A importância do Desenho e Fotografia como instrumentos de Documentação e Comunicação privilegiados no processo de Participação Pública” com José Carlos Mota e Gil Moreira

 
 

Apresentação - Conferência | Aula
A importância do Desenho e Fotografia como instrumentos de Documentação e Comunicação privilegiados no processo de Participação Pública” com José Carlos Mota e Gil Moreira

24 de Março | 16h30 - 18h00 |  (Quarta-feira) - Auditório da Biblioteca, FAUP - Videoconferência Zoom

Irá realizar-se no Auditório da Biblioteca da FAUP no dia 24 de Março pelas 16:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, uma Aula Aberta com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado José Carlos Mota, professor e investigador e do arquitecto e investigador Gil Moreira, alumnus FAUP que irão apresentar "A importância do Desenho e Fotografia como instrumentos de Documentação e Comunicação privilegiados no processo de Participação Pública" uma reflexão alargada sobre o papel que assiste as diversos suportes e métodos de representação, nomeadamente o desenho, a cartografia e a fotografia, para registar as opiniões dos cidadãos sobre a transformação do território onde vivem e trabalham, bem como as suas memórias coletivas e identitárias. Neste contexto, irá também ser objeto de reflexão a importância do universo editorial quer em suporte analógico quer digital em rede para garantir a acessibilidade, partilha e diálogo.

O evento (online), é aberto a estudantes, docentes e investigadores da U.Porto, sendo a assistência presencial reservada aos estudantes inscritos nas unidades curriculares 'Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território' e 'CAAD I' e 'CAAD II'.
Para a assistência digital, será usada a plataforma Zoom [brevemente disponível].

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitetura que são de grande interesse para o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Enquadramento

Este Ciclo AAI de conferências, aulas e debates em volta do universo da Arquitetura, Arte e Imagem tem o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, sendo a responsabilidade da sua organização o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) através do seu grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.
Hi there,

> scheduled Zoom meeting.

Topic: Conferência | Aula - A importância do Desenho e Fotografia como instrumentos de Documentação e Comunicação privilegiados no processo de Participação Pública” com José Carlos Mota e Gil Moreira

Time: Mar 24, 2021 04:30 PM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82037131384


José Carlos Mota
Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. É membro da Direção do DCSPT e diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano. Desenvolveu investigação doutoral sobre ‘Planeamento do Território: Metodologia, Atores e Participação’. Foi um dos coordenadores do projeto europeu Erasmus + COMMUNITY PARTICIPATION IN PLANNING que teve como parceiros o Politécnico de Milão, a Universidade de Belfast e a Community Places. Fez parte da equipa que coordenou e dinamizou o movimento cívico AMIGOSDAVENIDA (2008-2013), o projeto VIVOBAIRRO (2016) e o evento colaborativo AVEIRO SOUP (2017). Desempenhou o papel de coordenador da Plataforma Tecnológica da Bicicleta da Universidade de Aveiro entre 2014-2018 onde dinamizou iniciativas de promoção do uso da bicicleta pelas comunidades académicas (UBIKE 2016-2018, POSEUR) e pelos cidadãos e organizações (COMPROMISSO PELA BICICLETA 2016). Atualmente, é o coordenador técnico na Universidade de Aveiro do projeto UBIKE (2017-2019) financiado pelo POSEUR e do projeto STARTER CYCLING CITIES financiado pela FCT (2018-2021). Está envolvido no lançamento do projeto LABORATÓRIOS CIVICOS URBANOS.

Gil Moreira
Arquiteto, licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1996). Faz parte da equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas - L3P - da Universidade de Aveiro onde desenvolve investigação com base na participação cidadã em processos de elaboração de instrumentos de gestão territorial (PDM da Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia), no âmbito da qual elaborou os objetos visuais mapas de memórias. Desde 2002, participa na organização de movimentos cívicos, com o propósito de intervir na qualificação da participação de cidadãos na gestão da sua cidade. Desenvolve ainda trabalho em cinema no âmbito do desenho conceptual e “storyboarding.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.