitiva, curatorial e comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U.Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.